quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Prefeito Nagib recebe coordenação para o início do diagnóstico do Programa Água Doce em Codó !

O prefeito Francisco Nagib recebeu em seu gabinete a coordenação do estadual do Programa Água Doce, que veio ao município com a ordem de serviço para o diagnóstico de onze comunidades rurais que possuem poço artesiano com água salobra e salina. O prefeito estava acompanhado do diretor do SAAE, Evimar Barbosa, do secretário de agricultura Araújo Neto e do secretário de meio ambiente e finanças, Ivaldo Jose.
Em todo o estado do Maranhão são vinte cidades incluídas no programa, com noventa comunidades a serem analisadas, mas apenas trinta serão escolhidas para receber o sistema de dessalinização da água. De acordo com a coordenadora do Programa Água Doce no Maranhão, Margarete Mendes. “A Secretaria de Agricultura Familiar está visitando vinte municípios e Codó é um desses municípios detectados que precisam ter um desses sistemas de dessalinização de água. E já temos uma empresa para realizar o serviço sócio técnico ambiental e análise dos poços”
O programa Água Doce tem por objetivo estabelecer políticas públicas permanentes para o acesso á água potável e de boa qualidade para as comunidades em todo o estado. A gestão do sistema de dessalinização e sistemas produtivos é realizada pelo núcleo local, a partir de um acordo celebrado pela gestão municipal com o governo do Maranhão em 2017.
Para os secretários de Meio Ambiente e o de Agricultura de Codó, o programa é uma esperança para agricultura familiar. “Estamos esperançosos, pois temos essas onze comunidades e mais outras a espera desse sistema. Esperamos que possamos ter o maior número de comunidades atendidas pelo Programa Água Doce”, disse o secretário Araújo Neto.
A frente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Evimar Barbosa diz que a ordem de serviço do programa Água Doce irá contribuir no trabalho que já vem sendo realizado pelo SAAE de Codó, no sentido de melhorar o abastecimento e a qualidade da água em todo município. “É uma importante parceria do governo federal, estadual e do município, e o SAAE foi escalado para fazer o acompanhamento das equipes que estarão fazendo as avaliações em nossas comunidades”.
Boa Esperança, Tuturubá, São Jose de Pinho, Lagoa da Citi, Corujão, Salobro, Monte Cristo, Quebra Coco 2, Tucunaré, Santa Rita dos Moises, Matões dos Moreiras são as 11 comunidades rurais que passarão pelo diagnóstico, como informou o Prefeito Francisco Nagib, que espera que todas sejam contempladas com o sistema de dessalinização da água. “No início de nosso governo nós conseguimos junto ao governador Flávio Dino a assinatura do projeto Água Doce, que poderá beneficiar comunidades que precisam de um sistema de dessalinização da água, fazendo com que os moradores dessas comunidades possam ter água potável para o consumo. Após esses dois anos, estamos recebendo aqui essa equipe que irá iniciar a análise para o programa em nossa cidade e esperamos que muitas comunidades sejam contempladas”.
Ascom – PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário