quarta-feira, 16 de maio de 2018

Mudanças na distribuição e produção da merenda escolar começarão em agosto !


Prefeito vistoria cozinha industrial da UFMA que será equipada com recursos municipais

Foi assinado na segunda-feira, 14, um memorando entre a Prefeitura de Codó e a Universidade Federal do Maranhão na presença do prefeito Francisco Nagib e da reitora Nair Coutinho.
Foi o início das formalidades exigidas para que a parceria funcione. O município vai utilizar a partir do mês de agosto de 2018 a cozinha industrial do restaurante universitário do Campus 7 que nunca funcionou.
O secretário Paulo Buzar, de Educação, esclareceu que na parceria os universitários, cerca de 490, também terão alimentação. Além disso, água e energia elétrica da cozinha também serão por conta do município.
“Desativaremos, paulatinamente, as cozinhas municipais e faremos neste estabelecimento que estamos aqui, no Restaurante Universitário, que há anos está construído mas sem fornecer nenhuma alimentação a seus alunos (…) então unimos as nossas forças e colocaremos pra funcionar o restaurante universitário, os alunos poderão ter nesse estabelecimento as suas refeições e nós ganharemos com isso o fato de que não teremos que construir uma nova estrutura pra fazer com que tivéssemos a nossa própria cozinha industrial”
O secretário de Agricultura, Araújo Neto, disse que a ideia é atender em torno de 15 mil alunos que estudam na cidade, mas, inicialmente, o município começará atendendo 4 mil estudantes.
“Toda a rede do Ensino Fundamental Maior será atendida por aqui, aqui nós iremos produzir. Hoje se nós tivéssemos atendendo toda a rede atenderíamos 15 mil alunos e a nossa contrapartida pra UFMA, qual vai ser? atender os alunos que estão matriculados aqui na universidade Federal que hoje são uma faixa de 490 alunos, tarde, noite, dia, então essa é nossa contrapartida”, explicou Araújo
PRESENÇA MARCADA ELETRONICAMENTE
A ideia propagada pelo governo é a de economia com controle total sobre o que chegará às escolas em caixas térmicas todo dia, sem desperdício.
Um programa de computador (software) foi desenvolvido para que a cozinha industrial saiba exatamente quantos alunos estão presentes em cada escola atendida.
Por meio de um celular ou tablet o professor marcará a presença do estudante, assim espera-se não haver erros no número de crianças que merendarão naquele dia.
“Em tempo real todas as crianças que frequentarão a escola municipal. Por exemplo, a criança dá entrada na escola, dá a sua presença às 7h, 7h30min da manhã, automaticamente a cozinha aqui recebe a demanda da escola. Diz a escola, exemplo, escola Senador Archer tem 200 alunos neste momento, a cozinha aqui vai produzir uma comida balanceada, adequada e pronta pra uma quantidade de 200 alunos que às 9h vai estar chegando na escola a comida ideal e suficiente para os 200 alunos que lá estão”
O mesmo programa também dará aos pais a chance de ver até as notas dos filhos pelo celular em casa baixando apenas o aplicativo desenvolvido. Os professores também serão, de certa forma, monitorados já que são eles os responsáveis pelo manuseio do aplicativo em sala de aula.
“Nós entendemos que com o acompanhamento de nossas nutricionistas, com o acompanhamento de toda a nossa equipe nós vamos conseguir dar uma merenda de qualidade à nossas crianças, mais ainda, conseguir com que ela se torne regular e padronizada a todas as escolas”, disse o prefeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário