terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Cinco suspeitos presos e uma carga milionária é recuperada no Maranhão !


Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com a Polícia Civil do Maranhão – PC/MA e o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO/PI), apreendeu várias cargas roubadas em 04 estabelecimentos comerciais nos estados do Maranhão e Piauí, sendo 1 na cidade de Caxias/MA, 1 em Timon e 2 em Teresina/PI. Durante a ação, que se iniciou na sexta-feira (15) e terminou nesta segunda-feira (18), foram conduzidos para polícia civil 2 caminhoneiros que transportavam as mercadorias e 3 responsáveis pelos estabelecimentos onde as cargas foram apreendidas.


Atuação em Caxias/MA (sexta-feira, dia 15)

A investigação iniciou com uma abordagem da PRF às 13h30, no km 585 da BR 316, nas proximidades do Povoado Brejinho, no município de Caxias/MA. Ao abordarem o caminhão baú VW/7.100 e iniciarem a entrevista com o condutor do veículo, o mesmo demonstrou nervosismo e, após ser indagado do que estaria sendo transportado, informou que seria LEITE EM PÓ, na quantidade de 400 fardos de 10kg cada.


Quando solicitada a documentação fiscal do produto, o motorista informou que não possuía. A equipe, suspeitando da origem do produto, o conduziu até a cidade de Caxias para fazer as devidas consultas do veículo, condutor e carga nos sistemas. Na cidade, perceberam que a carga transportada era semelhante a uma que tinha registro de roubo em Imperatriz/MA.

A equipe manteve contato com a empresa responsável pela fabricação do produto LeiteSol, tendo a mesma confirmado que aquela mercadoria pertencia ao lote que fora roubado. 

Com apoio do Delegado Regional de Polícia Civil em Caxias Dr. Jair Paiva, se dirigiram até o galpão onde o veículo havia sido carregado. No local não encontraram ninguém, mas havia vestígios de que pessoas estiveram ali momentos antes da chegada da polícia. No galpão foram encontrados diversos produtos de higiene e alimentícios de várias marcas, que foram estimados em torno de 70 toneladas e um valor global de mais de R$ 2.000.000,00 (Dois milhões de reais) em mercadorias, quantidade essa e valores a serem confirmados após a contabilização para apreensão e posterior devolução dos produtos aos verdadeiros proprietários. Ainda no galpão as equipes ligaram para as empresas e confirmaram que as cargas haviam sido roubadas em vários estados da federação, entre eles: Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Goiás, Piauí e Maranhão.

A equipe da PRF seguiu nas investigações com abordagens na BR 316, onde obtiveram êxito ao abordarem o caminhão baú VW/8.140 conduzido por um homem de 40 anos, este vindo de Teresina com destino a Caxias. 

Após abertura do baú do veículo, que estava vazio, os policiais sentiram o forte odor de leite e perguntaram ao motorista o que ele havia transportado e o mesmo mentiu, inicialmente, informando que seria uma mudança, mas não convenceu os policiais. Logo após, o motorista confessou que tinha transportado Leite em Pó para a cidade de Teresina da mesma marca apreendida em Caxias.

Atuação em Teresina/PI (sexta-feira, dia 15)

capital do Piauí, a equipe da PRF atuou em parceria com policiais civis do GRECO/PI, coordenados pelo Delegado Daniel Pires, e abordaram a Distribuidora de Alimentos Futura no bairro São João. O estabelecimento se encontrava aberto e a equipe visualizou dentro do comércio os fardos com o leite da marca roubada. Após vistoria no local, foram encontrados 5.000 Kg do LeiteSol e 900 Kg do Café Canaan, também produto de roubo.
Atuação em Timon/MA (sábado, dia 16)

Durante a apreensão na Futura Distribuidora, a equipe foi informada que a empresa possuía um galpão na cidade de Timon/MA e que lá havia uma carga de Leite em Pó da marca Camponesa. Os policiais já tinham a informação de uma carga roubada da mesma marca de leite na semana passada na cidade de Valença, no estado do Piauí, e visualizaram que poderia ser do mesmo lote. Na manhã do sábado, as equipes da PRF e do GRECO realizaram a abordagem no galpão situado no bairro São Benedito na referida cidade. Chegando lá, foram encontrados 700 fardos do Leite Camponesa correspondentes a 7.000 kg. Após consulta ao lote, foi confirmado que era pertencente a carga que havia sido roubada. A carga foi levada para a sede do GRECO e foi devolvida ao responsável pela empresa.

Atuação em Teresina (domingo, dia 17)

Continuando em diligências, a equipe conseguiu o Mandado de Busca com o juiz plantonista para o estabelecimento Atacadão do Bosco, localizado na zona leste de Teresina. Nas primeiras horas da manhã de domingo, o estabelecimento foi abordado e, confirmando as suspeitas, foram encontrados 5.000Kg do LeiteSol e 1.971Kg do café Odebrech, ambos produtos de roubo. Este foi roubado em Porto Franco/MA no ano passado. O responsável pelo depósito foi conduzido para a sede do GRECO.

A ação ainda continuou na manhã desta segunda-feira (18) quando a Polícia Civil de Caxias conseguiu apreender o responsável pelo galpão da cidade de Caxias. As empresas vítimas dos roubos estão sendo comunicadas para restituição dos produtos apreendidos. As investigações continuarão a fim de conseguir identificar e prender os demais envolvidos nesta organização criminosa interestadual.

O Maranhão se informa aqui

Projeto social para crianças carentes, Premevi inicia as atividades 2019
4º BPM forma turma de motopatrulhamento tático, em Balsas.

Fonte: PRF

Nenhum comentário:

Postar um comentário