quinta-feira, 1 de maio de 2014

POUCA VERGONHA - Carro pau de arara está servindo de quebra galho para alunos irem para escola

Reprodução de TV
Reprodução de TV

A recente notícia do acidente que resultou na morte de oito estudantes em Bacuri, chama a atenção para uma prática comum no interior do Maranhão: o transporte escolar irregular. Diariamente, estudantes da zona rural de Timbiras, a 280 km de São Luís, por exemplo, enfrentam o perigo e a falta de segurança dos caminhões, conhecidos como pau de arara, para chegarem à escola.

Esse tipo de transporte é proibido para estudantes, mas para alunos da zona rural não há alternativa. Só na região, estima-se que para atender a demanda de alunos, circulem cerca de 20 caminhões pau de arara fazendo este tipo de transporte.

Eu me seguro no banco”, diz a estudante Francisca Késsia Lima, de apenas nove anos, que explica como viaja até a escola. Muitas vezes, os alunos chegam aos caminhões e não há mais bancos disponíveis, e por falta de opção, os estudantes enfrentam o perigo de ir em pé.

Por causa dos buracos na estrada, o perigo de cair fora da proteção de madeira do caminhão, aumenta. “Uma menina deslocou o braço, uma vez. Quando ela estava descendo, acabou caindo”, conta o estudante Francisco Carvalho.

Alunos enfrentam perigo para estudar em Timbiras
Alunos enfrentam perigo para estudar em Timbiras

Quando chove, quem usa o pau de arara como transporte só chega à escola molhado. Manter-se na escola, nestas condições, é muito mais difícil. “Eu gostaria de ter um transporte melhor. No inverno, é lama e, no verão, poeira. Seria bom um ônibus, para a gente ter mais segurança”, lamenta o estudante Raimundo da Silva.

A Secretaria de Educação de Timbiras informou que existem quatro microônibus novos fazendo o transporte escolar no município, mas admitiu que o número é insuficiente. Segundo a Secretaria, o prefeito do município, Fabrízio Araújo, está tentando, junto ao Ministério da Educação, conseguir mais veículos com a intenção de eliminar o transporte de alunos feito por caminhões pau de arara.

Fonte: iMirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário