terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Prefeito Nagib dá ordem de serviço para a construção do Viveiro Municipal de Mudas !

O prefeito Francisco Nagib autorizou hoje pela manhã o início da obra de construção de um viveiro de mudas de plantas ornamentais, agrícolas, frutíferas e para reposição florestal, que será localizado dentro da área do Parque de Exposições Walter Zaidan. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Codó, por meio sãs secretarias de Agricultura, de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano e Rural, e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e IFMA.
Era uma das metas e da vontade do prefeito a construção deste viveiro. Uma parceria entre as secretarias de agricultura, meio ambiente, UEMA e IFMA, que agora vai sair do papel, com o objetivo de trazer pra Codó novas tecnologias de melhoramento genético, numa parceria com UEMA e IFMA e os profissionais dos cursos de ciências agrárias, agronomia, cursos de nível médio, num ciclo muito positivo de transmissão de conhecimento, inovação e tecnologia”, comentou Ivaldo Jose, secretário de meio ambiente.
A área do viveiro terá 1.200 metros quadrados, com capacidade de produção ara cerca de 5.000 mudas. “O projeto vai acabar com a dificuldade que temos em relação a obtenção de mudar para o plantio, como Manivas de excelente qualidade. E aqui nos vamos poder realizar esse trabalho, fazer o melhoramento genético dessas sementes. E esse projeto vai nos fazer avançar, não só com as mudas frutíferas, mas também com aquelas que aumentem nossa produtividade no campo, beneficiando assim a nossa agricultura familiar em Codó”, explicou Araújo Neto, Secretário Municipal de Agricultura.
Dentre os objetivos do projeto estão a produção de mudas geneticamente melhoradas para a agricultura familiar, mudas para arborização e paisagismo de áreas urbanas, promoção da educação ambiental e espaço para estudos e estágios de cursos ligados a ciências agrárias e ambientais.  “Visando capacitar jovens, senhores, senhoras para a conscientização ambiental,  nós aqui estamos dando a ordem de serviço e colocando os primeiros tijolos desta grande obra que será de grande impacto ambiental pra nossa cidade de Codó, de grande importância pra nossa cidade que é o Viveiro. Viveiro este que vai ser construído inteiramente pela Prefeitura de Codó e que a prefeitura custeará todas as despesas em parceria com instituições federal e estadual”, finalizou o prefeito Nagib.
Ascom – PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário