Home > Janeiro 2014

Janeiro 2014

Secretário Ricardinho Archer participa da inauguração de rodovia no interior do Estado

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014 0


Ricardinho Archer (PMDB)

O secretário de Estado de Assuntos Políticos, Ricardo Archer, acompanhou na manhã da ultima terça-feira, (28) a comitiva da governadora Roseana Sarney durante a inauguração da obra de melhoramento e pavimentação de 41 km da rodovia MA-012, que beneficiará moradores dos municípios de Esperantinópolis, São Roberto e São Raimundo do Doca Bezerra.

Após o ato, realizado no município de Esperatinópolis, o secretário avaliou a importância da obra. De acordo com ele, a nova estrada levará desenvolvimento e Infraestrutura às três comunidades.

Estamos bastante satisfeitos, essa obra beneficiará os moradores destes municípios, facilitando a locomoção. Por exemplo, a população do Doca Bezerra não terá mais dificuldades em se deslocar para outras cidades, como havia antes, o sentimento de isolamento caiu por terra diante desse maravilhoso projeto, que está sendo muito bem recebido pelos munícipes dessas regiões”, enfatizou.
Archer também elogiou a participação do Governo durante a solenidade, que contou com a presença de prefeitos, senadores, deputados e secretários de Estado.

O Governo está totalmente unido em prol dos maranhenses, a participação de secretários de Estado e deputados estaduais e federais, demonstra a importância da presença do Governo no interior maranhense. Nosso anseio é dar maior comodidade a todos, sem esquecer nenhum lugar. Até o fim de 2014, todas as sedes dos municípios serão interligadas”, complementou Archer, fazendo coro ao discurso do secretário de Estado de Infraestrutura Luís Fernando, ao afirmar durante o evento, que cumprida esta meta, o Maranhão se tornará o primeiro estado do Nordeste a ter todas as cidades ligadas por asfalto.

Fonte: ASSCOM

Criança joga cinzas em sofá e casa é incendiada no bairro do São Francisco

0


 
Uma criança ateou fogo à própria casa no bairro do São Francisco, na tarde desta sexta-feira (31), localizada na rua 02, em São Luís.
Segundo os moradores, a mãe da criança estava no quintal da casa assando peixe em um fogareiro e esqueceu de apagar o fogo. Foi então que a criança, de idade não revelada, resolveu brincar com as cinzas dentro da residência. 
O fogo, que começou no sofá onde a criança colocou as cinzas, se alastrou por todos os cômodos. Os vizinhos conseguiram resgatar alguns objetos do local antes da chegada dos bombeiros.
Depois de quase uma hora, o incêndio foi controlado. Nem a criança e nem os familiares saíram feridos.
(Maranhão de Verdade).

Padaria e duas óticas que funcionam na mesma rua foram assaltadas; Ninguém até agora foi preso

0

Foto: Arquivo
A insegurança que toma conta da cidade de Bacabal tem dado sérios prejuízos para o comércio. São inúmeros registros de furtos, roubos e assaltos a supermercados, mercearias, lojas, óticas, postos de combustível, padarias e etc.

No começo da noite do ultimo dia (29), por volta das 19h, a funcionária de um estabelecimento comercial, localizado na rua 28 de Julho, no centro, evitou que seu local de trabalho fosse assaltado por dois homens armados que invadiram a Padaria Predileto.
 
Em pânico, a moça deu gritos pedindo socorro. A dupla com medo da reação dos populares fugiu utilizando uma motocicleta Yamaha Factor.

Na quinta-feira (30) a pouquíssimos metros da padaria que havia sido alvo dos meliantes, outro comércio não conseguiu evitar que um sujeito obrigasse a funcionária a entregar vários óculos e relógios que estavam expostos na ótica Fernanda, também na rua 28 de Julho.

De “cara limpa” e apenas com um capacete na mão, o assaltante fugiu sem deixar pistas do seu paradeiro. Já o prejuízo da empresa está sendo avaliado em aproximadamente R$ 2.000,00 (dois mil reais).

Uma outra ótica que funciona nas imediações teria sido assaltada na semana passada, mas, talvez não acreditando na chance de rever os bens, seus proprietários nem chegaram a registrar um Boletim de Ocorrência.

Em nota Advogado esclarece o caso de Lucilene suspeita de raptar criança

0

BEBE-ROUBADO-300x234
Foto de Lucilene

INICIALMENTE QUEREMOS ESCLARECER PARA TODA SOCIEDADE CODOENSE E REGIÃO QUE AS INFORMAÇÕES SOBRE O SUPOSTO RAPTO ( CRIME QUE NÃO EXISTE MAIS NO CÓDIGO PENAL) ESTÃO DISTORCIDAS.

PRIMEIRO PORQUE O FILHO DE LUCILENE É HOMEM E NÃO MENINA E ADEMAIS NÃO HOUVE SEQUESTRO POR PARTE DE MINHA CLIENTE PQ COMO TIPO PENAL DIZ “Privar alguém de sua liberdade, mediante seqüestro ou cárcere privado”.

A palavra sequestro pode ter vários significados, quando se refere a uma pessoa, trata-se do ato de privar ilicitamente uma pessoa de sua liberdade, mantendo-a em local do qual ela não possa livremente sair. Quando se refere a um BEM, trata-se do ato de apreender ou depositar um ou mais bens, sobre os quais pese litígio, como forma de garantir que sejam entregues, no final de um processo, a quem lhes seja destinado por direito.

NO CASO DE LUCILENE NÃO HOUVE QUALQUER CONDUTA ACIMA DESCRITA PRATICADA POR ELA, SENDO IMPORTANTE FRISAR QUE ELA TAMBÉM NÃO PEDIU RESGATE, ENTÃO COMO PODEMOS ACUSA-LA DE SEQUESTRO OU ALGO PARECIDO?
LUCILENE TEVE A CRIANÇA EM SUAS MÃOS COM O CONSENTIMENTO DA MÃE DA MESMA E JAMAIS AO CONTRÁRIO.ACONTECE QUE A FAMÍLIA DE VALMIRA NÃO CONCORDAVA, PORÉM ELA MESMO CONSENTIA E CONCORDOU EM ENTREGAR A CRIANÇA POQUE SEGUNDO TESTEMUNHAS E VIZINHOS EM MATÕES ELA NÃO TINHA A MENOR CONDIÇÃO DE CRIAR A MESMA, SENDO QUE TUDO ISSO NÃO PASSOU DE UM MAL ENTENDIDO. APENAS UM ATO DE BONDADE POR PARTE DE MINHA CLIENTE.

IMPORTANTE FRISAR QUE FOI A PRÓPRIA LUCILENE QUE ENTREGOU A CRIANÇA PARA SUA SOGRA LEVAR ATÉ AO CONSELHO TUTELAR E NADA DIFERENTE DISSO, MAIS IMPORTANTE AINDA É QUE MINHA CLIENTE NÃO ESTÁ SENDO PROCURADA, NÃO TEM NENHUM MANDADO DE PRISÃO EXPEDIDO( ATÉ PORQUE A CRIANÇA JÁ FOI DEVOLVIDA ) E COMPARECEU ESPONTANEAMENTE PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS AO DELEGADO DA REGIONAL DE TIMON ONDE ESTÁ SENDO APURADO O CASO.

QUANTO AO SEU FILHO ELA NÃO FEZ NADA DE MAL PARA ELE E SIM SOFREU UMA PERDA, POIS SEU FILHO ESTÁ DESAPARECIDO E SEGUNDO AS INVESTIGAÇÕES LUCILENE PODE TER SIDO VÍTIMA DE ALGUM GOLPE( JÁ QUE LUCILENE ENCONTRAVA-SE EM DEPRESSÃO PÓS PARTO), AINDA NÃO SE SABE AO CERTO O QUE    A POLÍCIA INVESTIGA É JUSTAMENTE ISSO E NÃO APONTA DE FORMA ALGUMA LUCILENE COMO CULPADA DE NADA, ATÉ PORQUE NADA ESTÁ OU FOI PROVADO CONTRA ELA. ELA É VÍTIMA E NÃO ACUSADA.

O MOTIVO DESTA NOTA DE ESCLARECIMENTO É QUE SE MUDE A IDEIA SOBRE LUCILENE PRESERVANDO A IMAGEM DELA PERANTE A CIDADE DE CODÓ E COMO JÁ DISSE A ACIMA NADA FOI PROVADO CONTRA ELA SENDO ELA UMA PESSOA DE BEM, SENDO VÍTIMA NISSO TUDO, ONDE AS INVESTIGAÇÕES CERTAMENTE IRÃO MOSTRAR ISSO.

ATT.
DR. ERNIVALDO O. AZEVEDO
E

DR. KARLLOS ANASTÁCIO SOARES
TIMON, 30 DE JANEIRO DE 2014

As coisas não estão muito bem na politica para os figueiredo: Camilo figueiredo pode dá adeus a reeleição entenda porque?

0

Paulo-Marinho
Paulo Marinho

Em conversa com alguns amigos da cidade de Caxias fiquei sabendo de uma boa e quentinha. Daquelas que aparece no mundo da política. Aquelas que só acreditamos mesmo porque em política tudo é possível. Acontece que a coisa para o deputado estadual Camilo Figueiredo parece que não está muito boa para esta campanha não.

Camilo entrou no PR pra ver se continuava com uma vaga garantida na Assembléia Legislativa do Estado e parece que o homem acabou dando um tiro no pé. Camilo preferiu entrar pra base aliada do governo de Roseana e a mulher não confia um pingo em Camilo Figueiredo, pelo menos essas informações chegaram até a este blog.

QUAL SERIA A JOGADA DE PAULO MARINHO?

Com a entrada de Camilo Figueiredo no PR a chance de continuar na Assembléia era quase certa, mas Camilo não esperava ter o ex-deputado federal Paulo Marinho como um grande nome para concorrer junto com ele a uma das vagas do PR na ALM. Paulo Marinho já bateu o martelo e disse que é candidato a deputado estadual nas eleições deste ano.

Caso isso seja verdade, Marinho pode sair praticamente eleito somente com os votos de Caxias. Além de Paulo Marinho, Camilo concorreria com outros grandes nomes do PR no estado, dificultando assim a sua volta para a Assembléia.

Fontes do blog em Caxias disseram-me que Paulo Marinho já está fazendo sua pré-campanha por onde anda. E com essa jogada de sair candidato a deputado estadual, o filho dele, o atual Secretário de Juventude do Estado, Paulo Marinho Júnior, permaneceria na pasta e entraria na próxima campanha como candidato a prefeito na cidade de Caxias.

Vamos aguardar para ver o que rola. Afinal, daqui prá frente vão aparecer coisas que até Deus duvida.

POLÍCIA MILITAR DE CODÓ APREENDE MENOR ENVOLVIDO NA MORTE DE ASSESSOR DA DESEMBARGADORA NELMA SARNEY EM SÃO LUIS

0

A Polícia Militar de Codó apreendeu na manhã desta sexta-feira (31), um menor de 16 anos de idade que está envolvido na morte do empresário Daniel Prado Smith, que também era assessor da desembargadora Nelma Sarney.

2014-01-31 13.44.46
Imagem do menor

Assassinado no dia 04 de setembro do ano passado, Smith teve seu carro roubado por homens quando saia de um ambiente festivo em São Luis. Os homens levaram o empresário até a cidade de São José de Ribamar amarrado dentro do carro, depois retornaram para São Luís e assassinaram o mesmo com requintes de crueldade.

MENOR APREENDIDO EM CODÓ.


JP24519.14
Empresário que foi assassinado

O menor apreendido em Codó revelou ao blog que já tem várias passagens pela polícia da capital, inclusive já tem dois homicídios e com mais esse do empresário Smith são três homicídios no “currículo”. Indagado sobre os motivos da execução do empresário ele deu a seguinte resposta:

“Nós estava a procura de qualquer coisa naquela noite. A gente queria fazer alguma coisa. A gente nem conhecia ele. Ai quando ele chegou no carro dele agente meteu o pânico”. Revelou o menor.

ESCONDIDO EM CODÓ.

O Menor foi apreendido em Codó no bairro Nova Jerusalém, onde estava escondido na casa de parentes, já que em São Luis ele revelou ao blog que estava sendo ameaçado de morte por  gangues.

A polícia tomou conhecimento do mesmo em Codó depois que a namorada dele passou a vir com freqüência para ver o namorado. Com a suspeita, a polícia de Codó foi avisada e acabou efetuando a prisão do mesmo.

Moradores do Residencial Trizidela reclamam da falta de creche e escola para os filhos

0

Espaço deixado pela construtora
Espaço deixado pela construtora
 
As aulas de Jarlene de Sousa  só começarão dia 10 de fevereiro, mas ela, por experiência própria, já sabe que terá mais um ano de longas caminhadas para poder chegar à escola Camilo Figueiredo onde fará o 5º ano do Ensino Fundamental.
 
“Tem que sair cedo, se não sair cedo chega atrasado…PORQUE É DISTANTE? É…SE FOSSE AQUI PERTINHO DA TUA CASA, SERIA MELHOR? Porque aí seria bom que não era longe, era mais perto”, respondeu 
 
A estudante mora no Residencial da Trizidela, o segundo a ser construído em Codó pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Assim como o primeiro (Santa Rita), fica distante do centro da cidade e das escolas onde a maioria estudava antes da mudança.
 
RECLAMANDO
 
Mil famílias se mudaram para o conjunto que não tem escolas, nem creches. Agora os pais de dezenas de crianças estão reclamando da distância que enfrentaram ano passado e terão que enfrentar novamente este ano para manter os filhos no colégio.
 
Encontramos casos onde os pais ainda estão evitando ocupar as casas temendo prejudicar a educação daqueles por quem são responsáveis, como nos contou a dona de casa, Célia Regina de Sousa Lima.
“Exatamente, tem muitos esse mesmo aqui, meu vizinho, ainda não mudou, ele trabalha no SAAE, ele ainda não mudou porque o menino dele estuda longe, ele disse que a dificuldade fica muito grande pra ele trazer os filhos”, revelou
 
Há um espaço enorme no meio do conjunto habitacional, na opinião dos moradores, deixado para tais construções.
 
Dona Silvana Brandão e os três filhos moram próximo à ele. Desde que chegaram, nunca deixaram de desejar escola e creche na área.
 
 “A gente vai ter que levar ou de carro ou de moto…MAIS GASTO? É, porque se tivesse escolar não precisava (…) se fizesse este ano ainda seria muito bom, porque ano que vem as crianças já iam estudar aqui e não precisava a gente se deslocar até o centro”, esperançou
 
PALAVRA DO GOVERNO
 
Sobre a necessidade dos moradores do Residencial Trizidela a secretária municipal de Educação, professora Rosina Benvindo, informou que existe um projeto para a construção de uma creche Pró-infância e de uma escola de Ensino Fundamental Maior (5º ao 9º ano).
Ela não soube dizer quando a obra vai começar.

Agência dos Correios de Peritoró é assaltada pela 4ª vez e bandidos continuam soltos

0

Correios de Peritoró
Correios de Peritoró
 
A direção não permitiu que a imprensa fizesse imagens internas da agência dos Correios de Peritoró, onde também funciona um correspondente bancário (Banco Postal), mas informou que dois homens, que não usavam qualquer proteção para esconder o rosto, passaram duas horas no local executando o assalto, ontem (30) entre as 8h30 e as 9h30 da manhã.
 
Os bandidos passaram  uma hora porque precisaram esperar a abertura de um cofre onde estavam, segundo a polícia, mais de R$ 10.000 que foram levados. O cofre é programado para abrir, mas isso só ocorre cerca de 30 minutos depois que o comando é dado. Aos 15 minutos em que isso havia sido feito pela primeira vez um bandido se irritou com a demora e tentou abrir forçosamente, houve novo travamento e eles tiveram que esperar mais meia hora até conseguir ver e roubar o dinheiro.
 
3 clientes, apenas, estavam  dentro da agência. Durante todo este tempo um segurança, rendido, foi obrigado a ficar pedindo para que as pessoas voltassem numa outra hora alegando que o sistema estava fora do ar. Informações da Polícia Civil deram conta de que até a PM passou em frente ao local quando os bandidos lá estavam e teria recebido acenos de dentro confirmando que estava tudo bem (dedão de OK), por isso não desconfiou, nem encostou.
 
A FUGA
 
Na fuga eles levaram a moto de um dos clientes, abandonada e encontrada pela polícia cerca de 3 Kms depois às margens da BR-316, em direção à Codó.
 
O delegado da cidade, Batista Matos, diz que muitas coisas atrapalham a investigação. Os bandidos, como fizeram nas 3 vezes em que a agência foi assaltada ano passado, levaram, novamente, a central de computação onde ficam armazenadas as imagens internas de segurança.
 
Ele também reclamou de que, mesmo com reiterados assaltos,  nunca cuidaram de instalar um sistema de alarme que acione a polícia em tempo hábil.
 
 “Não tinha outro dispositivo pra avisar a polícia, era um tempo suficiente pra polícia prendê-los em flagrante, quando é avisado, geralmente eles já se evadiram,  e aqui é uma bifurcação, é um entroncamento com 5 saídas e fica difícil determinar o local da fuga”, comentou
 
Como envolve os Correios, Batista Matos disse que contará também com a ajuda da Polícia Federal para tentar por atrás das grades os assaltantes que continuarão sendo procurados.
 
 “Com certeza, pelas características das pessoas que foram apresentadas a gente vai investigar e também vai passar para a Polícia Federal pra continuar também as investigações”, concluiu

NOTA – O diretor, que nos deu apenas o primeiro nome – RAIMUNDO – não quis comentar as alegações do delegado Batista Matos. O assalto de quinta-feira (30) ocorreu entre  8h30 às 9h30 da manhã.

MARANHÃO e PIAUÍ irão formalizar atendimento a pacientes maranhenses em Brasília

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014 0

Conselhos de Saúde voltam a discutir formas de atendimentos a pacientes maranhenses (Foto: Divulgação/SES)
Segunda reunião de gestores dos dois estados foi
em Teresina (Foto: Divulgação/SES)


Técnicos das secretarias estaduais e municipais de saúde e dos Conselhos de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) do Maranhão e Piauí, se reunirão na quinta-feira (30), no Ministério da Saúde, em Brasília, para  discutir um novo acordo para restabelecer o atendimento de pacientes maranhenses no estado vizinho.

Na terça-feira (28), os integrantes das Comissões Intergestores Bipartite (CIBs) dos dois estados se reuniram na Escola Fazendária de Teresina. Durante o encontro foi criado um grupo condutor - formado por técnicos do Cosems e secretarias estaduais e municipais do Maranhão e Piauí - para definir, no prazo de 40 dias, novos fluxos informatizados para encaminhamentos dos pacientes e discutidas formas de ressarcimento dos atendimentos já prestados pelo Piauí.

 
saiba mais

No dia 23 de janeiro, os 39 municípios maranhenses que fazem divisa com o Piauí tiveram atendimento garantido a seus pacientes no estado vizinho com o redirecionamento do teto financeiro da alta complexidade para custear tratamentos na rede pública piauiense com a intermediação da Secretaria de Saúde do Maranhão (SES). A resolução foi aprovada em reunião realizada em São Luís.
    
Avaliações

 O subsecretário de Saúde do Maranhão, José Márcio Leite, disse que a preocupação é não criar empecilhos para os atendimentos de maranhenses no Piauí. “É necessário o controle mediante a regulação, ou seja, o encaminhamento formal destes pacientes para o estado vizinho, por parte dos municípios fronteiriços ao estado do Piauí”, completou.

O secretário municipal de saúde de Teresina, Noé Fortes, reconheceu que nem todos os pacientes foram encaminhados formalmente pelos municípios maranhenses, como determina o acordo de pagamento pactuado na Câmara de Conciliação e Arbitragem Federal, em Brasília. "Encaminhados ou vindos por demanda espontânea, o grande problema é que os procedimentos foram realizados e precisamos acordar, em Brasília, uma forma de ressarcimento para que possamos restabelecer os atendimentos, que também é nosso interesse", justificou.

De acordo com a presidente da CIB/PI, Patrícia Batista, no prazo de 40 dias entrará em operação o marco regulatório Maranhão/Piauí. "Essa central de regulação vai nos permitir fornecer nossa capacidade de atendimento e procedimentos que poderão ser ofertados também para o Maranhão. Serão atendidos somente os pacientes encaminhados oficialmente por um programa informatizado", adiantou.

Marido esquarteja a mulher, na frente dos filho, por não querer fazer sexo

0



Um jovem de 22 anos foi preso suspeito de esquartejar a mulher em Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte. O crime foi cometido porque a vítima se recusou a fazer sexo com o marido.

Rafael Oliveira Ferreira assassinou a mulher, Kênia de Oliveira, de 32 anos, na frente dos filhos no dia 18 deste mês. Ele foi preso pela Polícia Civil enquanto tentava fugir.

A vítima estava casada com o rapaz havia seis meses. Ela foi mutilada com golpes de facão, tendo a orelha decepada, braços e pernas quebrados, além de sofrer vários cortes profundos no corpo. As agressões ocorreram após Kênia se negar a manter relações sexuais com o marido.

A mulher chegou a ser socorrida e foi encaminhada ao Hospital 25 de Maio, em Esmeraldas, ainda com vida. Porém, diante da gravidade dos ferimentos, foi transferida para o Hospital Regional de Betim, onde acabou falecendo.

Logo após cometer o crime, Ferreira fugiu de Esmeraldas com destino a cidade de São Francisco. No trajeto, o suspeito foi capturado pelos policiais, em cumprimento ao mandado de prisão expedido pela Justiça. Atualmente, o suspeito encontra-se detido no Ceresp (Centro de Remanejamento do Sistema Prisional) Gameleira.

O delegado Flávio Rabello Teymeny, responsável pelo caso, aguarda o laudo de necropsia e alguns detalhes para conclusão do inquérito. O suspeito deverá ser indiciado por homicídio duplamente qualificado, cuja pena é de reclusão de 12 a 30 anos.

Polícia apreende menores suspeitos de cometerem assassinato

0

A polícia de Coroatá conseguiu colocar as mãos em dois menores que segundo ela, são os principais suspeitos de terem cometido um brutal assassinato na última segunda-feira (27/01).
 
A vítima trata-se de Simplício Silva Rego, de 18 anos. Ele foi encontrado morto na manhã de terça-feira (28/01), no bairro do Areal. De acordo com as investigações da polícia o adolescente foi torturado até a morte.
Para o delegado Samuel Morita os dois menores podem ter agido juntos, torturando e matando Simplício Rego, que tinha envolvimento com drogas. 
 
“Tudo indica, pelas investigações, que foram os dois rapazes que participaram do assassinato do jovem encontrado morto na terça. A vítima é usuário de drogas, ao que podemos averiguar houve um desentendimento entre eles, e a dupla conseguiu levar esse rapaz até o local do crime, para executá-lo. As investigações, os informantes, as denúncias anônimas, tudo encaminha para eles”, disse o delegado.

 

Comoção marca o enterro da jovem Liara Paiva vítima de acidente

0

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Foi enterrado na manhã desta quinta-feira (30/01), no Cemitério São Benedito em Caxias (MA), o corpo da jovem Liara Cristina Paiva, 27 anos, vítima de acidente de trânsito na manhã de ontem na BR 316, na área no município de Codó.

Na despedida da jovem, o clima de tristeza e saudade dominou o cortejo. Entre familiares e amigos o sentimento era de comoção.

O acidente que vitimou a caxiense envolveu um ônibus da Imperatur que fazia o trajeto Itinga, no Sul do Maranhão, até Teresina. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista do ônibus teria perdido o controle da direção e despencado numa ribanceira próximo ao povoado 17, no município de Codó.
 
Com o impacto da batida, as vitimas fatais tiveram os corpos esmagados pelo veículo. Seis pessoas viajavam no momento do acidente. Três foram transferidas para o Hospital de Codó e não correm risco de morte
 
Liara, que era formada em enfermagem e trabalhava na cidade de Coroatá (Hospital Macrorregional), era uma das passageiras do ônibus. Além dela, mais duas pessoas faleceram; o motorista do transporte, mais conhecido por Zeca, e a aposentada Maria Teixeira Vilarinho, de 89 anos de idade, que chegou a ser socorrida com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital de Codó.

Colegas de trabalho, também aproveitaram para render homenagem à jovem.


fonte: coroatá online

Detento morre em Balsas três dias após espancamento

0

PRESIDIO BALSAS 569x300  Detento morre após ser espancado em presídio de Balsas

 
 
Um detento da unidade prisional de ressocialização de Balsas, que teria sido espancado dentro da cela, no último domingo (26), morreu na noite de terça-feira (28) em Imperatriz. O caso está sendo investigado pela polícia civil de Balsas, que já identificou três suspeitos de cometer o crime.
 
Valdiano Fernandes da Silva, 27 anos, foi preso em Fortaleza dos Nogueiras, depois de ter assaltado uma pessoa. O preso espancado foi socorrido pelo Samur em Balsas e levado para o hospital municipal de Imperatriz em estado grave. Ele morreu na tarde de terça-feira. Após ser levado ao Instituto Médico Legal, o corpo foi liberado para a família.
 
Com o caso, sobe para cinco o número de mortes no sistema prisional do Maranhão somente no primeiro mês do ano de 2014. No dia 22, um detento foi encontrado morto no Centro de Ressocialização de Presos de Santa Inês.
 
O agente penintenciario Jomar de Oliveira estava trabalhando na manhã do último dia 25 quando percebeu a ação dos presos. O delegado regional de Balsas, Eduardo Galvão, diz que o caso já começou a ser investigado.
 
Treis suspeitos do crime já foram identificados. Por meio de nota, a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) afirmou que um inquérito foi instaurado para apurar o caso.
 
Com informações do G1 Maranhão

TRÂNSITO – Homem morre vítima de acidente de moto em Timbiras

0

Ontem (29) por volta das 16h30 ocorreu mais um acidente de trânsito no município de Timbiras. A vítima foi Jefferson Sousa, 26 anos, que morreu depois de bater num poste e em seguida na parede um loja no centro da cidade. De acordo co testemunhas, o homem tentou fazer uma curva com velocidade acima do que seria necessária para a conversão numa esquina e perdeu o controle da motocicleta.

Jefferson morreu no local do acidente. A frente da moto ficou destruída e a vítima, que morava no bairro Mutirão, estava sem capacete. Jefferson deixou filhos e estava separado da mulher.
A imagem que temos sobre o acidente é forte, caso os leitores tenham interesse em vê-la cliquem AQUI

CODÓ: Essa Eu Não Sabia 157 municípios maranhenses receberão o Segundo Tempo do Ministério dos Esportes

0

 segundo tempo 157 municípios maranhenses receberão programa Segundo Tempo do Ministério dos Esportes
 
O Programa Segundo Tempo (PST) garante para mais de 350 mil alunos de 157 municípios maranhenses o acesso a atividades esportivas no contra-turno escolar. O programa do Governo Federal é iniciativa do Ministério dos Esportes, comandado pelo ministro Aldo Rebelo, em parceria com Ministério da Educação, de Aloizio Mercadante.
 
O objetivo do programa é ocupar o tempo ocioso das crianças e adolescentes, estimulando a prática esportiva, promovendo o desenvolvimento integral dos participantes, como fator de formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.
 
No Maranhão, o programa vai beneficiar mais de 350 mil alunos de 157 municípios diferentes. No total, serão 2.106 escolas que receberão os benefícios do programa no estado.
 
Veja abaixo a lista dos municípios, quantidade de escolas, alunos e monitores contemplados com o programa Segundo Tempo.
MunicípiosQuantidade de EscolasQuantidade de AlunosPrevisão de Monitores
Açailândia35353737
Afonso Cunha43325
Água Doce do Maranhão15209723
Aldeias Altas20323132
Alto Alegre do Maranhão8234119
Amapá do Maranhão5112710
Amarante do Maranhão20167622
Anajatuba26374638
Apicum-Açu15219521
Araioses31542154
Arame23363
Arari21272326
Axixá13197719
Bacabal33384935
Bacuri1192911
Bacurituba77179
Balsas23251026
Barra do Corda6810313101
Barreirinhas36618157
Bequimão21277427
Bom Jardim40333440
Bom Lugar33254
Brejo27472446
Buriti21484342
Buriti Bravo12166914
Buriticupu21331333
Buritirana14244323
Cajapió11501
Cajari23103
Cândido Mendes38226
Cantanhede16248825
Carolina15165217
Caxias5215523125
Central do Maranhão76248
Centro do Guilherme311709
Chapadinha521038695
Cidelândia22402
Codó4811515100
Coelho Neto27378036
Colinas5101810
Coroatá33903
Cururupu21467340
Duque Bacelar23763
Esperantinópolis35005
Estreito10105011
Feira Nova do Maranhão35666
Fernando Falcão710059
Formosa da Serra Negra17109318
Fortaleza dos Nogueiras11501
Fortuna34724
Godofredo Viana33303
Gonçalves Dias39358
Governador Archer10172717
Governador Edison Lobão7241019
Governador Nunes Freire21466440
Guimarães8123412
Humberto de Campos30421344
Icatu22252027
Igarapé Grande67007
Imperatriz19318328
Itaipava do Grajaú97989
Itapecuru Mirim21227522
Itinga do Maranhão13271724
Jenipapo dos Vieiras34745
João Lisboa10241019
Joselândia810428
Lago da Pedra24155424
Lago do Junco6136112
Lago dos Rodrigues6128913
Lago Verde12168216
Lagoa do Mato11201120
Lajeado Novo7130213
Loreto22552
Magalhães de Almeida13213221
Maracaçumé7205116
Maranhãozinho58378
Mata Roma9192216
Matinha26322035
Matões32625259
Milagres do Maranhão13553
Mirador55545
Monção20443239
Montes Altos6103211
Morros21662
Nina Rodrigues14131316
Nova Iorque1761
Nova Olinda do Maranhão12113314
Olho d’Água das Cunhãs5103910
Olinda Nova do Maranhão17244125
Paço do Lumiar32633259
Palmeirândia22207328
Parnarama24536249
Passagem Franca12502
Pastos Bons8200217
Paulo Ramos1781
Pedreiras14133115
Pedro do Rosário36469953
Peri Mirim9118414
Pindaré-Mirim20715359
Pinheiro14468438
Pio XII17179222
Pirapemas47597
Porto Franco695610
Porto Rico do Maranhão786210
Presidente Dutra4130211
Presidente Juscelino11361
Presidente Vargas6112410
Primeira Cruz8151412
Raposa9248021
Riachão11001
Ribamar Fiquene5137813
Rosário11157914
Sambaíba11001
Santa Filomena do Maranhão66909
Santa Luzia19197119
Santa Luzia do Paruá14349830
Santa Rita25165425
Santana do Maranhão15172220
Santo Amaro do Maranhão7123311
Santo Antônio dos Lopes14201820
São Benedito do Rio Preto24313
São Bento11201
São Bernardo26393940
São Domingos do Maranhão45826
São Francisco do Brejão69448
São João do Carú14301529
São João do Paraíso21382
São João do Soter12319128
São João dos Patos9109410
São José de Ribamar10212719
São José dos Basílios1331
São Luís7013813115
São Luís Gonzaga do Maranhão1971
São Mateus do Maranhão11406832
São Pedro da Água Branca33343
São Raimundo das Mangabeiras63906
São Roberto37287
São Vicente Ferrer11501
Senador Alexandre Costa12832
Senador La Rocque23073
Sítio Novo8136414
Sucupira do Norte32053
Tasso Fragoso11001
Timbiras52505
Timon481019886
Trizidela do Vale8105910
Tufilândia7146413
Tuntum19319729
Turiaçu12902
Turilândia54126
Urbano Santos47817
Vargem Grande9128312
Viana57741079
Vila Nova dos Martírios56836
Vitória do Mearim27486149
Vitorino Freire30426742
Zé Doca32762467
 Total21063519053337

Menbros da subserção da OAB de codó visita a Delegacia Regional de Codó

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014 0

Ocorreu no dia 27.01.2014, mais uma ação de membros da Subseção da OAB de Codó/MA para obter informações do estado do sistema prisional nas Comarcas dos Interiores de sua competência. Dessa vez o Órgão visitado foi a Delegacia Regional de Polícia Civil de Codó/MA.



Advogados reunidos com delegado regional de Codó

A Comitiva da OAB Codó/MA, liderada pelo Presidente Advogado Francisco Ribeiro Assunção Machado, em companhia do Presidente e Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Codó/MA Advogado Moisés Reis e Advogado Benedito Dualibe, além da presença registrada do Advogado Francisco Mendes Conselheiro Estadual da Seccional da OAB/MA, e do Assessor de Comunicação e Procurador da Procuradoria da OAB Codó/MA Advogado Tomé Mota, foi recebida pelo Delegado Regional Rômulo Vasconcelos.

Das informações que embasarão relatório da situação da Delegacia Regional de Polícia Civil de Codó/MA, destacaram-se:
  •  Número de Celas: 02 Celas de Contenção;
  • Número de Presos: 29
  • Número de Funcionários: 02 escrivães; 02 Investigadores; 09 Administrativos; 03 Delegados;
  • Capacidade de Presos por Cela: 05;
  • Dimensões das Celas existentes: 03/05mts
  • Não há possibilidade de separação entre presos provisórios e apenados, devido a estrutura precária sob responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública-MA e número insuficiente de funcionários;
  • Necessidades: Criação de um instituto de criminalística; Criação de Delegacias Especializadas do Idoso, Criança e Adolescente e de Defesa do Consumidor;
  • Reivindicações dos presos: Visitas íntimas e superlotação.
  • Acesso a informação e direito de defesa: O Delegado Regional Rômulo Vasconcelos, a pedido do Presidente Dr. Machado e do Conselheiro Estadual Dr. Francisco Mendes, disponibilizou uma sala exclusiva para a OAB de Codó/MA para que os presos possam exercer seu direito constitucional de conversar em reservado com seus Advogados.
Essa foi mais uma da série de visitas a serem realizadas pela OAB Subseção de Codó/MA referente ao sistema prisional nas Cidades do interior do Maranhão. Relatórios e reivindicações de melhorias serão entregues pesssoalmente amanhã, dia 29.01.2014, na Sessão Extraordinária da OAB Seccional do Maranhão, onde estarão presentes diversas autoridades, dentre as quais: o Presidente da Subseção da OAB de Codó/MA, Conselheiro Estadual da Seccional da OAB/MA, Presidente da Seccional da OAB/MA e Presidente Nacional da OAB.
 Fonte: codo.oabma.org.br

Acidente grave com um ônibus da empresa IMPERATUTR na BR 316 faz duas vitimas fatais e deixa quatro feridos em estado grave

0

Ônibus envolvido no acidente

O ônibus da empresa IMPERATUR saiu de Timon com destino à Itinga, na Região Tocantina. Na BR-316, área do município de Codó, por volta da 5h50 da manhã, por ainda  motivos não esclarecidos pela Polícia Rodoviária Federal, o motorista perdeu o controle do veículo e caiu numa ribanceira.
 
De onde desceu até onde ficou tombado o ônibus se arrastou mais de 70 metros. As imagens de como ficou a lateral impressionam. Apenas 6 pessoas viajavam, quatro ficaram feridas e duas morreram – o motorista e uma passageira.
 
Quem dirigia era José Ribamar Azevedo Marques, de 40 anos, de Teresina (PI) para onde o corpo será levado. Segundo informações de outros funcionários da Imperatur, ouvidos no local, Zeca, como era chamado, estava na empresa havia 5 meses.
 
A outra vítima é uma enfermeira de Caxias, com parentes também em Codó (empresário Paiva, do ramo de móveis e eletros), identificada como  Liara Cristina da Silva Paiva,  de 27 anos, que estava indo trabalhar num hospital da região.
 
 Jovem morre em acidente
Jovem morre em acidente

De acordo com Francisco Cardoso, sargento do Corpo de Bombeiros de Caxias acionado pela PRF, os dois sofreram várias fraturas e a mulher, que também sacou,  ficou debaixo do ônibus.
 
 “Ele saindo da pista ele virou. O motorista que, provavelmente, estava sem cinto foi deslocado para o lado oposto e foi esmagado, teve o braço amputado, a moça da mesma forma ficou debaixo do ônibus teve que ser tirada através de  escavação”, disse o sargento
 
Entre os feridos, segundo o médico legista, Cláudio Paz,  que atendeu à todos no Hospital Geral de Codó, só a aposentada Maria Teixeira Vilarinho, de 89 anos de idade, encontra-se em estado grave.
 
Quando estivemos no HGM ela estava sendo reanimada por paramédicos do SAMU. Se resistir deve ser transferida ainda hoje para algum hospital que recebe casos de alta complexidade.
 
 “Nossa equipe aqui está trabalhando para que possa conseguir êxito pra salvar a vida dessa senhora, mas é um estado muito grave, foi um acidente gravíssimo”, garantiu o legista

No inicio foram cobradas taxas injustas e agora o Diretor do saae se nega a dá explicações de problemas que vêm causando prejuiso aos moradores do residêncial Zito Rolim na trizidela

terça-feira, 28 de janeiro de 2014 0

Estrutura da caixa d`água escorada com toras de madeira
Estrutura da caixa d`água escorada com toras de madeira


Parece brincadeira, mas quem acompanhou o processo célere da construção do Residencial da Trizidela já imaginava que alguma coisa fosse dá errada. E deu. A sorte é que, pelo menos por enquanto, o serviço mau feito foi identificado somente na estrutura de concreto que sustenta as caixas d`água que abasteciam o Residencial. É isso mesmo, abasteciam, porque há algumas semanas os moradores observaram que a obra estava prestes a virar escombros e logo a construtora resolveu cortar o abastecimento. Com isso, foram colocadas várias toras de madeira para sustentar as vigas de concreto, para que as mesmas não viessem ao chão.

O SAAE fez uma gambiara para que os moradores não ficassem sem água, mas o tapa buraco da autarquia não está resolvendo muita coisa não.

As famílias estão reclamando a constante falta de água nas torneiras até para os serviços básicos de casa. A população de lá teme que a prefeitura espere as escoras que estão sustentando a estrutura do Sistema de Abastecimento caia para só então tomar uma providência. O pior é que por lá circulam crianças um risco ainda maior de um acidente anunciado seguido de uma tragédia.

Residencial da Trizidela sem água
Residencial da Trizidela sem água

O Correio Codoense procurou a Amorim Coutinho, empresa responsável pela execução da obra no residencial, mas fomos informados que o encarregado estava em viagem para a capital e não indicou outra pessoa para falar sobre o assunto.

No SAAE, nós procuramos o diretor, o sr. Paulinho MacLaren durante uma semana para falar sobre o problema de abastecimento de água no Residencial, mas todas as vezes em que estivemos na autarquia o mesmo se negou a nos receber. O certo é que mediante a desencontro e sonegação de informação, as famílias que lá residem vão continuar na incerteza sobre quando vão poder ter o abastecimento regularizado.

Esperamos que o erro de cálculo ou a falta de mais cimento tenha sido somente na estrutura da caixa d`água, porque se não a coisa vai ficar feia, afinal, todos sabem que aquela obra foi feita às pressas por ter coincidido com o período eleitoral, mas vamos torcer para que tudo tenha saído como o planejado com os imóveis e o povo não tenha que ser penalizado com qualquer falha que por ventura possa ter ocorrido, como aconteceu no Sistema de Abastecimento de Água.

Conheça um pouco da história da codoense Ex Cunhada de Osama Bim Landen

0



Depois da teoria da morte de Hitler em Nossa Senhora do Livramento, no Mato Grosso, vamos lembrar de outra ligação brasileira com pessoas históricas - mas nem por isso, bem quistas. Voltemos a história da maranhense que era cunhada de Osama Bin Landen.


Em 23 de setembro de 2001, o Domingo Legal reexibiu uma matéria de 1996 de Roberto Cabrini para o SBT Repórter, que tratava sobre o Afeganistão (em especial o Taliban, braço afegão da Al-Qaeda). Resultado: 31 de média x 17 da Globo. Em seguida, o Domingo Legal conseguiu entrevistar a cunhada do terrorista, a brasileira Isabel Cristina Bayma, que morava na Arábia Saudita, à época do atentado. Confira a notícia da época, do Jornal do Brasil:

A maranhense Isabel Cristina Bayma, cunhada do terrorista Osama Bin Laden, foi localizada ontem na Arábia Saudita pela produção do programa Domingo Legal, do SBT, que a entrevistou por telefone por quase cinco minutos. Durante a transmissão da entrevista, por volta das 20h, o programa atingiu o pico de audiência no dia, com 34 pontos em São Paulo. Cada ponto equivale a 80 mil aparelhos. 

Isabel nasceu em Codó, no interior do Maranhão, mas se mudou ainda criança para os Estados Unidos porque sua mãe se casou pela segunda vez, com um americano. Ela conheceu Khalil Bin Laden, irmão do terrorista, quando ambos estudavam em uma universidade americana. 

Isabel começou a conversa com a repórter do SBT em português, dizendo que não queria fazer comentários sobre o cunhado. ''Nós não vamos comentar nada sobre nada. A única maneira de você conseguir um comentário é com os advogados em Nova York.'' 

A partir daí, passou a só falar em inglês. ''Você não pode imaginar quantas ligações já recebi. Nós não vamos, sob nenhuma circunstância, fazer comentários ou qualquer coisa do gênero, sobre o assunto Osama (Bin Laden). Ninguém desta família vai dar declarações a nenhum meio de comunicação, a ninguém.'' 

Isabel criticou a cobertura que vem sendo feita sobre os atentados e disse que muito do que está sendo afirmado sobre Bin Laden é mentira. ''A mídia do mundo inteiro disse um milhão de coisas erradas, um milhão de mentiras e um milhão de coisas certas. Eu não vou responder nenhuma pergunta sobre o que é verdade e o que não é. Você entende? Todo mundo mentiu, todo mundo disse coisas certas e todo mundo disse a verdade.

Eu não vou lhe dizer o que é mentira, o que é errado e o que é verdade. Vocês precisam entender nossa posição. Nós não vamos comentar esse assunto com ninguém'', disse. 

Isabel e Khalil Bin Laden moram em Jidá, na Arábia Saudita, mas passam parte do ano nos Estados Unidos.

Também costumam vir com freqüência ao Brasil. Em 1988, Khalil foi nomeado cônsul honorário do Brasil em Jidá pelo então presidente José Sarney, graças a sua atuação como cicerone dos brasileiros que circulam pela cidade. Ele montou um escritório para servir como sede do consulado e paga os funcionários que trabalham lá.

Em 1998, por conta dos serviços prestados, foi condecorado com a Ordem do Rio Branco. Khalil não mantém relações com o irmão terrorista, que costuma chamar de ''louco fanático terrorista''. 

Padre faz versão de Anitta e tem que pedir desculpas

0
















Um padre da paróquia de Santa Luzia, em Recife, se desculpou publicamente depois que um vídeo no qual aparece cantando uma versão da música Show da Poderosas, de Anitta, virou hit na internet.

A faixa, que teve a letra alterada e ganhou conotação religiosa, foi cantada pelo padre Hewerton de Castro Alves em uma formatura na Universidade Católica de Pernambuco. A versão traz versos como “Prepara / que agora / é hora / do Cristo poderoso” e “Quando começo a louvar / eu te enlouqueço, eu sei” e foi acompanhada por uma coreografia que incluiu chifrinhos de diabo no trecho “Perde a linha, / fica louco”. O padre termina o vídeo mandando um beijo para as fãs.

Parte dessa letra foi gravada por um grupo católico carioca no primeiro semestre de 2013, antes da Jornada Mundial da Juventude.

Segundo o jornal Diário de Pernambuco, Alves foi chamado à Arquidiocese de Olinda e Recife para esclarecimentos e, em seguida, divulgou uma nota pedindo perdão pelo seu comportamento.

No comunicado, ele afirma que não teve intenção de afrontar ou escandalizar ninguém e que queria “trazer os jovens para mais perto da Igreja”. O padre também apagou seu perfil no Facebook.

Categoria:  Coroatá online


Jovem é encontrado morto com requintes de crueldade

0

Simplício Silva Rego, de 18 anos, foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (28/01), no bairro do Areal. Ele tinha vários cortes pelo corpo. Próximo ao local também havia uma corda, possivelmente usada para amarrá-lo. Além dos cortes, Simplício também tinha uma grande perfuração na barriga e no pescoço.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Alguns moradores da localidade relataram ter ouvido gritos de uma pessoa e os latidos de cachorros na noite anterior, mas ninguém chamou a polícia.

O jovem atualmente morava na cidade de Caxias-MA e estava passando alguns dias em Coroatá.

A polícia não tem informação sobre os suspeitos, ou mesmo o que teria motivado o crime, mas estuda a possibilidade de uma possível execução.


Confira mais imagens logo abaixo:
 




O homem tá danado de novo:Biné é condenado por não prestar contas de asfaltamento de ruas de Codó

0

Biné
Biné
 
Em sentença de 16/01/2014,  já publicada, o ex-prefeito Biné Figueiredo foi, mais uma vez, condenado pela Justiça de Codó por não ter prestado contas de diversos convênios feitos com o Governo do Estado na época em que fez um dos maiores serviços de asfaltamento da cidade. A ação de Improbidade Administrativa foi movida pelo Ministério Público Estadual.
 
“Aduz o autor que o réu, na condição de Prefeito Municipal de Codó/MA, celebrou os Convênios de n.170/2007, 178/2007, 180/2007, 448/2007 e 024/2008 junto ao Estado do Maranhão, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura, objetivando a pavimentação asfáltica de ruas do Município”, escreve o juiz Rogério Tognon Rondon em seu relatório inicial.
 
Biné defendeu-se, mas foi pouco convincente porque até a Secretaria de Estado da Infraestrutura, quando provocada pelo juiz, confirmou que ele até aquela data não havia, realmente, prestado contas dos recursos que recebeu para asfaltar Codó.
 
“Em resposta ao ofício, encaminhado por este juízo a Secretaria estadual de Infraestrutura, informou que até o momento não ocorreu a prestação de contas dos aludidos convênios, tendo sido realizadas providências para instauração de tomadas de contas Especial”, escreveu Dr. Rogério que noutra parte continua
 
“(…) Compulsando os autos, extraio que o requerido, na condição de prefeito do município de Codó/MA, assinou os convênios em comento, com o Estado do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura, para a pavimentação asfáltica de ruas deste município e, encontrava-se inadimplente à data de propositura da ação, conforme documento colacionado. Portanto, diante da inércia do demandado em cumprir com o seu dever constitucional de prestação de contas enquanto destinatário de recursos públicos vinculados a finalidade específica, resta evidenciada a vontade livre e consciente do requerido em não fazê-lo, fato que configura o dolo enquanto elemento subjetivo da conduta ímproba que lhe é imputada”, conclui
 
Pelo que constatou dos autos do processo, Dr. Rogério Rondon, juiz da Vara da Fazenda Pública, Comarca de Codó, condenou, de novo, Biné Figueiredo da seguinte maneira:
 
I)    Suspensão dos direitos políticos pelo período de 03 (três) anos;
 
II) Multa civil no valor correspondente a cinquenta vezes o valor da remuneração mensal percebida pelo requerido à época dos fatos, enquanto Prefeito Municipal de Codó/MA;
 
III)  Proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que seja por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo período de 03 (três) anos.
 
IV)  A multa civil deverá ser revertida em favor do Município de Codó/MA, nos termos do que preceitua o art.18 da Lei nº.8.429/92.
 
Biné ainda pode recorrer da sentença.
 
FONTE: Processo:1791-34.2009.8.10.0034
VARA :PRIMEIRA VARA DE CODÓ

Codó receberá no próximo sabado flávio dino: que iniciará viagens pelo Maranhão

0

FLAVIO DINO foto CAMPANHA 495x300 Flávio Dino inicia viagens  pelo Maranhão

 
 
Pré-candidato ao governo do Maranhão, o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), inicia viagens pelo estado no próximo. A primeira cidade a receber a visita do principal opositor da governadora Roseana Sarney  (PMDB) será Codó.

Belo, Dino e Carrim
 
Dino já pediu o desligamento da Embratur para a presidente Dilma Rousseff. Ele deve deixar o órgão em fevereiro para se dedicar a campanha. A estratégia, por enquanto, é ressaltar os números recordes do turismo do último ano e manter distância da polêmica envolvendo a violência no presídio de Pedrinhas.
 
O cenário de disputa pelo governo do Estado no Maranhão deve contar ainda com outros nomes que pretendem concorrer ao Palácio dos Leões. Entre os cogitados para a disputa estão os nomes da deputada   Estadual Eliziane Gama(PPS) e do advogado Luis Pedrosa (Psol ) e o atual secretario Estadual de Infraestrutura, Luís Fernando Silva(PMDB)
 
O PT também pode lançar um nome para a disputa, pois ainda não está definida a situação do partido que até agora deixou para a executiva nacional deliberar sobre as eleições para o diretório estadual do partido que esta dividido entre o apoio a pré-candidatura de Luís Fernando ao governo do Estado.
 
Com informações do  site  Poder on line
 
 

Jornal o Estado do Maranhão culpa o governo Dilma pela crise em Pedrinhas

0

ROSEANA E MINISTRO 451x300 Jornal o Estado do Maranhão culpa o governo Dilma pela crise em Pedrinhas

 
A crise envolvendo o PT e o PMDB  que resultaram inclusive em reclamações do presidente nacional da legenda, Rui Falcão, já se manifesta também nas publicações do jornal da família Sarney.
 
A edição de ontem  da coluna “O Estado Maior”,  no jornal “O Estado do Maranhão” diz que grande parte da culpa pelos graves problemas no sistema penitenciário maranhense, que podem levar ao pedido de intervenção federal, por parte do Procurador Geral da República, deve ser atribuída a burocracia do governo Dilma.
 
A coluna afirma que o Maranhão  “foi flagrantemente prejudicado com o cancelamento de três convênios, um em 2004 e dois em 2011. O primeiro convênio cancelado por causa da burocracia federal foi o que asseguraria R$ 4,2 milhões para a construção do Presídio Regional de Pinheiro.”
 
No texto que abre a coluna , o jornal alinhado editorialmente ao Palácio dos Leões e de propriedade da família da governadora não poupa críticas ao governo Dilma e faz até uma profecia:  ”O tempo vai cuidar de esclarecer uma série de distorções da burocracia federal que custaram caro ao Maranhão, em particular no caso da crise penitenciária”.
 
No fim de semana, Rui Falcão, presidente nacional do PT desabafou sobre a maneira “pouco amistosa” pela qual foi  tratado pela governadora Roseana Sarney durante uma reunião com a peemedebista e até confessou que nunca fora “maltratado” dessa forma. A postura do jornal “O Estado do Maranhão” com criticas diretas ao governo federal mostram bem a temperatura em que está o relacionamento do PT com o PMDB.
 
fonte: maranhão da gente

Tem ,muitos crimes a ser desvendadoem codó: Cinco investigadores são nomeados para atuarem na Polícia Civil em Codó

0

A Delegacia Geral de Polícia Civil deu início, na quinta-feira (23), ao processo de distribuição dos 315 profissionais nomeados pelo Governo do Estado, para os municípios do Maranhão.


4ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Codó/MA

O quantitativo total foi dividido de modo a garantir que, com a conclusão do concurso público, as atividades de Polícia Judiciária possam atender à população de todas as cidades maranhenses.
A reunião ocorreu, durante todo o dia, no auditório da Secretaria de Segurança Pública (SSP), onde os assessores técnicos da Polícia Civil apresentaram aos aprovados as regionais e o número de vagas disponíveis em cada cidade.

As Superintendências de Polícia Civil da Capital (SPCC) e Estadual de Investigações Criminais (Seic), Corregedoria Geral, Superintendência de Crimes Funcionais (Scrif) e Núcleo de Inteligência estão recebendo o incremento de 101 investigadores, sendo que 51 foram nomeados do último concurso e 50 serão deslocados do interior para a capital.

Já a Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) terá, a partir do próximo mês, 151 novos investigadores, os quais foram distribuídos em 16 delegacias regionais. Além dos investigadores, os nomeados para os cargos de Auxiliar de Perícia Médico Legal, Escrivão de Polícia, Farmacêutico Legista, Médico Legista, Odontolegista e Perito Criminal também puderam optar pelos locais de lotação.

Apenas as delegacias regionais de Caxias e Timon não receberão novos investigadores. Segundo a delegada Maria Cristina Resende, a distribuição obedeceu ao critério de classificação no certame e ainda levou em consideração um levantamento estatístico feito para identificar os índices de criminalidade por cidade e quais estavam sem a presença da Polícia Civil.

A previsão é que, no máximo, 15 dias as novas equipes de policiais estejam tomando posse nos seus respectivos locais de trabalho, e reforçando as ações nas cidades do interior.

“É uma determinação do secretário Aluisio Mendes que possamos suprir a demanda naquelas cidades que hoje são Comarcas e que não tem a presença da polícia. Esse incremento dará mais agilidade nas ações da Polícia Judiciária. Entendemos que esta é a forma pela qual podemos fazer a distribuição com total lisura e sem cometer nenhuma injustiça, e muito menos prejudicar ninguém”, comentou a delegada geral Maria Cristina Resende.

Hoje, cidades como São Luiz Gonzaga, Timbiras, Cedral, Olinda Nova, Bom Jesus das Selvas, São Raimundo das Mangabeiras e São Domingos do Azeitão, Joselândia, Igarapé Grande, que são comarcas, e que não tem a presença da Polícia Civil receberão uma equipe de novos profissionais.

De acordo com a Delegacia Geral, os novos investigadores foram distribuídos da seguinte forma:

Rosário (2), Itapecuru- Mirim (4), Chapadinha (11), Codó (5), Pinheiro (24), Viana (12), Santa Inês (8), Zé Doca (15), Açailândia (10), Imperatriz (11), Balsas (10), São João dos Patos (8), Presidente Dutra (13), Pedreiras (7), Barra do Corda (8) e Bacabal (12).

Já os escrivães, no total de 67, serão deslocados para as regionais de Rosário (3), Itapecuru-Mirim (2), Chapadinha (3), Codó (3), Pinheiro (7), Viana (07) Presidente Dutra (13), Pedreiras (7), Barra do Corda (8) e Bacabal (12).

O primeiro colocado na classificação geral do cargo de investigador, George Miranda Castro, comentou que a possibilidade de escolher o local de exercer suas funções dentro da Polícia. “Passei muito tempo me preparando para este concurso público e estou ansioso para exercer minha função. É uma motivação a mais poder exercer nossas funções próximo de nossas casas”, declarou o aprovado.

Membros da OAB A subseção de codó visita o centro de ressocialização penitencioa de codó e encontram varias irregulatridades

domingo, 26 de janeiro de 2014 0

Advogados Benedito Dualibe, Francisco Machado, Diretor Amauri Chaves, Francisco Mendes, Moisés Reis e Tomé Mota. Foto: Lucemira Cortez – Assescom Subseção Codó OAB/MA

A Subseção de Codó da OAB/MA fez uma visita ao Centro de Ressocialização Penitenciário de Codó-MA, realizada no dia 23.01.2014, que contou com a presença de Presidente da Subseção Advogado FRANCISCO ANTONIO RIBEIRO ASSUNÇÃO MACHADO, do Conselheiro Estadual da Seccional da OAB/MA, Advogado FRANCISCO MENDES, com o Presidente e Vice Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Subseção de Codó da OAB/MA, respectivamente, Advogado Moisés Reis e Advogado Francisco Borges Dualibe, e do Procurador da Procuradoria de Defesa e Representação Judicial e Extrajudicial da Subseção de Codó da OAB/MA, Advogado Tomé Mota.

A Comitiva da OAB Codó-MA fora recepcionada pelo Drº. Amauri Chaves, que relatou a realidade do Centro de Ressocialização e permitiu a entrada dos membros da OAB em toda a Unidade Prisional, exceto no Pavilhão, por questões de segurança.

Após A Visita Fora Elaborado Relatório Da Situação. Principais Problemas Apontados:

 - Necessidade Urgente e Imediata de Reforma e ampliação no Pavilhão de Celas
- Inexistência de local para receber mulheres e menores de idade
- Não há separação entre presos provisórios e apenados devido a estrutura precária sob-responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública-MA e número insuficiente de funcionários disponibilizados pelo Estado do Maranhão.

- Necessidade de construção e reforma de local seguro para desenvolvimento de trabalhos para remissão da pena e estímulo a profissionalização, a fim de educar o preso para que tenha condições reais de não mais delinquir.

A estrutura física do Centro fora melhorada. Porém, ainda requer reformas emergenciais a fim de suportar a grande quantidade de presos com segurança, evitando-se assim motins, rebeliões e fugas.
- Falta de aplicação de penas alternativas diversas da segregação cautelar aos presos provisórios: especialmente para crimes de menor porte cometidos por réus primários, com bons antecedentes, residência fixa e trabalho certo e determinado.

Dados Estatísticos Também Foram Levantados E Atualizados:

- Número de Celas04 celas + 03 salas adaptadas = 07 celas.
- Número de presos: Superlotação 25 apenados (decisões com trânsito em julgado) + 51 provisórios = Totalizando de 76 presos.
- Número de Funcionários08 agentes penitenciários (responsáveis pela segurança e condução externa) + 15 funcionários terceirizados (responsáveis pela realização de procedimentos internos) = Totalizando 23 funcionários.

Necessidade de criação e instalação de uma Vara Criminal especializadaAs informações referentes aos presos provisórios não são enviadas com a qualificação completa a respeito da existência ou não de outros processos ou mandados de prisão.

Para o Presidente da Subseção, Advogado Francisco Machado: “a visita foi proveitosa. Obtivemos informações de suma relevância, que darão subsídios para a melhoria do sistema prisional também nas Cidades do Interior do Maranhão. Encaminharemos o relatório a diversas autoridades e órgãos Municipais, Estaduais e Federais, com inúmeras reivindicações de melhorias.”, destacou.

Problemas de gestão pública foram citados pelo Procurador da Procuradoria de Defesa de Direitos Judiciais e Extrajudiciais da Subseção de Codó da OAB/MA, Advogado Tomé Mota, que disse:

A precária e vergonhosa situação penitenciária atual do Maranhão não se resume apenas na superlotação dos presídios. Não devemos esquecer que além de aumentar o investimento do dinheiro público em Segurança Pública, há de se multiplicar o montante de tal investimento por um milhão de vezes na saúde, educação e geração de empregos formais”.

Por fim, O Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Subseção de Codó da OAB/MA, Advogado Moisés Reis lembrou: “Os presos provisórios e definitivos não podem permanecer juntos. É imperiosa a necessidade do cumprimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Lei de Execuções penais. Os presos também têm direitos, que se não forem respeitados, a função da pena que também é de ressocialização para voltar ao convívio em sociedade, jamais será atingida, alimentando cada dia mais um ciclo do mundo do crime.


 Assessoria de Comunicação
Subseção de Codó OAB/MA

Tecnologia do Blogger.