quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Governo do Estado fortalece Cadeia Extrativista da Juçara-Açaí nos municípios maranhenses !



Com investimentos de mais de R$ 1 milhão de reais o Governo do Estado, por meio do Sistema SAF, está avançando nas ações de fortalecimento da cadeia produtiva do extrativismo com foco na juçara (região Alto Turi e Gurupi) e babaçu (região baixada maranhense). Entre as ações estão a reestruturação de agroindústria, entrega de kits de irrigação, aquisição de equipamentos, de veículos para assistência técnica.


Nesta última semana, os técnicos que realizam assistência técnica as famílias beneficiadas contempladas, realizou reuniões junto aos agricultores familiares para levantamento de dados nos 5 municípios contemplados com a Cadeia Extrativista da Juçara-Açaí. São eles: Amapá do Maranhão, Cândido Mendes, Carutapera, Godofredo Viana e Luís Domingues.

Nas ações implementadas pelos técnicos da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – Agerp, estão inseridas atividades de orientação técnica relacionadas ao georreferenciamento da área de plantio, onde estão sendo disponibilizados hectares de terra de produção de Açaí Consorciado e Açaí Nativo, junto a famílias que já realizam trabalhos agroextrativistas.

As ações são realizadas em parceria com as prefeituras de cada cidade e visam desenvolver uma cadeia produtiva de juçara na região do Alto Turi e Gurupi, local onde já existia produção da juçara, mas não tinham apoio do governo para desenvolvê-la em larga escala. A intenção é fortalecer e desenvolver uma produção expansiva na região que contempla nestes 5 municípios.

Para a secretária adjunta de Extrativismo, Povos e Comunidades Tradicionais da SAF, Luciene Dias Figueiredo, cadeia da juçara/açaí vai beneficiar até 70 extrativistas por municípios nos municípios de Amapá, Cândido Mendes, Godofredo Viana, Carutapera e Luís Domingues com investimento para reforma de Agroindústria, aquisição de equipamentos, aquisição de veículos, instalação UD agroflorestal e diversas outras ações para o beneficiamento da juçara.

“Inicialmente estamos trabalhando com a região do Alto Turi e Gurupi, mas, com o passar do tempo, iremos expandir. O foco é desenvolver a produção e fortalecer a cadeia da Juçara/Açaí. Para isto, estamos construindo uma Agroindústria em Luís Domingues, que vai beneficiar a cadeia”, explicou o coordenador da Cadeia Agroextrativista da Juçara/Açaí da SAF, Obed Soares.

O agricultor familiar, Lauro Miranda, morador do povoado Vertente, de Amapá do Maranhão, se disse bastante feliz com as ações governamentais. Hoje ele dobrou a sua produção com os kits de irrigação que recebeu do governo.

Cadeia do Babaçu - Está sendo investido R$ 957.547,43 mil para reforma e ampliação de agroindústria para extração de azeite, mesocarpo e compras de equipamentos no município de Viana, beneficiando direta e indiretamente 280 famílias nos municípios de Viana, Matinha e Cajari.

“Estas iniciativas nos ajudam a crescer junto com o povoado. Hoje eu consigo produzir o dobro do que já produzia e tenho muita satisfação em ter ao meu lado o Governo do Estado do Maranhão e o secretário Adelmo Soares”, afirma.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar – SAF, Adelmo Soares, garante a intensificação do trabalho da secretaria no desenvolvimento da cadeia da Juçara/Açaí.

“Hoje temos um governo que está lado a lado com o trabalhador rural. As nossas ações, reafirmam o nosso comprometimento com a agricultura familiar do Maranhão, nessa caminhada de construção de um Estado mais justo e de melhores oportunidades para o homem do campo”, encerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário