sábado, 12 de janeiro de 2019

Bombeiros morrem em explosão de padaria em Paris !


Uma forte explosão causada por um vazamento de gás destruiu o piso térreo de um prédio comercial, onde funcionava uma padaria, no centro de Paris, neste sábado (12). Segundo informações do jornal “Le Figaro”, duas pessoas morreram e dezenas ficaram feridas com os destroços deixados pela explosão.
De acordo com a promotoria de Paris, entre os mortos, estão dois bombeiros. O órgão informou ainda que dez pessoas ficaram gravemente feridas e 37 ficaram levemente feridas com a explosão.
O ministro do Interior da França, Christophe Castaner, chegou a falar em quatro mortos. Porém, as autoridades afirmaram que duas pessoas morreram em decorrência do vazamento, corrigindo as informações dadas pelo ministro.
“Gostaria de saudar a coragem dos bombeiros que salvaram a vida de seu companheiro, que permaneceu enterrado sob os escombros por duas horas e meia”, disse Christophe Castaner, em uma segunda coletiva de imprensa, de acordo com o “Le Figaro”. “Eles assumiram riscos muito importantes sob a autoridade de seu líder e conseguiram salvar sete vidas”.
Segundo as testemunhas, a força da explosão, na rua Trevise, no distrito de Grands Boulevards, destruiu as fachadas próximas e balançou prédios a centenas de metros de distância.
Mais de 200 bombeiros atuam na operação de resgate e dois helicópteros aterrissaram na vizinha Place de l’Opera para retirar os feridos. “A situação está agora sob controle”, disse o ministro do Interior, Christophe Castaner. Uma testemunha em um hotel próximo do local disse que viu o incêndio surgir no prédio destruído pela explosão.
“Havia vidros quebrados por toda parte, as fachadas das lojas foram destruídas e as janelas se quebraram até o terceiro e quarto andares”, disse David Bangura, de 38 anos. Ele disse que ao se aproximar dos destroços, uma mulher chorava e pedia ajuda no primeiro andar de um prédio: “Ajude-nos, ajude-nos, nós temos um filho”.
A polícia da capital francesa estava em alerta máximo em decorrência do 9º dia consecutivo de protestos dos “coletes amarelos”, manifestantes que protestam contra o aumento no preço do combustível, com diversas partes do centro da cidade bloqueadas pela polícia.
Nos últimos anos, a França sofreu ataques militantes jihadistas em Paris, Nice, Marselha e além. Mas o promotor de Paris, Remi Heitz, descartou essa possibilidade. “Ainda precisamos determinar as circunstâncias e a causa da explosão, mas neste estágio podemos dizer que é claramente um acidente, presumivelmente um vazamento de gás”, afirmou.
* Com informações da Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário