quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Professor Carlos Gomes - 15 de novembro uma data muito lembrada pelo os Brasileiros !

Resultado de imagem para fotos do professor carlos gomes

Esta data lembra o movimento histórico que culminou com a Proclamação da Republica a 15 de novembro de 1889. São decorridos 128 anos deste fato memorável que realça a História-Pátria.

Fatos desta relevância surgem em razão de satisfação ou insatisfação. No caso, a Igreja Católica, o Exército, os Grandes Proprietários e a Classe Média Urbana, estavam insatisfeitos com o Imperador Dom Pedro II, cuja insatisfação e algo mais geraram a crise no Império, em virtude de o Imperador não atender determinadas reivindicações destes segmentos da sociedade brasileira, do que se tem conhecimento, quando estudantes da História do Brasil, ainda no curso colegial.

Havia a necessidade deste feito, porque o Brasil independente do jugo português, desde 1822, porém continuava sob o regime monárquico. Foi aí então, que o Marechal Deodoro da Fonseca com a participação de muitos outros proclamou a República do Brasil.

Nordestino de Alagoas, até hoje e no futuro, continuará merecendo nossas homenagens assim como o nordestino maranhense de Caxias, Raimundo Teixeira Mendes, por ser o criador da Bandeira do Brasil, cujo símbolo nacional foi instituído pelo Decreto N°4, de 19 de novembro de 1889.

Este breve escrito, simples como é, tem por objetivo reavivar na memória de alguns estas datas que dignificam o querido Brasil, “ Gigante pela própria natureza”.



Codó-MA, 23 de novembro de 2017




Prof. Carlos Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário