sábado, 30 de agosto de 2014

“Gastão, o candidato de lugar nenhum” – Análise de Lígia Teixeira

Quem acompanha a propaganda eleitoral na TV e no rádio já deve ter notado a ausência de uma identidade maranhense na campanha do deputado federal Gastão Vieira, candidato a Senador do grupo Sarney.  
O Programa dele  faz pouquíssimas menções ao Estado, tendo um apelo visual genérico e um discurso de Gastão mais associado ao Brasil do que ao Maranhão.
gastaosite1
Há várias razões para o formato genérico e sem identidade do programa de Gastão Vieira. Com o alto índice de rejeição do candidato à governador de seu grupo, ele não toca no nome de Edinho Lobão, ao contrário, há esforço claro para evitar qualquer tipo de associação com Lobão Filho.
O mesmo ocorre em relação à governadora Roseana Sarney, que jamais deu as caras no Programa de Gastão para pedir votos a ele.
Afastado do Maranhão desde o início do anos 2000, quando foi secretário de educação, pesa ainda contra Gastão a ausência  de uma carreira política  respeitável que possa ser explorada na TV, mesmo o principal mote do parlamentar, a educação, tem que ser mostrado com cautela, já que o Maranhão ostenta os piores indicadores educacionais do país e ele foi por muitos anos o principal estrategista das políticas educacionais do governo Roseana, sendo o criador do famigerado tele-ensino.
O que resta então, é o discurso morno e genérico, agravado pela completa ausência de carisma de Gastão. O tom de voz quase sussurrante,  palavras ditas sem conexão com a realidade local e atores com sorrisos amarelos segurando a placa com o número do candidato, completam o cenário de artificialidade do programa eleitoral muito ruim de Gastão Vieira.
Um desavisado que ver o programa sentirá dificuldades de identificar por qual Estado ele, afinal de contas, está se candidatando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário