quinta-feira, 16 de março de 2017

Pedro Fernandes é homenageado por defesa do Centro de Lançamento de Alcântara !


Pedro Fernandes recebeu diploma por contribuição para sucesso do Programa Espacial Brasileiro.

O deputado Pedro Fernandes (PTB-MA) recebeu o título de “Amigo Do Centro de Lançamento de Alcântara” durante cerimônia para comemorar o 34° aniversário da instituição. O diploma foi entregue a personalidades que, no âmbito de suas atribuições profissionais, contribuíram para o sucesso do Programa Espacial Brasileiro.


O CLA foi criado em 1983 com a incumbência de colocar no espaço satélites nacionais por meio de foguetes lançados a partir de um centro operado pelo Brasil. A base está localizada na península de Alcântara, no Maranhão, e é operada pela Agência Espacial Brasileira.



Entre suas principais vantagens, estão a proximidade da linha do Equador, o que representa economia de mais de 30% no combustível usado no lançamento de satélites e a facilidade do acesso aéreo e marítimo.



Pedro Fernandes afirma ser necessário que a população e o governo conheçam e valorizem mais o CLA, por sua importância estratégica e econômica.



“Todos precisam saber que temos o melhor ponto do mundo, que é Alcântara, para o lançamento de satélites. Atualmente, existem mais de 1.400 satélites em atividade no espaço. Muitos ainda vão ser lançados e outros vão sair da atividade, porque sua tecnologia ficou obsoleta.  É um mercado muito bom para o Brasil, principalmente em termos de engenharia de ponta”, destacou.



ITA em Alcântara



O deputado e a bancada do Maranhão conseguiram aprovar, no Orçamento da União, uma emenda impositiva no valor de R$ 60 milhões para levar o Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) para Alcântara.



“Isso vai facilitar a formação de mão de obra de qualidade. O Brasil precisa conhecer Alcântara e, principalmente, o governo tem que tomar uma decisão política sobre o CLA. É necessário avançar, correr mais. Já são 34 anos, tem muita coisa feita, muita coisa pesquisada”, afirmou.


Reportagem – Renata Tôrres, com a colaboração de Regina Mesquita
Foto – Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário