quarta-feira, 21 de outubro de 2015

CUMPRINDO SEU PAPEL - Augusto Serra participa de dois eventos importantes sobre preservação ambiental


Aconteceu na semana passada na câmara municipal de Timbiras o encontro dos “Amigos do Itapecuru”, que é um grupo formado por vários representantes das cidades que compõem a região dos cocais.

Ficou decidido no encontro que cada município da região deverá organizar uma entidade de preservação ambiental e essa entidade se responsabilizará em fazer um diagnostico da situação do Rio Itapecuru e seus principais afluentes no âmbito de cada município, inclusive da situação socioeconômica das comunidades ribeirinhas.
Apesar de ter contado com poucos participantes o encontro foi considerado positivo pelos participantes, que entenderam que havia a necessidade de se dar o primeiro passo. O Secretario De Cultura E Igualdade Racial, Augusto Serra, externou sua opinião durante o evento.

“Eu tenho uma opinião pessoal com relação a isto, eu acho que devemos mobilizar mais pessoas comprometidas, eu senti aqui a ausência de alguns ambientalistas, que deveriam estar aqui, eu acho importante que eles estivessem presentes, pois entendo que não se trata de um evento político e sim um movimento ambiental, que independentemente das preferências políticas de cada um, mais pessoas devem ser convidadas para o debate e discussão” afirmou Augusto Serra.

Secretário participa de seminário no UFMA

Também na semana passada, Augusto Serra, participou de um seminário no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que tinha como objetivo assegurar a implantação de todas as linhas da Política Estadual De Educação Ambiental Do Maranhão, por meio dos programas e projetos de educação ambiental, devendo ser observado transversalmente em todas as políticas ambientais do Estado.
Cinco temáticas prioritárias foram discutidas no seminário:

·      Criação e apoio às “Escolas Sustentáveis”;
·      Educação Ambiental como apoio à conservação dos recursos hídricos;
·      Educação Ambiental voltada à abordagem dos resíduos sólidos;
·      Educação Ambiental como apoio à gestão de Unidades de Conservação;
·      Educação Ambiental como apoio às políticas de redução e combate ao desmatamento e queimadas.

Uma das ações defendidas por Serra é que aja premiação para entidades e pessoas físicas que colocarem em pratica projetos de preservação ambiental.
“Nós entendemos que há uma necessidade urgente de uma política de boas praticas, até mesmo com prêmios aqueles que desenvolverem projetos sustentáveis, que têm boas praticas de preservação ambiental” Disse Augusto Serra.


ASCOM/SEMCIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário