quinta-feira, 18 de maio de 2017

Em Codó, Governo dialoga com Prefeitura e anuncia melhorias para unidades de saúde !


Na manhã de quarta-feira (17), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), dialogou, em Codó, com representantes da Prefeitura, do poder legislativo e de equipe técnica da área da saúde. A agenda no município incluiu visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de gestão estadual, e a unidades de saúde do município. Durante a visita, o poder público estadual reforçou o interesse na parceria com o município e anunciou melhorias nos serviços da rede de assistência à saúde em Codó, que tem uma população de mais de 120 mil habitantes.
Aurilívia Barros (Secretária Municipal de Saúde), Carlos Lula (Secretário de Estado da Saúde), Antônio Brauna (Diretor da UPA-Codó) e Ribamar Oliveira (Gestor Regional de Saúde).

a ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou o objetivo da visita ao município. “A gente sabe que o município passou muito tempo esquecido por outras gestões do Governo do Estado. Viemos ouvir os pleitos do legislativo e da prefeitura e avaliar a melhor forma de atendê-los para promover saúde no município. As estruturas de saúde precisam estar integradas para que, juntas, funcionem de forma eficiente“, afirmou o gestor estadual de saúde. Em Codó, a UPA, de porte II, conta com salas de inalação, medicação adulta e infantil, sutura, sala de coleta de material para realização de exames, sala de observação pediátrica, sala de observação adulta e semi-intensiva.
A Unidade possui ainda 15 leitos distribuídos entre: três leitos de Observação Pediátrica, oito leitos de Observação Adulta e quatro leitos de Observação Adulta. A UPA conta também com quatro consultórios, sendo dois clínicos e dois pediátricos. Além dos atendimentos em clínica médica e pediatria, a UPA oferece à população exames laboratoriais, raio-X e eletrocardiograma.
Além da UPA e da Nefroclínica, a agenda incluiu visita ao Hospital Geral Municipal (HGM). Com 136 leitos, o Hospital Geral Municipal realiza em média 160 partos no mês, além de atendimento nas áreas de pediatria, clínica médica, ortopedia e cardiologia, além de exames laboratoriais e raio-X. Na unidade de saúde, o Governo contribuirá, com um aporte de 250 mil, para conclusão das obras de reforma e ampliação do hospital e irá viabilizar apoio no custeio da unidade.
O vice-prefeito, Ricardo Torres, ressaltou os benefícios da parceria. “Estamos avançando com a obra para concluir a reforma e oferecer um atendimento de urgência e emergência ainda mais qualificado. Com a estrutura física, que o Estado está ajudando a concluir, e os equipamentos que estão prestes a chegar, teremos um pronto socorro de alta qualidade para a população. Assim, teremos uma saúde cada vez melhor“, disse.
A secretária municipal de Saúde de Codó, Aurilívia Barros, reforçou o interesse da Prefeitura na parceria. “É desejo do prefeito estar a cada dia cada vez mais próximo do Governo do Estado e fazer com que essa relação de parceria se consolide através de ações para a população. É desejo comum que a saúde de Codó cresça. Por isso, estamos muito felizes com a presença do secretário em nosso município e com os anúncios de melhorias aqui realizados, que certamente também beneficiarão moradores de municípios vizinhos“, disse a gestora municipal de saúde.
Vereadores também acompanharam a agenda no município. O presidente da Câmara Municipal de Codó, Expedito Carneiro, avaliou positivamente a visita do secretário de saúde. “Precisamos da parceria com o Governo do Estado e estamos solicitando auxílio no custeio do hospital. Estamos mostrando a nossa realidade e tenho certeza que, como já foi indicado aqui pelo secretário, a gestão do governador Flávio Dino é sensível à nossa causa“, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário