quinta-feira, 27 de junho de 2024

Tentativa de golpe na Bolívia preocupa governos da América Latina

O governo brasileiro está atento à tentativa de golpe na Bolívia e busca estratégias para se opor à eventual deposição do presidente Luis Arce. A preocupação com a estabilidade democrática na região levou o Brasil a considerar ações coordenadas com nações vizinhas.

Uma das principais medidas discutidas foi a retirada do embaixador brasileiro em La Paz, Luís Henrique Sobreira Lopes. Essa ação representaria um forte sinal de rompimento diplomático com a Bolívia, mantendo apenas o apoio consular para os cidadãos brasileiros que residem no país.

Além disso, a diplomacia brasileira tem buscado uma resposta conjunta à crise em articulação com a cúpula da Organização dos Estados Americanos (OEA). Outro ponto de análise está relacionado ao acionamento do Protocolo de Ushuaia, conhecido como a “cláusula democrática” do Mercosul.

A Bolívia, recentemente integrada como sócia-plena do bloco, poderia ser alvo desse mecanismo, que já foi utilizado contra o Paraguai após o impeachment do presidente Fernando Lugo. O protocolo prevê a suspensão de direitos e privilégios de países-membros em casos de ruptura da ordem democrática.

Fonte: Brasil247

Nenhum comentário:

Postar um comentário