sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Morre Chaves um dos maiores comediantes da televisão mundial

Roberto Gómez Bolaños morreu nesta sexta-feira (28) aos 85 anos, em sua casa no México. Ele morava com a mulher, Florinda Meza, 65, que interpreta Dona Florinda no seriado. Ele passava por problemas de saúde e, desde o início deste mês, respirava por aparelhos.

Conhecido como Chespirito, Bolaños encarnou um dos personagens mais marcantes da história da TV mexicana e brasileira, o menino Chaves. O ator, escritor, comediante, dramaturgo, compositor e diretor também encarnou o super-herói Chapolin Colorado, "defensor dos frascos e comprimidos", e o médico Doutor Chapatin.

Ironicamente, Roberto Bolaños morreu enquanto era exibido um episódio de "Chaves" no SBT. A emissora interrompeu a programação para avisar no plantão de notícias que o ator havia morrido.

Rachel Sheherazade entrou no ar, informando a morte. Em seguida, o SBT voltou a exibir o episódio, dentro de sua programação normal.

O artista nasceu na Cidade do México, em 21 de fevereiro de 1929, e, antes de ingressar na carreira humorística se formou em engenharia elétrica na Universidade Nacional Autônoma do México, porém nunca exerceu a profissão. Na década de 50, começou a escrever roteiros para rádio, TV e cinema, e, nos 60, passou também a atuar.

No ano de 1968, foi chamado para liderar um programa de meia hora na televisão, e assim criou "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada". Com ele, contracenavam Ramón Valdés, Rubén Aguirre e María Antonieta de las Nieves, que, no futuro, seriam consagrados como os personagens Seu Madruga, Professor Girafales e Chiquinha.

Com o aumento da duração do programa, em 1970, surgiu Chapolin Colorado e, no ano seguinte, foi criado o maior sucesso da carreira do artista: Chaves. Quando o programa de Chespirito chegou ao fim, em 1973, as esquetes passaram a ser exibidas independentemente na programação mexicana. 

Desde 1984, Chaves é exibido no Brasil pelo canal SBT. Atualmente, os canais Cartoon Network e TBS também exibem o humorístico. Frases e expressões ditas pelos personagens criados por Bolaños ficaram marcadas na memória de várias gerações. "Não contavam com minha astúcia", "Ninguém tem paciência comigo", "Foi sem querer querendo", "Eu prefiro evitar a fadiga", "Não se misture com essa gentalha" e muitas outras foram incorporadas ao vocabulário de jovens e adultos.

Bolaños era casado com Florinda Meza, a intérprete de Dona Florinda, desde 2004. Antes disso, entre 1958 e 1977, foi casado com Graciela Fernández Pierre, com quem teve seis filhos.

No Twitter, a última postagem do artista foi uma homenagem ao Brasil. Em resposta a uma fã, que declarou seu amor pelo humorista, Bolaños escreveu: "Todo meu amor, para Brasil."


Nenhum comentário:

Postar um comentário