Home > Agosto 2014

Agosto 2014

“Gastão, o candidato de lugar nenhum” – Análise de Lígia Teixeira

sábado, 30 de agosto de 2014 0

Quem acompanha a propaganda eleitoral na TV e no rádio já deve ter notado a ausência de uma identidade maranhense na campanha do deputado federal Gastão Vieira, candidato a Senador do grupo Sarney.  
O Programa dele  faz pouquíssimas menções ao Estado, tendo um apelo visual genérico e um discurso de Gastão mais associado ao Brasil do que ao Maranhão.
gastaosite1
Há várias razões para o formato genérico e sem identidade do programa de Gastão Vieira. Com o alto índice de rejeição do candidato à governador de seu grupo, ele não toca no nome de Edinho Lobão, ao contrário, há esforço claro para evitar qualquer tipo de associação com Lobão Filho.
O mesmo ocorre em relação à governadora Roseana Sarney, que jamais deu as caras no Programa de Gastão para pedir votos a ele.
Afastado do Maranhão desde o início do anos 2000, quando foi secretário de educação, pesa ainda contra Gastão a ausência  de uma carreira política  respeitável que possa ser explorada na TV, mesmo o principal mote do parlamentar, a educação, tem que ser mostrado com cautela, já que o Maranhão ostenta os piores indicadores educacionais do país e ele foi por muitos anos o principal estrategista das políticas educacionais do governo Roseana, sendo o criador do famigerado tele-ensino.
O que resta então, é o discurso morno e genérico, agravado pela completa ausência de carisma de Gastão. O tom de voz quase sussurrante,  palavras ditas sem conexão com a realidade local e atores com sorrisos amarelos segurando a placa com o número do candidato, completam o cenário de artificialidade do programa eleitoral muito ruim de Gastão Vieira.
Um desavisado que ver o programa sentirá dificuldades de identificar por qual Estado ele, afinal de contas, está se candidatando.

Se deu mau - Mulher vai roubar galinha em casa de PM e é presa em flagrante

0

Um crime inusitado chamou a atenção das autoridades policias da cidade de Patos – PB. O fato aconteceu na madrugada de quinta-feira (28/08), por volta das 01h30min, quando uma mulher identificada como, Roberta dos Santos Nascimento, 23 anos, pulou o muro da residência do sargento da Polícia Militar paraibana, Antônio Lucena, para roubar algumas galinhas que lá se encontravam, mas para infelicidade dela, a mesma foi flagrada pelo sargento, que após rendê-la chamou a Policia.
mulher presa -  02
De acordo com o agente da Polícia Civil, Marcos Firmino, responsável por registrar a ocorrência, a mulher foi surpreendida logo após o sargento acordar com a movimentação no muro de sua residência, e quando chegou lá flagrou a acusada já pulando o muro.
“A acusada já possui algumas entradas na delegacia por furto e roubo, e também é viciada em drogas. Trata-se de uma mulher jovem, que tem filho, mas que infelizmente se entregou a este mundo das drogas”, lamentou Firmino. A acusada mesmo depois de algemada ainda tentou empreender fuga pulando o muro, mas não conseguiu êxito.
Noticias da paraiba via blog do malagueta

Rico quanto mais tem mais zomba da população : Paulinha Lobão exibe helicóptero no Facebook antes de sobrevoar a pobreza do MA

0


Repasse Informativo:  MARCOS  MONTEIRO

ELEIÇÕES / 2014

Paulinha Lobão exibe helicóptero no Facebook antes de sobrevoar a pobreza do MA

A apresentadora de TV e esposa do candidato do PMDB ao governo, Edinho Lobão Filho, postou foto ao lado de um helicóptero com um imenso adesivo onde se lê o número de Edinho. Na foto, publicada em seu Instagram hoje cedo (27) , Paulinha deseja bom dia aos seguidores e diz que  seguirá a bordo do helicóptero para a cidade de São Vicente de Ferrer.

Desde o início da campanha, chamo a atenção para os arroubos da esposa de Edinho. Bastou criticar a reunião promovida por ela com mulheres da alta sociedade maranhense, para que os blogueiros de aluguel do sistema de comunicação do grupo Sarney-Lobão gritassem dizendo tratar-se de preconceito contra a mulher.

A verdade é que Paulinha Lobão, a exemplo do marido, gosta de ostentar. Foi assim que ela e Edinho sempre se comportaram, fazendo questão de exibir bens de consumo e estilos de vida caros. Foi por isso que a reunião política com as mulheres, feita para dar a impressão de apoio popular feminino à candidatura de Edinho, repercutiu tão mal.

Com a foto do helicóptero, a apresentadora volta à condição de esposa rica a ostentar. O problema é que a ostentação em época de campanha eleitoral contrasta com a realidade de extrema pobreza dos municípios para onde ela viaja. São Vicente De Ferrer, município da Baixada Maranhense  para onde a apresentadora viajou à bordo de seu helicóptero, é um dos mais pobres do Maranhão.

Segundo o IBGE, São Vicente Ferrer está no topo do ranking das cidades com menor PIB  per capita do país, que é a soma de tudo que é produzido pela economia do local, dividido pelo número de habitantes. A 280 quilômetros de São Luís, a cidade tem pouco mais de 20 mil habitantes, nenhuma indústria e 170 lojas, a base da economia na área urbana do município, que sobrevive basicamente da produção de farinha de mandioca em roças. Em 2011, o Jornal Nacional chegou a fazer uma matéria sobre a situação de calamidade no município VEJA AQUI
Escárnio e deboche o fato de Paulinha ostentar um helicóptero durante a campanha eleitoral, sobretudo se pensarmos de onde vem a riqueza ostentada por ela e pelo marido.

Pra que isso, Paulinha Lobão?
  
FONTE:  http://blog.jornalpequeno.com.br/raimundogarrone/ VIA/blog da Lígia Teixeira


A apresentadora de TV e esposa do candidato do PMDB ao governo, Edinho Lobão Filho, postou foto ao lado de um helicóptero com um imenso adesivo onde se lê o número de Edinho. Na foto, publicada em seu Instagram no ultimo dia [27]cedo, Paulinha deseja bom dia aos seguidores e diz que seguirá a bordo do helicóptero para a cidade de São Vicente de Ferrer.
Desde o início da campanha, chamo a atenção para os arroubos da esposa de Edinho. Bastou criticar a reunião promovida por ela com mulheres da alta sociedade maranhense, para que os blogueiros de aluguel do sistema de comunicação do grupo Sarney-Lobão gritassem dizendo tratar-se de preconceito contra a mulher.
A verdade é que Paulinha Lobão, a exemplo do marido, gosta de ostentar. Foi assim que ela e Edinho sempre se comportaram, fazendo questão de exibir bens de consumo e estilos de vida caros. Foi por isso que a reunião política com as mulheres, feita para dar a impressão de apoio popular feminino à candidatura de Edinho, repercutiu tão mal.
Com a foto do helicóptero, a apresentadora volta à condição de esposa rica a ostentar. O problema é que a ostentação em época de campanha eleitoral contrasta com a realidade de extrema pobreza dos municípios para onde ela viaja. São Vicente De Ferrer, município da Baixada Maranhense para onde a apresentadora viajou à bordo de seu helicóptero, é um dos mais pobres do Maranhão.
Segundo o IBGE, São Vicente Ferrer está no topo do ranking das cidades com menor PIB per capita do país, que é a soma de tudo que é produzido pela economia do local, dividido pelo número de habitantes.  A 280 quilômetros de São Luís, a cidade tem pouco mais de 20 mil habitantes, nenhuma indústria e 170 lojas, a base da economia na área urbana do município, que sobrevive basicamente da produção de farinha de mandioca em roças. Em 2011, o Jornal Nacional chegou a fazer uma matéria sobre a situação de calamidade no município.

VEJA AQUI

Escárnio e deboche o fato de Paulinha ostentar um helicóptero durante a campanha eleitoral, sobretudo se pensarmos de onde vem a riqueza ostentada por ela e pelo marido.
Pra que isso, Paulinha Lobão?

FONTE: http://blog.jornalpequeno.com.br/raimundogarrone/ VIA/blog da Lígia Teixeira

Mais uma pesquisa ao governo do MA : Pesquisa aponta vitória de Flávio Dino com 57,8% dos votos contra 23,1% de Lobão Filho

0

Flávio Dino vence as eleições no primeiro turno, segundo pesquisa Data M
Flávio Dino vence as eleições no primeiro turno, segundo pesquisa Data M
A nova rodada da pesquisa DataM contratada pelo jornal Atos e Fatos revelou que Flávio Dino (PCdoB) mantém a dianteira na disputa pelo Governo do Maranhão. A pouco mais de um mês para o dia das eleições, o oposicionista possui 57,8% das intenções de voto dos maranhenses contra 23,1% do segundo colocado, Lobão Filho (PMDB).
A pesquisa foi realizada após a primeira semana do horário eleitoral gratuito, em que se pode identificar a preferência do eleitorado em relação ao período mais quente da campanha. A distância que separa Flávio Dino do segundo colocado é de 34 pontos de diferença. Em terceiro lugar aparece Zé Luis Lago (PPL) com 1%, Professor Josivaldo (PCB) com 0,9%, Luís Pedrosa (PSOL) tem 0,4% e Saulo Arcangeli (PSTU) teve 0,3%. Brancos e nulos somam hoje 10,2% dos eleitores e não sabem ou não responderam, 6,4%.
Dino também lidera o voto espontâneo (quando o eleitor não é apresentado ao nome dos candidatos). Neste quesito, Dino possui 41,8% das intenções de voto e Lobão Filho possui 14,9%.
Já em uma disputa direta entre Flávio Dino em Lobão Filho, em um eventual segundo turno, 62% dos maranhenses afirmam que votariam em Flávio Dino contra 24,1% dos que afirmam que votariam em Lobão Filho. Neste cenário, brancos e nulos somam 8,7% e não sabem ou não responderam, 5,2%.
Rejeição
A pesquisa apurou também a rejeição do eleitorado em relação aos candidatos que disputam o comando do Palácio dos Leões a partir de 1º de janeiro de 2015. Confrontados com a pergunta “em quem não votaria de jeito nenhum”, 44% dos eleitores informaram rejeitar Lobão Filho, enquanto 12,8% disseram não votariam em Flávio Dino. 8,3% não votariam em Luís Pedrosa, 3,8% em Zé Luís Lago, 3,4% em Professor Josival e 2,4% em Saulo Arcangeli.
2,5% disseram que poderiam votar em todos e 7% disseram que não votariam em nenhum. Não sabem quem rejeitam ou não responderam à questão 15,9%.
A pesquisa DataM foi a campo entre os dias 21 e 24 de agosto e entrevistou 1.400 pessoas de todas as regiões do Maranhão. A pesquisa tem margem de erro de 3% para mais ou para menos e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo 037/2014.
Senado
O candidato da oposição apoiado por Flávio Dino, Roberto Rocha (PSB), também está na dianteira nas pesquisas de intenção de voto. Rocha tem 29% das intenções de votos contra 20% de Gastão Vieira. Haroldo Sabóia, do PSOL, tem 5,6%; Marcos Silva (PSTU) tem 4%. Brancos e nulos somam 24%.
No índice de rejeição também é o candidato da família Sarney, Gastão Vieira, que lidera com 17%. Ele é seguido por Saboia, com 11% e Rocha, com 9%.

TSE anula decisão do TRE-MA e candidatura de Sarney Filho volta a ser ameaçada

0

Por Garrone


Sarney Filho: candidatura ameaçada
Sarney Filho: candidatura ameaçada
A situação do deputado federal Sarney Filho (PV) voltou a se complicar com a decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Henrique Neves, que anulou a decisão do TRE-MA em permitir a participação do seu partido na coligação do candidato edinho Lobão (PMDB).
A participação do PV na coligação sarneysista foi questionada na Justiça pelo candidato a deputado federal Márcio Jardim (PT) diante da confusão do PV ao registrar sua ata no TRE-MA, sem especificar a sua participação na coligação majoritária, com o lançamento da candidatura de Washington Rio Branco ao Senado.
De acordo com essa ata, o PV seria obrigado a disputar as eleições sozinho sem compor aliança com nenhum outro partido, o que praticamente torna impossível a reeleição de Sarney Filho por falta de quociente eleitoral.
O ministro afirmou que o Tribunal maranhense, ao alegar que a questão das coligações é interna dos partidos e por isso não caberia a impugnação de um candidato de outra legenda, deixou de analisar o que realmente importa: a ilegalidade da mudança de ata do PV. Assim, “a Corte de origem deixou de se manifestar sobre fato relevante para a solução da controvérsia”. Assim, “a norma constitucional de garantia do devido processo legal fica reduzida a uma encenação sem propósito e sem finalidade”.
Deste modo, o ministro enviou o processo de volta ao TRE para que a corte analise a irregularidade da mudança da ata do PV e, a partir daí, julgar a coligação.
O partido registrou apenas as candidaturas de Sarney Filho, Victor Mendes e Washington Rio Branco. Sem nenhuma mulher candidata, o PV não estaria cumprindo a cota de gênero (art. 10, §3º, da Lei 9.504/97), o que é um outro problema que pode até retirar o PV da disputa eleitoral de 2014.

(Com informações do blog do Clodoaldo Corrêa)

Hospital do Câncer: a trágica mentira de Edinho e Roseana para conquistar o eleitor

0

hospital - Chiharu Shiota, During Sleep - 2002
Chega a ser de mal gosto a propaganda do governo Roseana e do seu candidato Lobão Filho sobre a inauguração de um hospital do câncer em São Luís.
Transformaram um anseio da população em objeto de propaganda política sem que levar em conta que o que está em jogo é a vida das pessoas.
Ao divulgarem a inauguração de um hospital do câncer criaram na população a falsa esperança de um tratamento melhor para a doença com mais um hospital especializado em São Luís, que até então contava apenas com  o Hospital Aldenora Belo.
Falsa porque tudo não passa de uma jogada de marketing político que contaminou até mesmo a melhoria no atendimento ao paciente com câncer com a adaptação do antigo Hospital Geral.
O problema é que o paciente vai continuar enfrentando o velho transtorno de depender de macas, ambulâncias e horários do Aldeora Belo para o serviço de radioterapia, que é exatamente o que falta no “hospital do câncer” inaugurado por Roseana e festejado por Lobão Filho.
A Radioterapia, segundo os principais centros de referência no tratamento do câncer no País, compõe ao lado da cirurgia e quimioterapia o tripé do tratamento oncológico.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 70% dos pacientes com diagnóstico de câncer serão submetidos à radioterapia em alguma fase de seu tratamento.
Um percentual bem superior ao que pretende alcançar Lobão Filho com a propaganda do dito “hospital do câncer ” em seu programa eleitoral, trincheira de uma guerra suja.
Um preço muito alto, pago com vidas humanas, para que Edinho alimente o seu sonho de herdar a capitania hereditária do Maranhão.
Uma coisa é mentir sobre a refinaria de Bacabeira, outra é brincar com o que resta de expectativa de vida de quem depende do serviço público de saúde no estado.
É uma doença!

Publicado em 29/08/2014 às 06:13 por Garrone

Tragédia em Timbiras: Carreata do Lobão Filho solta um foguete e cai em cima de uma residência

0

Uma fatalidade foi registrada na manhã deste sábado (30/08) na cidade de Timbiras, uma residência teve o teto totalmente destruído devido a um incêndio.

Casa que foi queimada
Segundo testemunhas que moram em frente a casa que foi queimada na manhã deste sábado, uns (06) seis carros  que fazem campanha para o Senador Edson Lobão candidato a Governador, faziam uma mini carreata pela rua da paz no bairro mutirão tocando musicas de campanha e soltando foguetes para cima, quando infelizmente um artefato caiu justamente sobre a residência do senhor identificado pelo nome de Valderêz. 

Vizinho relataram que o acidente foi por volta de 11:00 horas ao meio, período em que o tempo estava bastante quente e não tinha agua no momento da fatalidade. 

No momento não tinha ninguém morando na residência, segundo um vizinho o senhor Valderêz hoje mora na zona rural da Cidade de Coroatá e participava de um velório na rua Ostilio Mendes centro de Timbiras, quando foi informado que sua casa estava em chamas.

O fogo se alastrou rapidamente e queimou todo o teto da casa que era coberto de palhas, mais no interior da casa não tinha ninguém e nem um aparelho de valor em moveis e eletrodomésticos, o vizinho ainda nos contou que uma mulher que fazia parte da carreata veio até o local e se comprometeu que na segunda-feira agora dia 1º de setembro vira uma equipe com o material de construção para arcar com as despesas do prejuízo causado por um foguete. 

veja mais fotos de dentro da residência: 


O clima é de muita tensão na campanha de lobinho

0

edinho lobao








É mais grave do que aparenta o clima de tensão na campanha do candidato a governador Lobão Filho(PMDB). É o que se pode concluir de várias avaliações feitas nos últimos dias por lideranças do grupo Sarney. Há muitos que já não dissimulam mais e falam abertamente, como alguns ouvidos por este blog.
A questão principal é que candidato não deslanchou como pretendiam. Chegaram a marcar data para chegar a 30% e até a empatar nas intenções de votos com o líder nas pesquisas Flávio Dino. Até o chefe maior do grupo, José Sarney, entrou no coro das profecias não cumpridas ao anunciar há três semanas que em 15 dias o candidato Lobão Filho estaria empatado com Flávio Dino.
Em conversas cada vez mais frequentes a pauta principal tem sido como administrar a derrota “ganhando para o futuro”. E como ter um contra-peso elegendo Gastão Vieira senador. Nas duas pautas, muitos problemas. Sobre o futuro, há disputa entre os possíveis lideres do grupo para as disputas vindouras. Não foi à toa que a governadora Roseana Sarney avisou que não largará a política. E na segunda, a liderança de Roberto Rocha na corrida para o senado, que tem melhor pontuação que Gastão e maior potencial de votos, segundo avaliação de especialistas.
A menos que algum fato novo e muito forte apareça nos próximos cinco, seis dias, a eleição caminha para a estabilização de um quadro com amplo favoritismo de Flávio Dino. No PMDB, há quem ainda queira empurrar Lobão Filho para o tudo ou nada; e há aqueles, com mais juízo, que defendem para o candidato uma saída honrosa que o credencie como liderança em futuros embates.
Mais ou menos, é isso aí o que cardeais ligados ao próprio candidato Lobão Filho dizem a quatro paredes e de uns dias pra cá em rodas mais abertas.

Ex-goleiro do Moto é assassinado com seis tiros na cabeça

0

O ex-goleiro do Moto Club de São Luís, conhecido como ‘Dida’, foi assassinado na sexta-feira (28) na Avenida Brasil, nas proximidades do Cruzeiro do Anil.
Wagner Alves do Nazaré, tinha 35 anos, morava na Rua da Liberdade, na Vila Isabel Cafeteira e trabalhava no Terminal de Integração do São Cristóvão. Ele voltava para casa quando foi surpreendido pelos executores, que estavam numa moto e disparam seis tiros contra sua cabeça.
Até o momento a polícia não tem pistas dos autores e nem os motivos da execução.
Foto: Blog do Luís Cardoso

Prefeito de Aldeias Altas denuncia abandono de equipamentos hospitalares

sexta-feira, 29 de agosto de 2014 0



Prefeito Benedito Tinoco

O prefeito de Aldeias Altas, Benedito Tinoco, usou as redes sociais na noite desta quinta-feira, 28, para denunciar a descoberta de equipamentos hospitalares fora das unidades de saúde e já impróprios para uso devido ao estado de abandono em que se encontram.

O prefeito disse ainda que a maioria dos equipamentos, encontrados no imóvel denominado “Acicol”, já não servem mais para uso.

Tinoco garantiu que irá entrar em contato com técnicos para que sejam avaliados os prejuízos. O prefeito declarou ainda que irá apurar a responsabilidade dos culpados pela inutilização dos equipamentos, assim como irá em busca das notas fiscais dos produtos para que os prejuízos possam ser contabilizados.

Os vereadores aldeenses já tomaram conhecimento do fato.

Abaixo a nota publicada pelo prefeito Tinoco denunciando a descoberta dos produtos:

“Meus Irmãos Aldeenses,

Hoje venho ao público repudiar um ato criminoso contra o povo do nosso Município.

Lamentavelmente, tomamos conhecimento de que nos depósitos do imóvel denominado de “ACICOL”, foi encontrado já em avançado estado de inutilização diversos aparelhos hospitalares.

São eles:

05 – Inaladores portáteis 
06 – Balanças portáteis 
04 – Autoclaves vapor
12 – Balanças para recém-nascido 
04 – Mesas ginecológicas
10 - Suportes para soro
02 – Colchões 
02 – Biomos
10 – Macas
02 – Cadeiras de ferro
01 – Centrífuga
01 – Gabinete odontológico
01 – Raio-X odontológico
02 – Focos para luz
03 – Prateleiras de aço 
02 - Carros para medicação.

Meus irmãos, enquanto nós estamos lutando há quase dois anos para melhorar a saúde de nosso Município, sofrendo por falta de recursos, aparelhagem hospitalar, etc, hoje conseguimos descobrir aparelhos tão importantes se degradando e armazenados em local impróprio. Tomamos a providência de resgatar esse material e convocaremos técnicos para avaliação dos prejuízos, pois relacionamos tudo na presença de vereadores e secretários, e vamos atrás dos responsáveis.

Estamos tomando as devidas providências para resgatar também a Nota Fiscal desses aparelhos, pois, não sabemos quanto custou aos cofres Públicos, a origem dos mesmos e nem porque estavam ali armazenados em situações impróprias.

Claro, tomaremos todas as providências cabíveis junto aos órgãos judiciais competentes, não no intuito de prejudicar quem quer que seja, mas de garantir o direito do povo.

Meus irmãos são aparelhos que poderiam estar nos postos médicos e no hospital. A pergunta é: por que estavam na “Acicol”?, Por que estavam escondidos? Por que não foi entregue a administração atual? Para que iam servir?

Sei que diante desse relato, desse repúdio, e da denúncia que estou fazendo através da rede social do descaso com bem público, sofrerei represálias e ameaças, mas, estou certo de que esse é caminho, e o homem tem que ter coragem e, essa eu tenho.

Um abraço a todos!!!”

Prefeito Benedito Tinoco

Fonte do blog do sabá

“NUNCA TEVE NADA PRA GENTE,MAIS VAI TER. PORQUE FLÁVIO DINO VAI SER GOVERNADOR” AFIRMAM MORADORES DE ALTAMIRA DO MARANHÃO E BREJO DE AREIA

0

AntonioBraga
Flávio em conversa com um eleitor









Serviços públicos de qualidade mais uma vez estiveram entre as reivindicações dos maranhenses. Passando por Altamira do Maranhão e Brejo de Areia na quinta-feira (28/08), Flávio Dino e Roberto Rocha ouviram apelos para mudar a realidade da região.
Atenção ao pequeno produtor, com investimentos em apoio técnico, representa um dos maiores anseios do produtor Antônio Braga, de 69 anos, que contou sobre as dificuldades para garantir a produção. “Aqui é tudo na luta, na enxada, na dificuldade”, disse ele.
Antônio Braga, morador de Altamira do Maranhão, falou ainda da esperança em dias melhores. “Nunca teve nada pra gente, mas vai ter. Porque Flávio Dino vai ser governador e vai ser o melhor que já teve”, concluiu.
As dificuldades vividas por Antônio Braga são semelhantes às vividas pelo pedreiro Antônio Sampaio, 40 anos, natural de Brejo de Areia. Ele conta que, além das complicações para receber atendimento médico, já que precisa se deslocar para Bacabal ou Coroatá, eles ainda enfrentam as dificuldades de atravessar frequentemente uma estrada sinuosa e não asfaltada.
“O perigo é muito grande. Muita gente já morreu ou se acidentou ali. E o que a gente espera mesmo é que Flávio Dino traga uma estrada boa pra gente e traga também saúde, educação e segurança. E a gente só pede o que é de direito nosso, né?”, disse ele.
Brejo






Flávio dino sendo abraçado pelos eleitores
UM GOVERNO PARA TODOS
Ao ouvir as demandas da região Flávio Dino garantiu que vai governar para todas as famílias maranhenses, construindo e recuperando estradas; garantindo que as escolas sejam espaços de aprendizado e convivência e colocando os hospitais do Maranhão em funcionamento, com médicos e equipamentos para atender à sociedade.
“Vamos acabar com o isolamento de Brejo de Areia da cidade e dos povoados. Vamos apoiar o pequeno agricultor. Vamos governar de modo a garantir direitos. Vamos fazer um governo que seja de fato de todos os maranhenses”, garantiu o candidato a governador da Coligação Todos Pelo Maranhão.
Com o mesmo compromisso e o mesmo empenho, Roberto Rocha confirmou que vai ser um senador atento e sensível às reivindicações do povo do Maranhão. “Nós, no Senado, faremos uma parceria com Flávio Dino para transformar o Maranhão, garantindo recursos e políticas sociais para todos os maranhenses”.
Os candidatos à Câmara Federal Simplício Araújo, Wagner Lago, José Reinaldo Tavares e Márcio Jardim participaram das caminhadas ao lado de outras lideranças, como o deputado estadual Marcelo Tavares e o ex-prefeito de Altamira do Maranhão, Arnaldo Gomes.
Do de sá



Mantida suspensão de direitos políticos de ex-prefeito de ITZ

0


















A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão manteve sentença de primeira instância, na parte que condenou o ex-prefeito de Imperatriz Jomar Fernandes Pereira Filho à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de três anos e ao pagamento de multa equivalente a cinco vezes o valor atualizado da remuneração de prefeito municipal.

A sentença da Vara da Fazenda Pública de Imperatriz havia condenado Jomar Fernandes por prática de ato de improbidade, por entender que houve apropriação, por parte do prefeito à época, de quantia descontada na folha dos servidores municipais para pagamento de cota de seguro em grupo.

O ex-gestor do município apelou ao TJMA, alegando ilegitimidade ativa do município para propor a ação principal e inexistência de ato de improbidade ou dano aos cofres públicos.

O desembargador Paulo Velten (relator) lembrou que a alegação de ilegitimidade já havia sido afastada pelo Tribunal em julgamento de recurso anterior.

Comprovado

O relator disse estar comprovado nos autos que Jomar Fernandes firmou convênio com a Assessoria de Seguros de Pessoas do Brasil (ASPEB), quando era prefeito do município, com o objetivo da concessão facultativa de seguro de vida em grupo aos servidores municipais, mediante desconto em folha. Acrescentou também estar provado que o então prefeito descontou, porém não repassou à seguradora os valores referentes aos meses de julho a novembro de 2004.

Segundo o magistrado, o dolo exigido para a configuração da conduta de improbidade no caso é o genérico, que consiste no descumprimento consciente, voluntário e indesculpável do dever que todo administrador tem de agir conforme ditames éticos e morais, honrando compromissos assumidos segundo os padrões de lealdade e boa-fé.

Quanto ao suposto prejuízo de R$ 20.413,88, referentes aos descontos não repassados, disse não haver prova nos autos de que essa quantia tenha saído dos cofres municipais, beneficiando o ex-prefeito ou terceiros.

Em razão disto, o relator manteve a sentença na parte que suspendeu os direitos políticos do apelante e fixou multa a ser paga por ele, mas excluiu da condenação a obrigação de ressarcimento do dano.

Os desembargadores Jorge Rachid (revisor) e Jamil Gedeon também votaram pelo provimento parcial do recurso (Processo nº 434212013 - Imperatriz).

ASSESSORIA TJ-MA

Tecnologia do Blogger.