terça-feira, 29 de outubro de 2013

Derrota histórica do grupo Sarney completa sete anos




JACKSON VITORIA
Em 2006, com apoio de José Reinaldo, Flávio Dino e outras lideranças políticas, Jackson Lago vencia Roseana no segundo turno das eleições para o governo do Estado


Na  noite de 29 de outubro de 2006, quando foram divulgados  os números finais das eleições para o governo do Estado,  o grupo político comandado pelo senador José Sarney(PMDB-AP) sofria uma derrota histórica e perdia pela primeira vez  uma disputa pelo comando do Palácio dos Leões.  O pededista  Jackson Lago, ex-prefeito de São Luís  sagrou-se vencedor na acirrada disputa do segundo turno contra a senadora Roseana Sarney(PFL).
 
Flávio Dino, eleito deputado federal pelo PC do B naquele ano, José Reinaldo então governador do Estado, que havia rompido com o grupo Sarney em 2004, e os ex-petistas  Domingos Dutra e Bira do Pindaré  são alguns dos nomes que decidiram somar forças para eleger Jackson Lago.
 
Roseana Sarney então filiada ao PFL, legenda que esteve ao lado de FHC quando ele governou o pais por dois mandatos e que na época exercia forte oposição ao governo Lula, ainda tentou evitar a derrota articulando por intermédio do pai, o senador José Sarney, a presença de Lula no Estado,
Porém, o então Presidente da República, ciente de que não apenas petistas, mas também o PSB e o PC do Bs legendas que historicamente caminharam com ele em eleições passadas estavam junto com Jackson Lagos agiu de forma diplomática e aproveitando-se de uma visita a Teresina, capital do Piaui, estado governado na ocasião pelo petista Wellington Dias deu uma passada rápida em Timon.
 
Lula atravessou a ponte que separa o Piaui do Maranhão e em  aparição relâmpago no palanque de Roseana que fazia comício naquele município pediu votos para a senadora. Era a reta final da campanha e mesmo exibindo exaustivamente no horário eleitoral,  a imagem de Lula erguendo seu braço de forma tímida no palanque em Timon, Roseana Sarney não conseguiu evitar  a derrota. Lula foi reeleito com intensa votação no estado, Roseana perdeu para Jackson Lago.
 
Faltando um ano para as eleições de 2014 as lideranças políticas que  estiveram  no palanque de Jackson Lago em 2006 se articulam  em torno do nome de Flávio Dino. O PDT, partido de Jackson Lago, é um dos partidos que deve apoiar o  pré-candidato do PC do B ao governo do Estado. Flavio Dino  lidera as pesquisas de intenção de votos e pode inclusive contar com o apoio do PT de Lula e Dilma nas eleições do próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário