sexta-feira, 28 de março de 2014

Partido criado para apoiar a ditadura foi presidido por Sarney

Sarney Militares 2 Partido criado para apoiar a ditadura  foi presidido por Sarney

costa e silva Partido criado para apoiar a ditadura  foi presidido por Sarney
Desde a primeira hora, Sarney esteve ao lado do regime militar nesta foto ele aparece junto com Costa e Silva, Geisel e Castelo Branco, três generais que presidiram o país durante a ditadura

Em 1979, quando o país ainda discutia a questão da reforma partidária, e vivia o processo de abertura lenta e gradual, prometida pelos militares, a Arena( Aliança Renovadora Nacional), legenda criada com  o único objetivo de garantir sustentação política ao regime militar. Na ocasião, quem estava a frente da Arena e defendia  o fortalecimento da base de apoio político à ditadura.

Em matéria publicada pelo jornal o Globo, no mês de setembro de 1979, Sarney afirmou o desejo de construir uma Arena forte, tornando-se um grande partido de sustentação do governo. “Nós desejamos que Arena se consolide cada vez mais suas posições em torno do seu programa de ação e do governo”, comentou Sarney, considerado um nome de confiança dos militares no Senado.

Consolidando-se como aliado dos militares, Sarney se fortalecia no cenário nacional e mantinha com isto o comando da política no Maranhão. Mesmo após deixar o governo do Estado, ele seguiu indicando tanto os governadores que o sucederam, quanto o prefeito de São Luís.

Durante o regime militar, os governadores e prefeitos das capitais não eram escolhidos nas urnas e sim através de indicações  e assim tanto a prefeitura de São Luís, quanto o governo do Estado tinham nomes que recebiam o cargo sob apadrinhamento de José Sarney, o homem forte dos militares no Maranhão.

MATÉRIA DO JORNAL O GLOBO DE 1979 ONDE SARNEY, PRESIDENTE DA ARENA PARTIDO DE APOIO AO REGIME MILITAR FALA NA CONDIÇÃO DE ALIADO DA DITADURA NO CONGRESSO NACIONAL

GLOBO DITADURA Partido criado para apoiar a ditadura  foi presidido por Sarney
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário