quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Marcelo Coelho entrega cercamento do Parque Estadual do Sítio Rangedor !

“Não é apenas uma cerca. É uma proteção das áreas de recargas de aquíferos, da fauna e flora do parque”. Com essas palavras o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, entregou o cercamento do Parque Estadual do Sítio do Rangedor. Uma obra executada por meio de Termo de Compromisso celebrado entre SEMA e Vale S.A.
Durante o evento, o gestor ainda anunciou a obra que realizará no local, transformando o Parque em outro grande espaço de lazer e esporte do Maranhão. “As obras já foram licitadas fase de licitação e, em breve, São Luís terá mais uma área de preservação ambiental também transformada em espaços de integração social, lazer e esporte. Vai ser outra grande obra”, disse o gestor.
Ainda de acordo com o gestor, “o Governo do Maranhão cumpre mais uma vez um compromisso junto à sociedade em não medir esforços para preservar as Unidades de Conservação. É um compromisso nosso com a comunidade local. Firmar esse compromisso significa garantir a proteção dessa área tão nobre na cidade de São Luís”.
Ela, ainda, aproveitou a ocasião para citar os diversos parques ambientais que a SEMA está construindo nos municípios de Codó, Balsas e Bacabeira. Outros já estão em fase de estudo. “A ideia é favorecer momentos de lazer e a prática de esportes, além de propiciar a interação da população com a natureza”, destacou ele.
Plano de Manejo  
A SEMA já finalizou o Plano de Manejo do Parque Estadual do Sítio do Rangedor. Por meio do estudo, caracterizou-se o local nos âmbitos biofísico, socioeconômico e institucional. O Plano de Manejo é o principal instrumento de gestão de uma Unidade de Conservação (UC), que estabelece, com fundamento nos objetivos gerais e do diagnóstico socioambiental de uma unidade de conservação, o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a definição de plano de gestão e programas temáticos e a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.
O Parque
A unidade de conservação foi criada pelo Decreto nº 21.797, de 15 de dezembro de 2005 a princípio na categoria de Estação Ecológica. Sua categoria foi redefinida pela Lei nº 9.864, de 04 de julho de 2013, quando passou a integrar a categoria da unidade de proteção integral. Localiza-se no município de São Luís, com uma área total de 126 hectares, a Estação Ecológica do Sítio do Rangedor garante a proteção de uma importante área de águas subterrâneas e funciona como reguladora climática da ilha de São Luís. A área abriga a fauna e flora remanescentes da urbanização da Ilha de São Luís, atuando, como refúgio para espécies como jacaré, raposa, cotia e diversas aves.
Marcos Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário