segunda-feira, 28 de abril de 2014

Zito e Claudio Paz : visitam Projeto Olhar Brasil Saúde na Escola em Codó

Oftalmologista faz consulta
Oftalmologista faz consulta
 
Na manhã do último sábado (26), o Prefeito de Codó, Zito Rolim foi a Escola Municipal Neyde Magalhães Araújo, no Bairro Codó Novo, para uma visita aos alunos que participavam dos exames médicos do Projeto Olhar Brasil.
 
Prefeito Zito visita Olhar Brasil
Prefeito Zito visita Olhar Brasil
 
O prefeito visitou as salas onde eram realizados os atendimentos, conversou com os alunos e até experimentou modelos de óculos, fornecido pelo programa aos alunos que precisam corrigir problemas na visão.
 
De acordo com Sebastião Celso, Coordenador do Olhar Brasil e Saúde na Escola em Codó, o projeto é uma parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação com estados e municípios, que tem como objetivo identificar e corrigir problemas visuais relacionados à refração e garantir assistência integral em oftalmologia para os casos em que forem diagnosticas outras patologias em saúde ocular e que necessitarem de intervenções.
 
Dr. Cláudio acompanha Zito em visita
Dr. Cláudio acompanha Zito em visita
 
Nós esperamos atender os 2.167 alunos castrados no Programa Brasil Alfabetizado, portanto 100%, e ainda mais os alunos da educação básica e ensino médio e os estudantes do EJA Educação de Jovens e Adultos, totalizando mais de oito mil consultas”. Explicou.
 
Também presente na oportunidade, o ex-secretário de saúde, Dr. Cláudio Paz, explicou que o PSE foi elaborado a partir das estratégias firmadas entre a escola, a partir de seu projeto político-pedagógico e a unidade básica de saúde. “O planejamento destas ações do PSE considera: o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar. O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, disse o ex-secretário.
 
Para o prefeito Zito Rolim, o principal objetivo do programa e da mobilização dos profissionais envolvidos é a redução das taxas de repetência e evasão escolares e facilitar o acesso da população à consulta oftalmológica e a óculos corretivos.
 
É um projeto muito bem elaborado e extremamente necessário. Nós sabemos que muitos casos de reprovação e evasão escolar são causados por dificuldades de aprendizado oriundas dos problemas na visão. Portanto, o Olhar Brasil está aqui em Codó, sendo realizado de forma muito consistente para atender aos alunos cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, que é gerido pelo Ministério da Educação. Com esse trabalho, estamos garantindo a saúde visual de nossos estudantes e, consequentemente, um ensino melhor a todos”, finalizou o prefeito.
 
 
Raphael Fernandes/Ascom – Prefeitura Municipal de Codó

Nenhum comentário:

Postar um comentário