segunda-feira, 28 de abril de 2014

CODÓ - Perigo: carro de loja é estacionado em cima de calçada impedindo pedestre trafegarem

IMG_20140428_081108
 
A imagem mostra o veiculo estacionado em cima da calçada atrapalhando a passagem de pedestres. O fato se repete todos os dias no município, deixando as pessoas perceptíveis a acidentes ao descerem das calçadas para trafegarem nas vias da cidade.
 
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, estacionar veículos em calçadas tem o mesmo peso de parar em cima da faixa de pedestres e a falta é considerada grave. O motorista está sujeito à multa no valor de R$ 127,59, além de perder 5 pontos na carteira. O carro também poderá ser removido do local de estacionamento irregular.
É comum em Codó
 
Isso virou um problema comum em Codó, por onde você anda nos deparamos com esse problema, os proprietários das  lojas estacionando seus veículos em cima da calçada ou colocando cones na porta impedindo o direto do cidadão de estacionar.
Armazém Paraíba
 
Entramos em contato com o gerente da loja o sr Eliel e ele nos informou que foi autorizado ele estacionar o caminhão baú em cima da calçada pelo Cesar  do Detran, tentamos entrar com contato com o sr Cesar e não conseguimos.
 
Segundo seu Eliel o que o levou a autorizar estacionar o caminhão na calçada é que o proprietário das Casas Sampaio não deixa estacionar enfrente a sua loja sendo que o estacionamento é publico e não é particular da Casas Sampaio
 
IMG_20140428_081025
É proibido estacionar dia e noite
 
O Código de Trânsito Brasileiro estabelece no Cap. V, que trata dos pedestres e condutores de veículos não motorizados, que:
 
Art. 68 – “É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas nas vias urbanas…”

E no art. 181, inc. VIII, “Estacionar o veículo no passeio ou sobre a faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclo-faixa, bem como nas ilhas, refúgios ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardins públicos” é infração.

Fica o direito de resposta das pessoas citadas na matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário