Home > Maio 2014

Maio 2014

Levantamento de custo da obra de recuperação da MA-026 está sendo finalizado

sábado, 31 de maio de 2014 0

César Pires visita equipe que está fazendo levantamento de custo da obra da MA-026
César Pires visita equipe que está fazendo levantamento de custo da obra da MA-026

A redação do Correio Codoense recebeu uma imagem que, certamente, vai deixar mais animadas as famílias que moram às margens da MA-026 e outros que dela precisam direta ou indiretamente no trecho entre o Km-17 (Codó) e Triângulo (Dom Pedro).

De acordo com informações colhidas pelo Blog com o deputado César Pires (DEM), que esteve na manhã desta sexta-feira (30), no local, acompanhando o trabalho da equipe, o serviço por lá já está bem adiantado e teria iniciado antes da mobilização realizada esta semana na BR-316.

César Pires informou ainda, que a empresa que está operando no trecho entre Codó e Dom Pedro é a que venceu a licitação para fazer o levantamento do custo da obra. Ainda segundo o deputado, esse trabalho deverá ser concluído até o fim do mês de junho e em seguida, o Governo do Estado, ficará apto para abrir o processo licitatório para a execução da obra de recuperação da MA-026.

Na última segunda-feira (25), centenas de agricultores bloquearam a BR-316, no Km-17 para reivindicar a recuperação da estrada no trecho que está abandonado há mais de vinte anos pelo Estado. A interdição causou muitos transtornos porque a rodovia é a principal ligação entre o Norte e Nordeste do Brasil.

A passagem de veículos só foi liberada depois de muita discussão e a intervenção do deputado estadual César Pires que assegurou uma reunião com o Secretário de Infraestrutura do Maranhão, José Raimundo Frazão. O encontro entre trabalhadores e governo está marcado para a próxima segunda-feira (02), em São Luís.

Do correio codoense

Estado e Capital entre os piores em transparência

0

transparência brasil

Dez estados ficaram com notas inferiores a cinco, com relação ao o Índice de Transparência, na edição 2014 do projeto que avalia os portais de transparência dos governos: Paraíba (4,90), Goiás (4,78), Alagoas (4,74), Bahia (4,24), Maranhão (4,14), Tocantins (3,92), Acre (3,58), Roraima (3,53), Sergipe (2,42) e Rondônia (0,85).

Os estados do Espírito Santo, Pernambuco e São Paulo estão na liderança do Índice de Transparência. O Espírito Santo assumiu o primeiro lugar, com a nota 8,96. O estado capixaba é seguido de Pernambuco com 8,14 e São Paulo com 7,95.

O Índice de Transparência, que está na terceira edição, leva em consideração três grandes temas para avaliação: Conteúdo, Série histórica e Frequência de Atualização, e Usabilidade.

Santa Catarina e Piauí completam a lista dos cinco primeiros colocados com as notas 7,60 e 7,21, respectivamente. O Distrito Federal ocupa o sexto lugar com pontuação final de 6,92. Ainda estão no “top 10” os estados do Mato Grosso (6,90), Ceará (6,80), Rio de Janeiro (6,72) e Minas Gerais (6,72).

Capitais

O Índice de Transparência 2014 também incluiu a avaliação dos portais de transparência das 26 capitais brasileiras.

Na liderança de capitais mais transparentes está Recife, com nota 8,70. Vitória (7,61) e São Paulo (7,14) ocupam a segunda e terceira colocações, respectivamente.

O Portal da Transparência da Prefeitura de São Luís é o terceiro pior entre as 26 capitais do país, aponta o estudo “Índice de Transparência 2014.

Numa escala de 0 a 10, a capital maranhense obteve 2,75, à frente apenas de Campo Grande (2,70) e Aracaju (1,36). A nota média registrada pela instituição foi de 4,73. A capital mais bem avaliada é Recife, com nota 8,7.

Do portalgazetadailha

Deu na Folha: Corretor ligado a doleiro tem vínculo com família Sarney

0

16423811

O corretor Marco Antônio de Campos Ziegert, que acompanhava Alberto Youssef em São Luís (MA) no dia em que o doleiro foi preso, disse que teve como padrinho de casamento o empresário Fernando Sarney, filho do senador José Sarney (PMDB-AP).

Relatório da Polícia Federal revelado pela Folha nesta semana mostra que Ziegert deixou na recepção do hotel Luzeiros, no qual se hospedou com Youssef na capital maranhense, uma caixa endereçada a Milton Braga Durans, assessor da Secretaria da Casa Civil do Maranhão desde agosto de 2013, nomeado pela governadora Roseana Sarney (PMDB).

No documento da PF não há descrição sobre a profissão ou a ligação de Ziegert com Youssef, preso sob a acusação de comandar um esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado R$ 10 bilhões.

À Folha Ziegert afirmou que sua ex-mulher, Liane, é do Maranhão e conviveu na juventude com Fernando: “Eles tinham amizade na época de colégio. Fernando foi padrinho da parte dela porque estudaram juntos, só isso. Nada mais do que isso”.

Ziegert diz que está separado há mais de 15 anos e que, desde então, não tem nenhum contato com o empresário.

Procurado, Fernando Sarney confirmou a amizade de infância com Liane, ex-mulher do corretor, mas disse que nunca estudaram juntos. Ele afirmou que conheceu Ziegert na juventude por meio da antiga amiga: “Há muitos anos que eu não vejo o Marco, há mais de 15, 20 anos”.

Sobre ter sido padrinho do casamento de Ziegert, ele acrescentou: “Sabe que não me lembro? Eu acho que não. Eu não me lembro, não. Faz muitos anos, eu acho que não fui padrinho, não. Eu não sei te afirmar”.

De acordo com o relatório da PF, Ziegert e Youssef chegaram juntos ao hotel Luzeiros, onde o doleiro foi detido no dia 17 de março, na Operação Lava Jato. O relatório mostra que o acompanhante do doleiro deixou uma caixa na recepção endereçada a Milton Braga Durans.

Segundo Ziegert, foi Youssef quem pediu para que a caixa fosse deixada na recepção para o assessor da Casa Civil do Maranhão. Perguntado para quem ele deveria entregar a caixa, respondeu: “Para ninguém, não. Não sei para quem era. Ele mandou eu deixar no nome dessa pessoa”.

AMIZADE

Ziegert diz ser amigo de Alberto Youssef há mais de 20 anos e afirma que ambos estavam em São Luís para tratar de negócios envolvendo um terreno para a construção de um hotel.

Ele disse desconhecer qualquer irregularidade nas atividades do doleiro: “Sabia lá atrás que ele tinha tido uns negócios, mas ele falava sempre que nunca mais ia se meter nisso”.

Do Maranhão da gente

TRE mantém condenação de Edinho Lobão por propaganda irregular

0

20140424102308177137a
Comício na Assembleia Legislativa, ambiente público por excelência


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu — por unanimidade — manter a condenação do pré-candidato Edinho Lobão (PMDB) por ter utilizado diversas formas de propaganda irregular durante lançamento da sua pré-campanha. Ele terá que pagar multa de R$ 12.500.

Edinho havia sido condenado na quarta-feira (28), quando a juíza Maria José França Ribeiro acolhera um pedido do Ministério Público Eleitoral, por meio de representação impetrada pelo procurador auxiliar, Juraci Guimarães Júnior.

Inconformado com a decisão, o peemedebista recorreu ao TRE, alegando inexistência de provas, justificando que não pode ser responsabilizado pelo destino e forma de locomoção daqueles que o recepcionaram no aeroporto, bem como não teve intenção deliberada de promovê-la nem forneceu meios para que fosse realizada.

“O evento em questão ocorreu em ambiente fechado, às expensas de seu partido político, onde que se tratava de planos de governos ou alianças partidárias; que não houve publicidade de propaganda eleitoral, além de não mencionar que é candidato ou pré-candidato, bem como não houve pedido de votos, requerendo assim, ao final a improcedência da presente representação”, alegou a defesa de Edinho.

Para a juíza Maria José França Ribeiro, imagens de vídeo comprovam que Edinho “extrapolou os limites legais e regulamentares estabelecidos para a não configuração da propaganda eleitoral antecipada”.

“Em entrevista coletiva concedida na Assembleia Legislativa do Estado, cujo ambiente é público por excelência, o representado deixou clara sua candidatura ao Governo e os planos que pretende implementar caso eleito, além de sugerir ser ele o candidato adequado para ocupar o cargo em referência, diante da estrutura de suporte político que detém, inclusive em nível nacional”, diz a magistrada em trecho da decisão.

Na representação contra o pré-candidato do PMDB, o Ministério Público Eleitoral disse ter constatado vários tipos de propaganda irregular, como placas e cartazes em veículos, carreata, carro de som, comício e outdoor no qual se buscava, dissimuladamente, levar ao conhecimento geral a sua candidatura muito antes do período previsto.

Do maranhão da gente

Nove pessoas foram presas em megaoperação da polícia civil

0

bando
Com intuito de coibir e combater a criminalidade em cidades do interior do Estado, cerca de cinquenta homens da Polícia Civil com apoio de equipes do Grupo Tático Aéreo (GTA), realizaram uma megaoperação no município de Barreirinhas, que resultou na prisão de nove pessoas envolvidas diretamente com o tráfico de drogas e na apreensão de entorpecentes, arma, dinheiro e veículo.

A ação policial foi em decorrência de um mandado de busca e apreensão expedido pela Juíza Larissa Tupinambá da Comarca de Barreirinhas.

A operação foi coordenada pelo superintendente de Polícia Civil do Interior, delegado Jair Lima de Paiva Junior e contou com o apoio dos delegados Carlos César Veloso e Maria de Jesus da SPCI, além dos delegados George Antônio Silveira Marques Regional de Itapecuru Mirim, e Cristiano Antônio Morita Nock.

Também participaram da megaoperação, policiais civis das cidades de Timon, Caxias, Cururupu e Itapecuru Mirim.

Foram detidos: Carlos Ramos da Costa, 21 anos; Gleydson Araújo de França, 38 anos; Adeilson Costa Dutra, vulgo “Louro”, Genivaldo Nunes da Silva, vulgo “Piaba”, 19 anos, Alan Kardec Pereira da Rocha, 29 anos, que foi localizado na Rua do Fio, bairro Boa Fé; Maria das Graças Ramos da Costa, 46 anos, Mayzza de Lourdes Costa Dias, 23 anos; Francilene Garcês da Costa e outro criminoso identificado como Paulo.

Já José Melquias Lima Reis, vulgo “Melc”, companheiro de Francilene, tido como um dos fortes distribuidores de drogas na cidade, já foi preso duas vezes pelo crime de tráfico de entorpecentes, inclusive possui mandado de prisão em aberto pela comarca de Barreirinhas. Segundo a Polícia, no momento das prisões ele não estava em sua residência, localizada no município, mas a Polícia trabalha no sentido de recapturá-lo.

Para o superintendente de Polícia do Interior, delegado Jair Lima de Paiva, “há um mês estávamos levantando informações e investigando o paradeiro deles. Essa ação foi fruto de um extenso trabalho de investigação da Polícia Civil”.

“Conseguimos retirar de circulação várias pessoas que estão ligadas diretamente com o trafico de entorpecentes. Com estas prisões vamos dar tranquilidade à região de Barreirinhas. A SPCI e todas as equipes que estiveram presentes, inclusive o GTA, estão de parabéns pelo serviço realizado. Vamos intensificar mais ainda o combate ao tráfico de drogas,” avisou Jair Lima.

Apreensão

Na residência de Francilene Garcês a polícia fez a apreensão de 21 pedras de crack, duas trouxinhas de cocaína, R$ 463 reais e três dólares em espécie, além de uma caminhonete Hilux, cor prata de placa NHO – 8648.

Eles foram apresentados na delegacia e autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, por ilegal de arma de fogo. Eles permanecerão detidos aguardando a decisão judicial.

Fonte: SSP-MA / topc

Mulheres são presas tentando entrar na CCPJ de Pedrinhas com celulares

0

pedrinhas6-1-300x250e

Três mulheres de detentos foram presas em flagrante ao tentarem entrar na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) em Pedrinhas, neste sábado (31) com telefones celulares.

Os aparelhos estavam escondidos dentro de vasilhas com comida  que seriam entregues aos maridos estão presos na unidade.

Ana Carolina Costa Leite e Silva, 19 anos ( esposa de Winniston Lima Diniz, preso no bloco A); Ana Carolina Lisboa Ferreira, 22 anos (esposa de Diego Ferreira, bloco A) e Tânia Maria Pestana Ribeiro, 27 anos (esposa de Wanderson Aurélio Cantanhede Santos, o ‘Perninha’, bloco B) foram flagradas durante a revista feita pelos agentes e monitores.
As três foram encaminhadas no inicio desta tarde ao Plantão de Polícia Civil da Vila Embratel onde permanecem presas.

DO: TopC

Prefeito e vice de Buriti tem mandatos cassados pelo TRE-MA

0

Rafael Mesquita Brasil e o vice, Raimundo Camilo

Rafael Mesquita Brasil e o vice, Raimundo Camilo

O TRE-MA, Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão cassou na manhã de sexta-feira (30), o mandato do Prefeito da cidade de Buriti, Rafael Mesquita Brasil e de seu vice.

O segundo colocado, Naldo Batista já foi diplomado nesta manhã de sexta-feira no Cartório Eleitoral da cidade de Buriti. Neste momento a pressão é muito grande em cima do Presidente da Câmara Municipal, Laudelino Mendes, para empossar Naldo Batista ao cargo de Prefeito Municipal.

Em nota o Presidente da Câmara Municipal, Laudelino informa que realizará a posse de Naldo Batista ao cargo de prefeito somente no domingo, 1º de junho, data limite das 48hs concedida pelo o juiz.

A posse acontecerá domingo (01/06) às 9h no plenário da Casa Legislativa da cidade de Buriti-MA.

Rafael Mesquita Brasil teve o mandato cassado por corrupção e abuso de poder econômico durante as eleições municipais de 2012, de acordo com o processo de nº 253.2013.610.0025 – AIME.

Veja abaixo a sentença.



Com informações do Blog do Foguinho

Prefeitura de Santa Inês reforma postos de saúde

0

Posto Aeroporto

A rede de Saúde do município de Santa Inês passa por uma grande reformulação estrutural. Através de convênios com o Governo Federal e investimentos com recursos próprios, a Prefeitura de Santa Inês vem trabalhando para melhorar qualidade no atendimento de saúde tanto na zona urbana como rural do município.

De acordo com dados repassados pela Secretaria Municipal de Saúde de Santa Inês, desde o ano passado até o final deste mês de maio, sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram reformadas e ampliadas. Além desses, mais dois postos serão reformados e ampliados.

Além dos postos de saúde, a Prefeitura de Santa Inês reconstruiu também o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona no Bairro Aeroporto. Lá, toda a parte estrutural foi reformulada e agora o centro está equipado e atendendo à comunidade.

NOVOS POSTOS

Ainda de acordo com o relatório, estão conveniados para serem construídas 12 novas UBSs, sendo oito na zona urbana e quatro em povoados do município. Consta ainda a construção de uma Academia de Saúde no Bairro Sabbak e a reconstrução do Centro de Saúde Djalma Marques, onde as obras estão em fase de conclusão.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Thiago Zacariotto Lima Alves, o prédio do Centro de Saúde Djalma Marques passará a contar com o Laboratório Central Municipal, que atenderá os exames laboratoriais eletivos, acabando com a fila que hoje se forma no Hospital Tomaz Martins, que atende tanto os exames de pacientes internados, quanto os exames eletivos.

Outro fato inédito na saúde do município, diz o secretário, é que todos os postos passarão a contar com móveis novos, climatização, computadores e sala de medicamentos equipadas com eletrocardiograma, desfibrilador para reanimação cardiorrespiratória, entre outros equipamentos “para dar uma melhor atenção a nossa população”, ressalta Thiago.














De acordo com o secretário Saúde, os recursos para essas obras são advindos de financiamento fundo a fundo com o
Ministério da Saúde.

SAÚDE BUCAL

Thiago Zacariotto explicou que para a parte odontológica está em fase final de liberação pelo Ministério da Saúde a ampliação do programa de Saúde Bucal, passando de 7 para 13 equipes, o que significa que mais 6 postos de saúde em Santa Inês passarão a contar com todos os equipamentos e profissionais para realizar os tratamentos odontológicos na
proximidade da sua casa.

ATENÇÃO BÁSICA

Outro passo importante para uma atenção básica de saúde melhor, segundo o secretário, foi a ampliação do número de equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que está em fase de aprovação pelo Ministério da Saúde. Com isso, Santa Inês passará a contar com mais fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas.

SAÚDE NA ESCOLA

O secretário disse que no processo de suporte as iniciativas da Estratégia de Saúde da Família, desde o ano passado, Santa Inês integra o Programa Saúde na Escola, que leva promoção e prevenção de Saúde para as escolas municipais  com iniciativas voltadas para educação em saúde, como suporte nutricional, evitando a obesidade infantil e ensino da técnica correta de escovação e aplicação de flúor no combate a cárie.

Do Blog do Luis Cardoso

Coroatá: multas serão aplicadas a partir de segunda-feira

0

A informação foi confirmada pelo Superintendente de Trânsito do Município, Raimundo João, durante reunião entre mototaxistas realizada na manhã deste sábado (31/05), no prédio da FC Motos de Coroatá.

“A partir de segunda-feira os agentes de trânsito vão estar nas ruas com talões para notificar infrações cometidas, evitem sair sem capacete e retrovisores, e de forma nenhuma entregue a direção de automóveis ou motos para menores, isso pode implicar em multa e apreensão do veículo para o proprietário”, disse Raimundo João.

A medida visa diminuir ainda mais os acidentes nas ruas da cidade. Segundo dados divulgados pela Prefeitura de Coroatá, já houve uma diminuição de 70%, mas sempre há imprudências e infelizmente os acidentes acabam acontecendo.

Segundo o Superintendente de Trânsito o principal foco nesta etapa inicial é cobrar o uso de capacete, retrovisores e ser mais rigoroso em não tolerar menores conduzindo motos ou carros. Além disso é importante que o proprietário dos veículos andem com os documentos do mesmo, caso seja solicitado.
 

Fonte: Coroatá online

É dinheiro que não acaba mais!!! Repasses constitucionais para Caxias no mês de maio superam em mais de R$ 5.8 milhões mesmo período do ano passado

0

Léo Coutinho faz um governo 
com fartura de recursos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


o prefeito de Caxias, Léo Coutinho, pode reclamar de muita coisa na sua administração, mas de falta de dinheiro nos cofres da Prefeitura, ele não pode “dar um pio”.  
 
É que a sua gestão está vivendo um período de bonança nunca visto em nenhuma outra administração e as boas notícias financeiras não param de chegar no Palácio da Cidade.

Para não ir muito longe, somente neste mês de maio a Prefeitura de Caxias recebeu exatos R$ 5.820.376,08 (cinco milhões, oitocentos e vinte mil, trezentos e setenta e seis mil e oito centavos) a mais que o mesmo mês de 2013. 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
Naquele maio de 2013, aportaram nos cofres da princesa do sertão, entre Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Fundeb, ICMS, além de outras receitas menores, o total de R$ 15.205.439.23.

Mas para sorte do nosso jovem prefeito, o mês de maio de 2014 foi realmente o mês das mães para ele que teve disponível para fazer uma boa gestão o incrível montante de R$ 21.025.815,31 (vinte e um milhões, vinte e cinco mil, oitocentos e quinze reais e trinta e um centavos), divididos entre FPM, Fundeb, ICMS e outros repasses menores, que fizeram a alegria de um administrador cheio de vontade em ajudar o próximo.
Repasses de maio de 2013
Repasses de maio de 2014
Destes valores apresentados nesta postagem não constam os recursos da Saúde, que giram em torno de R$ 5 milhões/mês, além de dezenas de outros valores oriundos dos diversos convênios feitos entre a Prefeitura e o governo federal.

Apesar dos inconvenientes existentes na atual administração em Caxias, de falta de verbas para se fazer uma boa gestão, ninguém pode reclamar.

O prefeito de Caxias está passando o final de semana em São Luis. Qual será a boa nova que ele trará para os caxienses quando retornar?
 
DO SABÁ

Inexplicável!!! Pela primeira vez nos últimos 12 anos, Prefeitura de Caxias não fará festejo junino no Parque da Cidade

0






 
 














Os vendedores ambulantes, e aqueles que aguardam ansiosos a realização dos festejos juninos de Caxias para faturarem um dinheiro extra no Parque da Cidade, podem ir tirando o “cavalo da chuva”, pois não haverá nenhuma atração no local neste ano.

O que antes era apenas uma possibilidade, agora é real. O caxiense não verá nenhuma atração de nome no antes tradicional festejo junino do município.

Léo Barata se esforça para 
fazer um grande trabalho 
na Cultura...
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Maior festa do povo do sertão, várias cidades do nordeste disputam o título para saber quem faz o melhor São João da região.

Quando assumiu a Secretaria de Cultura de Caxias, o vereador licenciado, Léo Barata, tinha na cabeça vários sonhos e muita força de vontade para fazer da pasta uma das mais destacadas da administração. Os sonhos de Léo Barata, infelizmente, não estão sendo realizados da forma como ele imaginou, restando então, somente a sua força de vontade para fazer um grande trabalho.

Nos corredores do Centro de Cultura, o burburinho é geral diante da inexplicável não realização das festas juninas no Parque da Cidade.

Segundo correligionários do secretário Léo Barata, sua insatisfação já está no limite. Não se surpreenda com sua volta pra Câmara.

Fontes do blog afirmam que a desculpa para que não haja um festejo junino com grandes bandas no Parque da Cidade é de que a Prefeitura de Caxias está sem recursos e que as receitas estão caindo. Caso tentem usar esse discurso da queda nos repasses constitucionais, não vai colar, haja vista que os dados do governo federal desmontam qualquer afirmação nesse sentido.

O blog tem quase certeza que, caso se concretize mais um fracasso da atual administração, o mesmo será debitado na governadora Roseana Sarney, pois, segundo os aliados do grupo dominante em Caxias, ela não envia recursos para o município.

O discurso de jogar a culpa do desastre que é o governo Léo Coutinho em terceiros já está bastante ensaiado e com certeza será usado mais uma vez.

Para “salvar a lavoura”, o festejo junino poderá ser feito, contra a vontade de Léo Barata, na Praça do Panteon, onde possivelmente levará o nome de arraiá na praça, um jeito diferente de brincar o São João.

Caso o leitor ainda encontre Léo Barata como titular da Cultura organizando o festejo junino na Panteon, tenha a certeza de que ele não estará fazendo aquilo feliz ou animado.

Inteligente e esforçado, Léo Barata está sentindo na pele que, andorinha só, não faz verão.


fonte: do sabá













Justiça manda para a cadeia dois traficantes de drogas em Bacabal

sexta-feira, 30 de maio de 2014 0




Cumprindo mandado de sentença condenatória uma equipe de investigadores da Delegacia Regional de Bacabal, sob o comando do delegado Dr. Carlos Alessandro, prendeu Alfredo de Sousa, de 41 anos.

 
Traficante de drogas m grande atuação na área do Bairro Almiro Paiva, Chacal, como é vulgarmente conhecido, foi condenado a três anos de reclusão e deverá ser recambiado para nossa capital até o início na semana.

Quem voltou para a cadeia foi Cleidiana da Silva França, 21 anos, que cumpria pena domiciliar desde o domingo de carnaval desse ano quando foi presa com cocaína. Ela reside no Bairro Trizidela.
 
Do sergio matias

Em nota, Furacão do Forró diz que Mara Pavanelly foi intransigente e antiprofissional ao deixar a banda

0




Assim como fez sua ex-vocalista, a banda Furacão do Forró/TS Eventos usou as redes sociais para explicar aos fãs e ao púbico em geral as circunstancias da saída de Mara Pavanelly da empresa.

Leia abaixo.

[...] em total e irrestrito respeito ao público, parceiros e clientes, informamos que no dia 27 de maio de 2014 fomos surpreendidos com um comunicado, por meio das redes sociais, no qual a vocalista Mara Pavanelly informou o desligamento imediato da Banda, apesar do contrato vigente e firmado com a empresa até julho de 2016.

Lamentamos profundamente tal atitude, ocorrida de forma abrupta e antiprofissional e sem qualquer prazo para transição e/ou acomodação, ressaltando que há 5 anos a Banda investe na artista, projeta sua imagem e seu reconhecido talento.



Infelizmente a cantora Mara Pavanelly optou por infringir regras contratuais e rescindir seu contrato de forma unilateral e intransigente.


Salientamos ainda que a Banda Furacão do Forró continua, se renova e se fortalece a cada mudança.

Junto com nosso astro Wylley Gomes, o "Boyzinho do Furacão", exemplo de caráter, humildade e muito talento, além de uma grande e nova voz feminina que anunciaremos na próxima quinta-feira, continuamos firmes e fortes para levarmos mais alegria e muito forró ao nosso público.

Entenda o caso:



BOMBA: Vereador sai zangado porque projeto de antecipação da eleição da câmara não foi apresentado!

0


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Aconteceu na tarde do dia (28) deste, a tão esperada seção da Câmara Municipal de Vereadores de Bacabal, na qual seria apresentado o projeto de resolução que mudava o regimento interno e antecipava a eleição da mesa diretora para o biênio 2015/2016, mais o que houve que não apresentaram o Projeto?
 
O projeto recebeu as assinaturas de 12 dos 17 vereadores, só que no momento que iria ser protocolado na Secretaria da Câmara percebeu-se que havia um artigo redigido de maneira errada e que o tornava inconstitucional, o artigo dizia que a posse da Mesa diretora seria automaticamente, ou seja, a atual presidente estaria sendo cassada sumariamente.
 
Por isso foi-se foi solicitado que fosse feita uma nova redação que para tornar o projeto constitucional, aonde à posse seria somente em 1º de janeiro de 2015. Só que após novo redação  do projeto, alguns vereadores que teria assinado o primeiro, arrependido  voltaram atrás de suas decisões e recursaram-se a assinar  causando assim a insatisfação de quem estava interessado na antecipação.
 
Antes do começo da seção houve uma reunião entre alguns vereadores  e com a recursa de assinatura de alguns foi aconselhado o adiamento da apresentação do projeto, aí o clima esquentou o Vereador Maninho não satisfeito nem participou da Secção da câmara e de ainda saiu esbravejando dizendo que não era mais o líder do governo e inclusive foi levado para sua residência por outra colega vereador.
 
Antes da seção teve uma reunião entre e deixaram ou esqueceram de convidar os 3  vereadores do PMDB que formam a maior bancada da câmara, com isso fica a pergunta no ar, será que está começando um racha na Câmara?


O projeto será apresentado será apresentado em outra seção, só que agora muda as caras e poderá vim surpresas na escolha do novo Presidente da Câmara para o biênio de 2015/2016.
 

Polícia Civil recupera em Zé Doca três motos tomadas de assaltos

0

Motocicletas modelos NXR Bros e CB 300 recuperadas após ter sido tomadas de assalto
Um trabalho de investigação da Polícia Civil de Zé Doca, sob o comando do Delegado Dr. Jader Alves, conseguiu recuperar três motos que foram tomadas de assaltos nos municípios de Bacabal, Bom Jardim e Zé Doca.

Moto modelo Titan CG 150
As motos; uma CB 300X preta com placa NXA-5973, uma NXR Bros vermelha sem placa e uma Titan CG 150 preta foram recuperadas no município de Zé Doca e em todos os casos os ladrões estavam armados durante os assaltos.

No caso da CB 300, segundo a polícia a moto havia sido tomada de assalto na BR-316 próximo ao município de Bacabal. Já a NXR Bros e a Titan haviam sido tomadas de assalto nos municípios de Bom Jardim e Zé Doca.

As motos CB 300 e a NXR Bros foram apreendidas em abordagens. O delegado ouvi as pessoas que estavam pilotando, mas ninguém foi preso.

Já a Titan 150, foi apreendida depois de denúncias informando que a motocicleta estava abandonada em um casa no Bairro São Francisco. 

A operação foi realizada pela equipe de investigadores composta pelos policiais Sizino, Mex, Rafael e Evaldo. As motos se encontram na Delegacia Regional de Zé Doca.

Do blog do jr

Oito matam homem a pauladas e facadas

0

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

Um crime bárbaro ocorreu na região do Residencial Talita, na Estrada da Raposa, por volta das 19h de terça-feira (27). A vítima foi identificada como John Ribeiro Andrade, que é morador do bairro do Vinhais.

Segundo informações, oito elementos são suspeitos de terem cometido o crime. A vítima foi morta com pauladas e facadas.

Três pessoas já foram presas e cinco apreendidas suspeitas do homicídio. Os indivíduos presos foram identificados como Gildeison da Silva, Felipe Nogueira Pereira e Cleberson de Sousa Mendes. Outros cinco menores foram apreendidos.

Outro crime:

Um idoso identificado como Osmar Luso Silva, de 78 anos de idade, foi assassinado na Rua Cajazeiros, localizada no bairro do Coroadinho. O corpo da vítima foi encontrado na residência dele com 12 perfurações de faca.

Mãe lê diário da filha e 4 são presos por abuso

0

diario

Quatro homens foram presos na quinta-feira (29) suspeitos de abusar sexualmente de uma menina de 9 anos, em Indiara, a 100 km de Goiânia.

Segundo a polícia, o crime era cometido por parentes e pessoas próximas da família: o avô materno, o marido da avó materna, o padrinho da garota e o padrinho da irmã dela. O caso só começou a ser investigado depois que a mãe leu o diário da criança e descobriu os abusos.

No caderno, que será usado pela polícia como prova, a menina relatava o que cada um dos suspeitos fazia e afirmava que não gostava do que acontecia. Ela escreveu os atos começaram quando ela era pequena e que, na época, não entendia o que estava acontecendo.

Oito policiais e dois delgados atuaram nas prisões. Segundo Queops Barreto, delegado de Indiara, três dos quatro detidos confessaram ter praticado os abusos e um deles ficou calado. Apesar de um exame de corpo de delito confirmar que não houve relação sexual, todos serão indiciados pelo crime de estupro de vulnerável e podem pegar de 8 a 15 anos de prisão.

“O estupro de vulnerável não se restringe somente à conjunção carnal. Qualquer ato lascivo que caracterize de forma vulgar, o abuso de vulnerável, é tipificado como abuso de vulnerável”, explica Barreto.

Após receber as notícias das prisões, a mãe da garota contou como se sentiu: “Eu chorei de alegria, de alívio, raiva e tristeza, tudo junto. A gente tá passando por uma situação que não é fácil, porque envolve gente da família. Agora é tocar a vida com ela e observar mais, ficar sempre mais perto”.

A garota foi avaliada por uma psicóloga que constatou um trauma oriundo de uma experiência sexual anormal. “Como ficou muito tempo sem que ninguém soubesse desse crime, apenas ela sofrendo calada e os autores se aproveitando, essa criança vai ter que passar por um acompanhamento psicológico e médico para poder superar eventuais traumas que tenham ocasionado em sua vida”, disse o outro delegado da operação, Leandro Sperandio.

DO G1, COM EDIÇÃO DO GAZETA DA ILHA

Jovem leva facada após reagir a abuso sexual

0

Foto: Notícia da Foto

Foto: Notícia da Foto

Uma jovem ficou ferida após tentar se defender de uma tentativa de estupro na noite de quinta-feira (29), na Vila Davi II.

Segundo informações de testemunhas, a jovem tentou se defender do agressor, que também tem 17 anos, e foi atingida com golpes de faca no pescoço. Ela foi levada para o Hospital Municipal de Imperatriz.

O suspeito do crime foi apreendido e apresentado no Plantão Central. Segundo informações, o jovem acusado do crime irá completar 18 anos no dia 22 de junho.

fonte: portal gazeta da ilha

Adolescente de 17 anos leva bala e morre no Cruzeiro de Santa Bárbara

0

Um adolescente identificado como Rafael Rocha Pinheiro Amorim, de 17 anos, conhecido como “Rafaelzinho”, foi assassinado a tiros, por volta das 18h30 de quinta-feira (29), por elementos que estavam em um veículo Gol de cor preta. O crime ocorreu no bairro Cruzeiro de Santa Bárbara.

Foto: Difusora
Foto: Difusora

Segundo informações, “Rafaelzinho”, que tinha envolvimento com o crime na região, tinha uma “richa” com um indivíduo identificado como William. Em determinada ocasião, a vítima teria até mesmo aplicado facadas no homem. Ainda não foi confirmado o envolvimento de William no crime.
Rafael, que era morador da Vila Vitória, não resistiu aos ferimentos de bala e morreu no local do crime. Ele estava com uma arma na cintura no momento do homicídio.

Hospital de São Paulo manda carteiras para escola que apareceu no Fantástico

0

A escola  Divina Providência, da região da Trizidela, apareceu no programa Fantástico, da TV Globo, no dia 9 de março. Como nas duas outras que também foram mostradas, as condições eram, e continuam, precárias. Ela é aquele onde m senhor identificado como Deusdedit, proprietário do povoado Santa Rita, aparece afirmando que há mais de 15 anos ela está por cair sobre os alunos.
 
Carteiras enviadas de São Paulo - SOBRAPAR
Carteiras enviadas de São Paulo – SOBRAPAR
A direção do Hospital de Cirurgia Plástica Craniofacial – SOBRAPAR – de São Paulo, sensibilizou-se com a situação e resolveu ajudar doando estas carteiras aos estudantes. A secretária Rosina Benvindo confirmou esta informação.
 
Eles  viram a reportagem no Fantástico e se sensibilizaram (…) pegaram as informações da Secretaria, entraram em contato comigo e manifestaram o desejo de doarem carteiras para a escola Divina Providência, então nós já recebemos e agradecemos toda e qualquer parceria”, disse a professora à reportagem da TV Mirante
 
A doação, que inclui 26 carteiras e 60 cadernos de desenho,  está guardada  na  Secretaria de Educação  onde permanecerá por algum tempo. Já é certo que os alunos da  Divina Providência, no  povoado que fica a mais ou menos 27 kms da sede do município, NÃO  irão receber estes benefícios agora.
 
A  secretária de Educação decidiu que as carteiras e os cadernos só irão para a Divina  Providência depois que a escola da comunidade for construída
 
 “Após a construção porque as carteiras são carteiras de qualidade com estofado e pra colocar numa escola naquelas condições fica inviável, como ela já está no projeto de construção das 18 escolas conveniadas com o Estado do Maranhão, nós vamos aguardar a construção para que as carteiras sejam levadas para a Divina Providência”, afirmou
 
A construção das 18 escolas referenciadas por Rosina Benvindo foi prometida em março deste ano com prazo de concretização estipulado em 1 ano.
É o tempo que os alunos terão que esperar.
 
Do acelio

TIMBIRAS – Saiba que argumento tirou Dirce Maria da Penitenciária de Pedrinhas

0

 

 Dirce Maria
Dirce Maria
 
A ex-prefeita de Timbiras, Dirce Maria, foi presa dia 16 de maio quando participava de uma inauguração (Estação Ferroviária/sede do IHGC) em Codó. Foi solta dia 22 do mesmo mês por decisão do desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, do Tribunal de Justiça do Maranhão.
O blog teve acesso a decisão (Processo Nº 0003576-60.2014.8.10.0000)
 
Dirce foi defendida por três advogados muito competentes da família Almeida e Silva (Escritório de São Luís), que levantaram quatro teses de defesa:
  1. Que a juíza de Timbiras, nos dois  processos que condenaram a ex-prefeita à 13,4 anos de cadeia por falta de licitação pública no uso de  quase R$ 2 milhões de reais, não deu à ela  oportunidade de responder a acusação no tempo previsto pelo Código de Processo Penal;
    FOTO/arte Correiocodoense
    FOTO/arte Correiocodoense
  2. Que a presa teve seu direito de defesa cerceado  quando  a Justiça de primeira instância nomeou  um defensor dativo (advogado pago pelo Estado) sem que a ré  tivesse a chance de constituir um advogado de sua confiança;
  3. Que fora condenada com base em dolo genérico, quando era necessário um específico;
  4. Que faltou, por parte da juíza de Timbiras,  fundamentação para aumentar a pena-base de Dirce.
O desembargador derrubou a maioria das teses.
  • Sobre falta de responder  à acusação, por exemplo,  destacou “Anoto, por fim, haver nos autos prova de que, recebida a denúncia, foi a paciente então citada a oferecer defesa (fls. 254 e 469), assim não havendo declarar, ao menos por ora e no particular bom direito alegado”
O argumento da defesa que tirou Dirce da cadeia veio da alegação de que a ré não teve direito a escolher um advogado de sua preferência quando a Justiça lhe indicou um dativo (pago pelo Estado).
O  acusado tem o direito de escolher o causídico que irá defendê-lo no curso do processo criminal, não se admitindo que esta possibilidade lhe seja suprimida com a simples nomeação de defensor dativo pelo Juizo, sem que antes de oportunize ao réu a indicação de profissional de sua preferência”, escreveu o desembargador citando decisão do STJ.
José Joaquim Figueiredo dos Anjos considerou que Dirce, por conta disso, foi vítima de um processo que correu sem a observância  dos princípios DO CONTRADITÓRIO e da Ampla Defesa e mandou soltá-la.
Suficiente, pois, tal fato, à concessão do pleito LIBERATÓRIO formulado em sede de liminar”  sentenciou o juiz do TJMA.
 
A ex-prefeita está solta para responder em liberdade aos processos que os novos advogados tentarão sanar a partir de agora, se ao final o novo juiz da causa (já que Dra. Daniela Bonfim foi promovida para Bacabal)  entender que ela é, realmente, culpada voltará novamente para a prisão.
O que possibilitou este feito inédito na região dos Cocais, uma política mandada para Pedrinhas, foi o fato dos dois processos ( de 13,4 anos de prisão) terem transitado em julgado por falta de recursos, ou seja, saiu a sentença e em 15 dias Dirce não disse nada, muito menos o advogado dativo.
Neste caso, transita em julgado, isto é, não cabe mais qualquer recurso e o juiz está autorizado a executar a sentença – no caso dela, foi cadeia.
 
FONTE: DO acelio
 
 

Paulo Ramos - Fraco Homem tenta se matar ao descobrir que esposa estava o traindo

quinta-feira, 29 de maio de 2014 0
















Paulo Ramos – Agora a pouco por volta das 21:30 da noite, a polícia de Paulo Ramos foi atender uma ocorrência no bairro Buriti.


Chegando ao local, se deparou com um homem se cortando com uma faca tentando tirar a própria vida porque teria descoberto a traição da esposa. Trata-se de César Santos da Silva de 24 anos natural da cidade de Vitorino Freire. César em meio aos prantos contou a equipe do blog que vivia com a esposa há quase seis anos e tem uma filha de um ano e sete meses e sempre trabalhava fora para poder sustentar a família. 

 


 
 
 
 
 
 
 
 
Segundo o sargento Erielton que esteve à frente da ocorrência, a polícia teve que agir rápido para evitar a tragédia. Uma vez dominado pelos policiais, César foi levado ao hospital da cidade e logo em seguida conduzido para a delegacia onde passou a noite pensando como em como recomeçar a vida sozinho amanhã.

GARANHÃO: Acusado de assediar mulher casada é preso com arma de fogo

0


 
 
Foi conduzido ao distrito policial por porte ilegal de arma de fogo na manhã do dia 28, o senhor Josenildo da Conceição Santos, conhecido por “Gordim”, 33 anos, residente na Rua da Palmeira, Novo Bacabal. Em posse do mesmo um revólver calibre .38 de nº 593032 com 05 (cinco) munições intactas.

Segundo a PM, Gordim, teria se desentendido com o senhor Leandro dos Santos, 31 anos, residente na Terra do Sol III, também em Bacabal.  Os mesmos se encontraram na Estrada da Bela Vista em frente ao Quartel da PM onde se deu início uma discussão entre os dois.

O motivo da discussão seria por causa da mulher de Leandro de nome Rosineide, que segundo este, vinha sendo constantemente assediada por Gordim com cantadas, mensagens telefônicas, piadas e brincadeiras de mau gosto. Que a vítima ao se encontrar com Gordim não se conteve e pediu para Gordim se afastar da sua mulher.  Os policiais militares foram acionados e ao revistarem os dois, encontraram a arma citada na cintura de Gordim.

Dono de malharia é preso em Bacabal acusado de homicídio

0




A Polícia Civil prendeu na manhã desta quinta-feira (29) o empresário Francisco Gonçalves Sobrinho, de 59 anos,, conhecido como "Fogoió".


Proprietário de uma malharia no centro de Bacabal, em frente a Praça Chagas Araújo, próximo a prefeitura, o empresário é acusado de matar com tiro de espingarda um homem identificado como José Ribamar Mota Lima, em 2003, na cidade de Bom Lugar.


O mandado de prisão preventiva foi cumprido às 6 horas.

Vídeo mostra vítima fatal ainda viva após acidente; duas pessoas morreram na Litorânea

0

Circula nas redes sociais um vídeo feito através de aparelho celular segundo após o grave acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (29) na Avenida Litorânea, em São Luís.


Nas imagens aparecem o corpo do motociclista José Raimundo dos Santos Coelho, que morreu na hora, e  Christiano Regis de Macedo Filgueiras (ainda vivo), motorista do veículo Troller que atingiu o motociclista após perder o controle.
video
Christiano estava sem cinto de segurança, sacou do veículo, e morreu minutos depois no hospital.
 
fonte: do blog do sergio matias

IMPRUDÊNCIA: Esse delito aconteceu na rua afonso pena

0


2014-05-27 14.59.01
 
Já mostramos em outras ocasiões aqui no blog aberrações no transito de Codó, mas essa de hoje é de morte, como diz um amigo meu. Ontem a tarde, por volta das 15 horas, eu passava pelo centro e acabei deparando-me com uma cena, no mínimo, digna de ser fotografada, e foi exatamente isso que fiz. Um motorista, sem ter noção do que é trânsito, andava na Rua Afonso Pena na contra mão.
 
O mesmo não se intimidou e andava como se estivesse na sala da casa dele. Até que chegou um momento onde ele não teve como mais seguir em frente e teve que dar a ré em seu veículo.
 
Os condutores ficaram revoltados com a atitude do motorista folgado, mas nada puderam fazer a não ser repudiar a atitude do folgado. Nesse momento faltou a presença de um guarda de trânsito ou mesmo de um policial militar para fazer o procedimento que exige o Código Brasileiro de Trânsito.

Quem lembra de jakson e vidigal !

0

10418400_730382887005139_5821320976679901398_n
Edson Vidigal e Jackson Lago

Esta fotografia foi postada no facebook do professor Marcos Monteiro, da cidade de Caxias. A foto chamou-me a atenção e resolvi posta-la como a imagem do dia. São dois homens dignos de respeito do povo maranhense. O ex-governador Jackson Lago, que durante muitos anos tentou chegar ao governo do Maranhão, enfrentando as perseguições dos poderosos, tem deixado saudade na política maranhense.

Depois de muitas tentavas chegou ao governo do estado, mas não pôde governar para o povo como desejaria nos seus quatro anos de mandato. Descobriram uma forma de tirá-lo do poder, deixando o povo do Maranhão sem um governo legítimo e que representava as classes sociais deste estado.

O outro é Edison Vidigal, ex-vereador de Caxias, ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, ex-candidato a governador do Maranhão em 2006, e ex-candidato a Senador nas eleições de 2010. Vidigal é um dos homens que deveria está na política maranhense, pois seus projetos quando foi candidato representavam a vontade popular. O povo do Maranhão perdeu a oportunidade de ter dois grandes homens como seus representantes legítimos.

Quadrilha armada assalta banco no interior do PI e gerente é feito refém

0

Movimentação de populares após assalto no Banco do Brasil de São Miguel do Tapuio (Foto: Francisco Alves/ PortalSamita)

Uma quadrilha com aproximadamente 10 homens fortemente armada assaltou por volta das 11h de quarta-feira (28) a agência do Banco do Brasil da cidade de São Miguel do Tapuio, Norte do Piauí. De acordo com a Polícia Militar, os criminosos chegaram na cidade em dois veículos e passaram cerca de 20 minutos dentro da agência. Na ação eles fugiram com todo dinheiro do banco e levando o gerente refém.

Segundo o comandante de policiamento da cidade, capitão Reginaldo Soares, os criminosos estavam com armas de grosso calibre. “Eles entraram na agência e renderam o vigilante, funcionários e clientes. Além do dinheiro, também roubaram a arma do vigia, saíram levando o dinheiro do local e o gerente do banco como refém”, informou Reginaldo.

Durante a ação os criminosos chegaram a atirar na porta principal da agência quabrando o vidro.
Ainda segundo o capitão, a sede da 2ª Companhia de Policia Militar de São Miguel do Tapuio fica próxima ao banco, mas a polícia não teve como reagir. “O batalhão fica quase em frente ao banco, mas no momento do crime a equipe de plantão estava atendendo outra ocorrência e havia poucos policiais na sede. Testemunhas relataram que os criminosos colocaram dois homens em frente ao batalhão para atirar caso algum policial saísse do prédio”, destacou o comandante.

Vidros foram quebrados durante assalto ao Banco do Brasil de São Miguel do Tapuio (Foto: Francisco Alves/ PortalSamita)
Vidros foram quebrados durante assalto ao Banco
do Brasil de São Miguel do Tapuio
(Foto: Francisco Alves/ PortalSamita)


A ação dos suspeitos durou cerca de 20 minutos e após o assalto a quadrilha fugiu nos dois veículos modelos Hilux e uma Toyota SW4 em direção à divisa do estado do Piauí com o Ceará. “Eles fugiram levando o gerente, mas o liberaram na saída da cidade. Nós já acionamos os policiais da cidade de Novo Oriente, no Ceará, que faz divisa com o nosso município e também já saímos atrás dos suspeitos. Equipes da Polícia Militar de Castelo do Piauí e Campo Maior estão ajudando nas buscas”, confirmou o comandante Reginaldo.

Uma equipe do Grupo de Repressão ao Crime Organizado foi enviada de Teresina para São Miguel do Tapuio para acompanhar as investigações. Esta é a segunda ação criminosa registrada contra agências bancárias no estado em menos de 10 horas.

Do G1 PI

Coelhonetense é preso em flagrante pela PRF com 50 kg de maconha em ônibus no Piauí

0

apreensao

A Polícia Rodoviária Federal conseguiu prender na noite de terça-feira (27/05) na cidade de Floriano, o maranhense F.F.S.S., de 32 anos, depois de flagrá-lo com uma grande quantidade de droga.

Eram 50 quilos de maconha paraguaia, distribuídos em 59 tabletes, que estavam escondidos em duas malas no bagageiro de um ônibus da empresa Transbrasiliana que fazia linha Brasilia-Parnaíba.
A apreensão foi realizada no quilômetro 305 da BR-230, em fiscalização do Posto da PRF de Floriano.

O acusado, que é natural da cidade de Coelho Neto, informou à Polícia Rodoviária que a droga seria trazida para Teresina.

Dentro das malas, a droga estava enrolada em cobertores úmidos, provavelmente com o intuito de disfarçar o odor.

droga.jpeg

Informações PRF PI

Bandidos do PCM são baleados em perseguição

0

assaltos

Dois elementos assaltaram uma Lotérica localizada no Parque Vitória, no final da tarde de quarta-feira (28), em São Luís.

Os indivíduos foram identificados como Angelo dos Santos Silva, de 20 anos, morador do Recanto Vinhais, e Izais dos Santos Pereira, de 18 anos, morador da Cidade Olímpica. Eles estavam em uma moto .

Uma viatura perseguiu os bandidos e conseguiu efetuar as prisões. Os dois foram baleados. Quando chegaram no Socorrão, os indivíduos afirmaram ser membros do PCM. A grana do assalto foi recuperada.

Indígena atira flecha contra cavalaria em ato

0

flecha

A 16 dias da abertura da Copa do Mundo, um protesto contra o mundial da Fifa terminou em confronto com a Polícia Militar na área central de Brasília, no fim da tarde e na noite de terça-feira (27).

Os manifestantes chegaram a fechar as seis faixas do Eixo Monumental, no sentido Torre de TV, o que gerou um grande congestionamento. Segundo a PM, cerca de 2,5 mil pessoas participaram da manifestação, entre as quais um grupo de 300 índios que desembarcou na capital federal para protestar contra mudanças nas regras de demarcação de terras indígenas.

Em meio ao protesto, um PM do pelotão de cavalaria foi atingido por uma flecha disparada por um indígena. O policial foi atendido pela ambulância do Samu e passa bem, segundo a corporação.

Apesar de ter sido flagrado, o índio que disparou a flecha não foi preso, informou a  Polícia Militar.
Conforme a assessoria da Funai, desde 1988 os índios são responsáveis pelos seus atos e podem ser presos pela PM. A única restrição é com relação à prisão dentro de aldeia, que exige a presença da Polícia Federal, segundo a assessoria.

O protesto contra a Copa em Brasília teve início por volta das 17h, quando integrantes de movimentos sociais se concentraram na Rodoviária do Plano Piloto para criticar os gastos públicos na Copa e reclamar de problemas nas áreas de habitação, saúde e educação.

DO G1, COM EDIÇÃO DO GAZETA DA ILHA

Pré-candidato rico do MA deve pagar multa de R$ 12 mil

0

edinho-lobão

A Justiça Eleitoral no Maranhão acolheu o pedido da Procuradoria Regional Eleitoral, por meio do procurador auxiliar Juraci Guimarães Júnior, e condenou  o senador Edison Lobão Filho, o Edinho (foto), a pagar multa de R$12.500,00, por propaganda eleitoral antecipada.

Na representação contra Edison Lobão Filho, a PRE/MA apurou vários tipos de propaganda eleitoral de forma irregular no lançamento de sua pré-candidatura, que aconteceu na Assembleia Legislativa do Maranhão, tais como: placas e cartazes em veículos, carreata, carro de som, comício e outdoor no qual se buscava, dissimuladamente, levar ao conhecimento geral a sua candidatura muito antes do período previsto.

Na sua decisão, a juíza auxiliar Maria José França Ribeiro afirma que o senador Edison Lobão Filho extrapolou os limites legais e regulamentares estabelecidos para a não configuração da propaganda eleitoral antecipada, quando em entrevista coletiva concedida na Assembleia Legislativa do Maranhão, deixou clara sua candidatura ao governo do estado, além de ter destacado sua posição de candidato do partido ao qual é filiado e a necessidade da escolha dele; indicando que ele seria a pessoa mais apta para o exercício da função.

A Justiça Eleitoral também reconheceu que houve pedido de voto de forma dissimulada, quando o senador declarou que: “hoje foi dado o primeiro passo de uma caminhada que será a caminhada efetiva das urnas no dia 03 de outubro, o dia da votação”.

Para o procurador Juraci Guimarães, é fundamental que a Justiça e o Ministério Público Eleitoral fiquem atentos e repreendam rigorosamente os candidatos que insistem em realizar propaganda eleitoral, antes do tempo permitido.

COM INFORMAÇÕES DA ASCOM DO MP

Ex-prefeito de Altamira do Maranhão é condenado por improbidade administrativa

0

 Manoel Albino Lopes
Manoel Albino Lopes

O ex-prefeito de Altamira do Maranhão, Manoel Albino Lopes, foi condenado à perda da função pública (caso detenha); suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar ou receber incentivos do Poder Público durante três anos, além de pagamento de multa civil no valor de R$ 17 mil. Os desembargadores da 1ª Câmara Cível mantiveram o julgamento antecipado da 1ª Vara de Vitorino Freire, que julgou procedentes os pedidos do Ministério Público Estadual (MP) na ação de improbidade.

O MP alegou que o ex-prefeito teve a prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde (exercício financeiro de 2007), julgada irregular pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), porque teria adquirido materiais de limpeza (R$ 43.800,00), medicamentos e materiais hospitalares (R$ 139.880,00); contrato empresa para realização de reformas e construções (R$ 54.400,00), todos sem o devido procedimento licitatório. Teria ainda contratado enfermeiros, dentistas e médicos sem concurso público, gerando despesas elevadas, e utilizado o instrumento da fragmentação de despesas para burlar a necessidade de licitação.

Em sua defesa, Manoel Albino pediu que o julgamento fosse reformado e os pedidos do MP fossem considerados improcedentes, já que não teria havido dolo (intenção) ou má-fé nos atos praticados, pois ele teria agido por falta de conhecimento técnico e de assessoria especializada. Também sustentou não ter ocorrido dano ao erário, nem demonstração de irregularidade insanável.

Para o relator do recurso, desembargador Kléber Costa Carvalho, o ex-gestor não realizou ou dispensou diversas licitações, deixando de comprovar a regularidade dos atos e limitando-se a justificar por inexperiência da equipe de assessores. Ele entendeu que a intenção ficou demonstrada, pois o ex-prefeito possuía conhecimento da necessidade de realização dos procedimentos, cuja dispensa causou danos superiores a R$ 370 mil.

“Mesmo na hipótese em que se afaste o dolo, persiste a conduta culposa, pois o agente público não foi diligente ao ponto de revisar os atos, devendo arcar com o ônus de sua irresponsabilidade que implicou no mau uso da coisa pública”, avaliou.(Processo: 17812014)

Tecnologia do Blogger.