sexta-feira, 16 de março de 2018

Secretário Paulo Buzar fala sobre os investimentos para a modernização na educação da zona rural de Codó !

Paulo Buzar – secretário de Educação de Codó
Em entrevista a mídia digital, o Secretário Municipal de Educação, Paulo Buzar, falou sobre os expressivos investimentos que serão feitos pela administração municipal no sentindo de diminuir as diferenças históricas entre a educação na zona rural de Codó e na sede do município. O secretário iniciou explicando como o município está trabalhando para melhorar os índices da educação em Codó e o que precisa ser feito.
A matéria prima de toda secretaria de educação é a construção do conhecimento, e para que isso aconteça é preciso iniciar com a melhor infraestrutura possível, permitindo o melhor acesso, conforto e comodidade a professores, alunos e comunidade. Além da infraestrutura, o prefeito Francisco Nagib também está investindo em equipamentos e material didático e na valorização dos profissionais do magistério. No entanto, para melhorar nossos índices, é preciso de um elemento que ligue essas três variáveis, utilizando uma metodologia de ensino que modernize o aprendizado”, explicou.
Programa Codó Alfabetizado
De acordo com o secretário, a administração, observando a grande defasagem entre série e faixa etária e a capacidade de leitura e escrita desses alunos, decidiu elaborar um programa municipal de alfabetização: o Codó Alfabetizado, que tem por meta fazer com que crianças aprendam na idade certa, além de dar uma nova oportunidade para que jovens, adultos e idosos consigam se alfabetizar de forma adequada.
Igualar e modernizar a educação do campo
 O secretário esclareceu que para que todos os investimentos e trabalhos realizados no sentido de melhorar os índices da educação codoense sejam bem sucedidos, é imprescindível que a zona rural esteja incluída.
Lamentavelmente, no estado do Maranhão e em Codó ainda convivemos com escolas de taipa ou sem estrutura adequada e as salas multisseriadas. O prefeito Nagib, sabendo desse problema histórico, nos autorizou a realizar ações que tirassem o campo desse problema histórico”.
Nucleação
Paulo Buzar afirmou que o caminho mais eficaz para o desenvolvimento e modernização da educação no campo era realizar a Nucleação, processo que irá erradicar com as escolas de taipa e não adequadas e com as classes multisseriadas. “Não é justo e nem admissível que os alunos do campo não tenham acesso a um ensino regular e em salas condizentes com suas faixas etárias. O único empecilho para a execução bem sucedida da nucleação já está sendo resolvido, pois estamos adquirindo mais transportes”.
Nova frota para nucleação
Para encerrar, o secretário ainda deu a boa notícia de que a administração municipal irá adquirir mais vinte e cinco novos ônibus, totalizando cerca de quarenta veículos próprios para o ensino no campo, o que será fundamental para o sucesso da nucleação. “Estamos fazendo o máximo para que até o aniversário da cidade, em abril, as crianças sejam presenteadas com esses novos veículos, que servirão a educação e levarão nossas crianças as novas escolas nucleadas, que também serão climatizadas, dando mais conforto aos nossos alunos. Tenho certeza que a administração está segundo no caminho certo e o prefeito Nagib está tendo a coragem de erradicar com problemas históricos em nossa educação e, ao mesmo tempo, fazendo com que a educação no campo tenha a mesma atenção e investimentos que na sede do município”.
Ascom – PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário