quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Como Combater o Mau Hálito

 
mauh


O mau hálito é um problema que afeta boa parte da população mundial. Só no Brasil cerca de 40% das pessoas tem halitose em algum grau. A maioria delas não percebe o odor ruim, já que o olfato termina se acostumando com os estímulos mais frequentes.
A halitose pode ter várias causas, mas na maioria dos casos medidas simples podem resolver a situação. Veja abaixo dicas de como combater o mau hálito.
Dificuldade: Fácil
Instruções
  1. 1
    Capriche na higiene bucal. Escovação deficiente está entre as principais causas do mau hálito. Escove os dentes pelo menos três vezes por dia, usando o fio dental. Se sentir necessidade pode fazer a escovação mais vezes ao longo do dia.
    Escolha uma escova pequena com cerdas macias e lembre-se de limpar também a língua. Uma escovação correta deve durar pelo menos dez minutos. Ao optar pelo uso de um enxaguante bucal, escolha um produto sem álcool.
  2. 2
    Se alimente com frequência. O jejum prolongado pode causar mau hálito. Coma algo saudável ou beba água de duas em duas horas. Pessoas de regime também podem sentir uma variação no hálito. Nesse caso, é preciso aumentar a ingestão de líquidos. Comer algo ao acordar é fundamental para acabar com o odor matinal.
    Quando estiver sem tempo, conte com a ajuda de um chiclete sem açúcar, um copo de água ou um spray bucal. Tomar muita água ao longo do dia, evita a diminuição da saliva e deixa a boca mais fresca.
  3. 3
    Consulte um médico. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, problemas estomacais raramente são responsáveis pelo mau hálito. Já algumas complicações respiratórias ou infecções podem causar certo desconforto. Quando a causa é algum problema de saúde, o jeito é ter paciência, não descuidar da higiene bucal e seguir o tratamento indicado pelo médico.
  4. 4
    Procure um dentista. Quando o odor não melhora com uma higienização correta, pode se tratar de um problema gengival ou algo que exija atenção especializada. Um profissional poderá indicar o tratamento necessário e até executar uma limpeza mais profunda, retirando o tártaro, por exemplo. O ideal é consultar um dentista a cada seis meses.
  5. 5
    Mude alguns hábitos. Cigarros, bebidas alcoólicas e certos alimentos podem comprometer o hálito. Evite comer carne vermelha, frituras e alho em excesso.
    Maçãs, morangos, cenouras, pepinos, iogurtes naturais e chás de gengibre ou hortelã são alimentos que deixam o hálito fresco. Experimente consumi-los algumas horas antes de sair, quando quiser causar boa impressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário