Home > Maio 2015

Maio 2015

Caxias - Eita Balneário! Morre mais um no balneário Veneza

domingo, 31 de maio de 2015 0

 

Uma adolescente de aproximadamente 13 anos foi mais uma vítima de afogamento no Balneário Veneza. 

De acordo com o pai da vítima, a jovem já estava desaparecida a mais de 20 minutos, e que teria alertado um dos Guarda-Vidas e que o mesmo não teria dado importância ao fato, iniciando assim uma discussão entre ambos.

O corpo da adolescente foi encontrado pela corporação de salvamento às 15:47. Foram iniciadas várias tentativas de primeiros socorros, mas a jovem não reagia. 

O pai consternado com a situação da filha, pediu ainda que o Guarda-Vidas deixasse as tentativas, pois segundo ele, tentativas essas não eram mais necessárias, e alegou que o sistema de Salva-Vidas em Caxias não estavam preparados para lidarem com situações como estas.

Em um momento com este, vale ressaltar que "os curiosos" teriam que cooperar, pois dificultam e muito os trabalhos dos socorristas. O ideal seria que todos ficassem a distância para uma possível recuperação das vítimas.

Não é de hoje que a população caxiense reclama dos problemas de comunicação na área do Balneário Veneza. Além de algumas operadoras de celular, por não terem abrangência no local, mesmo em emergência, banhistas que presenciaram o resgate do corpo da vítima. tiveram dificuldades em conseguir ligações para o SAMU, que chegaram 20 minutos depois que a jovem tinha sido resgatada da água. Com a chegada da Unidade Móvel, confirmaram o falecimento da adolescente.

A Polícia Militar foi acionada para fazer o registro e orientar as famílias sobre os procedimentos a serem feitos para liberação do corpo. Um outro agravante nesta situação, é a falta de IML em Caxias, onde na grande maioria, familiares que perdem seus entes queridos, passam dificuldades na locomoção do corpo de Caxias até Timon, que são realizadas as perícias e outros procedimentos, complicando ainda mais no momento da volta para Caxias, ocasionando ainda desconforto para as famílias devido a distância.

O trabalho dos Guarda-Vidas no Balneário Veneza é louvável e necessário, e o que ouvimos das pessoas presentes após o afogamento, foram muitas reclamações de que os socorristas não estariam preparados para enfrentarem situações como estas.   De acordo com populares os Guarda-Vidas na hora do ocorrido eram de pequena quantidade, pois apenas três faziam vigília neste domingo, e que na grande maioria, os mesmos ficam isolados a uma distância que não dariam para observar as crianças que são mais vulneráveis a um afogamento.  Ressaltaram ainda que deveria ter no mínimo 6 Guarda-Vidas, sendo 2 na "ilha da Veneza(´Área Central), dois na área da ponte e mais dois na área de frente do Balneário. Os Guarda-Vidas fazem a parte deles, cabe também aos pais ficarem mais atentos com os filhos, observando veementemente cada passo no momento de lazer.   Resta agora aguardar das autoridades competentes uma medida mais segura para evitar que mais mortes aconteçam no referido Balneário.

Pedestres reclamam de serviços mau elaborado em linha férrea de codó

0

A reforma da linha férrea no centro de Codó tem deixado mais reclamação do que elogios porque há um nítido excesso de pedras deixadas, sobretudo, na área que fica em frente ao Comercial Centro.
Pedras estão invadindo a rua
Pedras estão invadindo a rua
As pedras estão cada vez mais se espalhando para a rua e como são grandes oferecem alguns riscos.
Há um ponto da área comentada que é bastante usada por pessoas bêbadas. Num eventual desentendimento elas, certamente, poderão ser usadas com muito mais facilidade e vir a causar ferimentos em alguém.
Trabalho mal feito no centro de Codó
Trabalho mal feito no centro de Codó
Pode a responsável pela linha férrea eliminar o problema, simplesmente, diminuindo o excesso ou estabelecendo um limite para a reforma dos dormentes, assim outras pessoas não serão mais prejudicadas do que já são com aquela passagem, horrível, do trem no centro de Codó.

O ex - Senador maranhense Epitácio Cafeteira está internado em estado grave na UTI do Hospital de Brasilia

0

Epitacio Cafeteira
Epitacio Cafeteira
O ex-senador Epitácio Cafeteira está internado em estado grave na UTI do Hospital Brasília, no Distrito Federal. Cafeteira completa 91 anos dia 27 de junho próximo e enfrenta problemas de saúde desde que levou uma queda e bateu a cabeça em 2009.
Desde então o ex-senador tem passagens por hospitais, sempre em estado grave. O seu quadro de saúde piorou na última quarta-feira quando teve que ser internado às pressas.
Segundo o deputado Rogério Cafeteira, o seu estado de saúde inspira cuidados especiais, o ex-governador já esteve na mesma situação em outras vezes e conseguiu se recuperar, mas desta vez o quadro é mais complicado, em função do mesmo está respirando por aparelho.
Os problemas de saúde do ex-governador, conforme Rogério,  começaram há seis anos quando ele caiu a bateu a cabeça no chão. “De lá pra cá nunca mais recuperou a saúde”, observou.

Tragédia: três mulheres morrem em grave acidente em Carolina

0

Três mulheres identificadas como: Ana Carolina Barbosa Lima de 15 anos, Maria Elesbão Carvalho de 35 anos e Marlene da Silva de 39 anos morreram em um grave acidente BR 010, distante há 12 quilômetros da cidade de Carolina.
As três vítimas de acordo com a polícia eram de Imperatriz e seguiam em um cortejo fúnebre para a cidade de Balsas.
O acidente ocorreu por volta das 4h da manhã deste domingo, quando o condutor do veículo corolla identificado como Aldicley Alves de Carvalho teria perdido o controle ao passar em uma ponte, colidindo bruscamente com a estrutura metálica de proteção da ponte.
Outra vítima foi encaminhada ao hospital de Carolina e o motorista saiu ileso.
 Do Blog do Luis Cardoso

Codó volta a ficar Violento ! Novas revelações apontam no assassinato brutal ocorrido no Codó novo

sábado, 30 de maio de 2015 0

Na noite da ultima  sexta-feira (29) por volta das 19:00h  RAMIRO RIBEIRO DOS SANTOS JUNIOR de 27 anos foi brutalmente assassinado a golpes de faca, Júnior como  era conhecido por todos, levou oito(08) facadas, o autor do assassinato é um senhor com na casa dos 60 anos de idade ainda não identificado. As primeiras informações que o nosso blog recebeu que a motivação do assassinato teria sido uma tentativa de um a salto, mais nada disso procede.

IMG-20150530-WA0070
JUNIOR E A NAMORADA RAIMUNDINHA
MOTIVO:
A namorada de Junior Raimunda fez uma ligação pra ele dizendo que estaria em um motel na rua da união bairro codo novo e queria que ele fosse lá,quando júnior chegou ela estava com este senhor que seria o autor do crime, Junior se revoltou e perguntou porque ela o chamou ali se estava acompanhada, e começou um bate boca  entre os dois, e começaram a  puxar a mulher de um lado para o outro.
Foi quando o senhor desferiu as facadas no jovem, de acordo com informações Raimunda tinha um caso com este senhor.
O acontecido foi enfrente a um motel que é conhecido como motel do teta,o motel foi alugado para o acusado.
A namorada de Júnior, também foi alvejada com golpes de faca, e foi encaminhada para o HGM de Codó, e passa bem. Júnior sofreu varias perfurações na região torácica e não resistiu aos ferimentos
Junior é filho de Ana Ribeiro e Romiro, sua mãe sofre de problemas mentais seu pai é falecido, sua família reside na Rua Santa Luzia no Codo Novo, mais ele passava a maior parte do tempo na Feirinha do Peixe e ate costumava dormir por lá, e era muito amado por todos que trabalham ali.
nova
Fonte ramyria santiago

Acidente que vitimou codoense em Caxias Tem novas revelações! Que apontam que a Condutora ainda evitou outro atropelamento

0

vitimaswilgiulia
As duas vitimas
Pessoas que presenciaram o acidente de trânsito que vitimou as jovens Giulia Joisa e Wisllana Kelly na noite de sexta-feira (29), na Avenida Senador Alexandre Costa em Caxias, afirmam que a tragédia foi provocada quando a condutora da Saveiro tentou desviar de um pedestre que atravessava a via e não de outro veículo como acabou sendo divulgado.
De acordo com informações, a Saveiro era guiada por uma das vítimas e ao se desviar do pedestre o automóvel ganhou mais velocidade, momento em que perdeu o controle da direção, vindo a colidir com um muro. Com a batida o carro capotou e teve principio de incêndio que foi controlado pelos populares que também tiraram as garotas do veículo.

Polícia Militar, Corpo de Bombeiro e Samu foram acionados, mas as jovens vieram a óbito no local do acidente. As duas estavam cursando o 7º período de Fisioterapia da Facema.
Wisllana Ketly Castro Pereira, 20 anos estava noiva de Breno Leonardo é neta do vereador caxiense Elias do Gesso. Giulia Joisa Sousa Costa, 24 anos, natural de Codó era casada e deixa uma filha.
IMG-20150530-WA0021hh
Veículo envolvido no acidente

Fatalidade Jovem Codoense morre em acidente de transito em Caxias

0

Um grave acidente na noite desta sexta-feira, 29, culminou com a morte das jovens Wisllana Ketly Castro Pereira, 20 anos e Giulia Joisa Sousa Costa, 24 anos, natural de Codó (MA), na Avenida Alexandre Costa, em Caxias.
Wisllana Ketly Castro Pereira, 20 anos e Giulia Joisa Sousa Costa, 24 anos, natural de Codó
Wisllana Ketly Castro Pereira, 20 anos e Giulia Joisa Sousa Costa, 24 anos, natural de Codó
Informações preliminares dão conta que um veículo que trafegava na Avenida chocou-se com as jovens, que vieram a óbito no local. Rapidamente as imagens do acidente percorreram as redes sociais e mobilizou amigos das vítimas que ficaram perplexos com a tragédia envolvendo as duas.
Giulia Joisa Sousa Costa era casada e tinha uma filha de cinco anos de idade e residia na rua César Brandão em Codó. Já Wisllana estava noiva de Breno Leonardo e era neta do vereador Elias do Gesso. Cursando o 7º período do Curso de Fisioterapia da Facema, as estudantes eram queridas por todos os colegas, sendo que Wisllana Ketly era considerada uma das alegrias da turma de fisioterapia.
Essa a é terceira morte registrada na turma de fisioterapia da Facema. Em 2013, o jovem Itaan Barros, também natural de Codó, morreu vítima de um acidente automobilístico, fato ocorrido em frente a churrascaria Pirajá, no bairro do mesmo nome em Caxias.

SENAC e FC Oliveira beneficiam moradores da Vila Biné

0

Ainda como parte das comemorações alusivas ao dia das mães, geralmente, comemorado durante todo o mês de maio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC levou uma ação social para as mulheres da comunidade Vila Biné, uma das regiões mais carentes de Codó. Os atendimentos foram de embelezamento das mães da comunidade que lotaram a sede da Associação de Moradores para receber o tratamento capilar.
Momento da ação
Momento da ação
O grupo de cabeleireiras que participou da ação no bairro realizou a parte prática como finalização do curso de beleza ofertado pelo SENAC de Codó. Para as mães da comunidade, a iniciativa foi bem-vinda. Saíram de casa de um jeito e a voltaram com novo visual. Mostrar o que aprenderam no curso também foi uma boa experiência para quem fez o embelezamento das mulheres da Vila Biné.
Ação
Ação
Foi uma boa experiência e uma honra atender a comunidade”, disse Zilda Rocha, que já tem clientela certa em seu salão de beleza, e decidiu não se limitar aos conhecimentos já adquiridos e foi atrás de mais experiência e atender gratuitamente mães da comunidade.
A líder comunitária Alba Rejane destacou a importância dos atendimentos para os moradores, para a representante do bairro, é uma prova de reconhecimento e a certeza de que aos poucos a comunidade está se desenvolvendo.
As mulheres tiveram tratamento vip, mas a comunidade em geral também vai ser beneficiada, agora, não mais só com serviços de beleza, mas também com oportunidade de qualificação. O empresário Francisco Nagib foi levar uma boa notícia já com envolvimento dos moradores. A FC Oliveira está com vagas abertas para um curso profissionalizante por meio do SENAI e as inscrições para as pessoas que moram na VILA Biné já começaram.

Com Mandato de busca e aprensões Policia civil de prende realiza apreensões de armar na zona rural de Codó

0

No dia de ontem, 29/05/2015, por volta das 06h00min, em cumprimento a mandados de busca e apreensão expedidos pelo Judiciário, após representação da Polícia Civil, foram presos, nos Povoados Matinha, Eira II e Lagoa do Costa, zona rural do município de Codó/MA, em operação conjunta das Polícias Civil (4ª DRPC Codó/MA) e Polícia Militar (17º BPM Codó/MA): RAIMUNDO MIGUEL DE MELO, conhecido por MIGUEL, nascido em 29/09/1990; LOUSO FERREIRA DO NASCIMENTO, nascido em 07/11/1965; e JOSÉ RAIMUNDO COSTA MOREIRA, conhecido por MIÚDO, nascido em 15/02/1977.
Presos e apreensões
Presos e apreensões
No curso do cumprimento dos mandados de busca foram apreendidos nas referidas localidades, entre outros, os seguintes objetos: um revólver, calibre 38, marca ROSSI, municiado (quatro munições); cinco espingardas de fabricação artesanal; mais de R$ 1.000,00 (um mil reais) em espécie; duas motocicletas, uma HONDA FAN 150, cor preta, com numeração de chassi raspada, e outra HONDA BROS, cor vermelha, com o motor pertencente à outra motocicleta que possui restrição de roubo/furto; além de uma porção de aproximadamente 50 gramas de maconha.
 RAIMUNDO MIGUEL DE MELO e LOUSO FERREIRA DO NASCIMENTO foram autuados em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e deverão permanecer presos à disposição da Justiça local até que seja prestada a fiança arbitrada aos mesmos.
JOSÉ RAIMUNDO COSTA MOREIRA, conhecido por MIÚDO, foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e receptação, tendo sido encaminhado para custódia na UPR de Codó, onde permanecerá preso à disposição da Justiça local.
No curso das oitivas prestadas na Delegacia de Polícia Civil foi confirmada a participação de JOSÉ RAIMUNDO COSTA MOREIRA em um homicídio ocorrido no início do ano também em Codó, já tendo sido também representada pela prisão do mesmo nos autos que apuram o referido crime.
Fotos e texto – Assessoria de Imprensa da 4ª Delegacia Regional/Codó

Codó - Crime bárbaro no Começo de final semana! Homem é assassinado com golpes de faca em Codó

0

Foto: Aldeone Oliver/Via Blog do Rangel

O fim de semana já começou com violência em Codó. Um homem identificado por Júnior, foi assassinado com golpes de arma branca pelo proprietário do Bar onde estava na Rua da união, no Bairro Codó Novo. 
O crime ocorreu por volta das 19h25min de sexta-feira (29). Além de ser morto, a companheira de Júnior, identificada por Raimundinha também foi alvejada com golpes de faca, e segue internada no hospital de Codó.
As informações dão conta de que a vítima teria travado uma discussão com o dono do Bar, que sacou da arma e golpeou o cliente com perfurações na região torácica. Raimundinha, a acompanhante de Júnior tentou intervir, evitar que o companheiro fosse morto e acabou recebendo alguns golpes de faca nos membros superiores.
Um homem identificado pelo nome de Junior mais conhecido como “Come Cachorra”, foi brutalmente assassinado na Rua da União no bairro Codó Novo a golpes de faca. As Polícias Militar e Civil estiveram no local, mas o acusado de cometer o assassinato e tentativa de homicídio evadiu-se logo em seguida ao crime. a policia civil de Codó vai investigar o acontecido.

Caravana da Segurança o primeiro encontro no Codó novo !

sexta-feira, 29 de maio de 2015 0

unnamed
Caravana da Segurança
Esta semana os moradores do Codó Novo receberam a visita da “Caravana da Segurança”. O encontro foi realizado na Rua Santa Maria, Bairro Codó Novo, e reuniu a população do bairro para discutir, juntos as autoridades, representantes das forças de segurança pública e do poder legislativo, questões sobre a segurança das comunidades,buscandosoluções para o alto índice de criminalidade no município. No primeiro encontro da Caravana da Segurança estavam presentes representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, OAB e do poder legislativo, como os vereadores Pedro Belo, Expedito Carneiro e o presidente da Câmara Municipal Chiquinho do SAAE.
Projeto é resultado da última audiência sobre segurança pública, ocorrida na Câmara Municipal de Codó, na qual foram levadas muitas ideias. Inspirado no projeto Diálogos pelo Maranhão, o vereador Pedro Belo (PC do B) sugeriu a criação da Caravana da Segurança. O objetivo do projeto é aproximar as forças de segurança das comunidades, entender seus problemas e suas características, e traçar políticas públicas para segurança de Codó.
MEDIDAS PREVENTIVAS
unnamed
Comunidade
O tema da palestra na primeira reunião foi sobre: “Violência Não. Segurança é Direito do Cidadão e Dever do Estado” e teve uma expressiva participação dos moradores e representantes de associações. De acordo com o Vereador Pedro Belo, a Caravana da Segurança irá criar um grande vínculo de proteção com os bairros de Codó, levando até as comunidades informações preciosas sobre como evitar situações de risco, e ao mesmo tempo criando políticas mais efetivas em relação a segurança pública.
“O Projeto leva até os bairros da cidade informações de como se prevenir, tomar medidas de proteção e segurança contra a violência e como evitar situações de risco, como andar falando celulares ou com pertences que chamem a atenção, evitar locais desertos em horário avançado, entre outras medidas que qualquer cidadão pode tomar para evitar a criminalidade e a violência. Entendendo melhor a cada comunidade, as forças de segurança poderão traçar suas estratégias de proteção à população”, explicou Pedro Belo.
Assessoria de Imprensa

Codoense é preso com 110 kg de maconha em Porto Franco – MA

0



Os suspeitos foram Ricardo Matias e Letícia Magalhães. – Divulgação/PRF
A Polícia Rodoviária Federal prendeu na madrugada de quinta-feira (28), na BR-010, no km 155, em Porto Franco, município a 97 km de Imperatriz o casal Ricardo Matias da Silva, 29 anos, e Letícia Magalhães Pinheiro, de 23 anos por tráfico de drogas.
De acordo com a PRF, a prisão foi realizada após uma abordagem policial, em um ônibus turismo, que seguia viagem de Goiânia para Zé Doca, na baixada maranhense.
A droga prensada e em forma de tabletes, foi localizada no bagageiro do veículo, dentro de duas malas e também, de uma caixa.
A polícia informou, ainda, que contra Ricardo Matias existe um mandado de prisão em aberto, expedito pela 1ª Vara de Execuções Penais da capital, São Luís.
Os suspeitos de tráfico de drogas foram apresentados na Delegacia da Polícia Civil de Porto Franco.
Aguarde os detalhes da prisão e como fica o tráfico em Codó depois dessa apreensão e prisões.

Do blog do Bezerra


QUADRICICLOS PODEM TER CIRCULAÇÃO PROIBIDA EM BARREIRINHAS

0

Índice
Imagem meramente ilustrativa

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) entrou com ação civil pública, com pedido de liminar, contra o Município de Barreirinhas, o Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran/MA) e um empresário, por irregularidade nas atividades de turismo com quadriciclos e outros veículos motorizados no interior do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

A ação foi proposta após representação do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMbio) ao MPF/MA. O instituto, que é uma autarquia federal, apurou a existência de exploração irregular de atividades turísticas com quadriciclos dentro do Parque Nacional dos Lençóis, nos municípios de Barreirinhas e Santo Amaro. Após algumas fiscalizações, o ICMbio abordou quadriciclos. Segundo o ICMbio, a prática gera impactos ambientais graves ao Lençóis e é atividade constante, realizada por várias agências de turismo.

O Parque Nacional dos Lençóis é uma Unidade de Conservação Federal, criado por decreto e protegido por lei, não é destinado apenas ao turismo ecológico mas, principalmente, à proteção de espécies da fauna e da flora. Dessa forma, o MPF/MA responsabiliza, além do empresário flagrado, o Poder Público, uma vez que o Detran e o Município de Barreirinhas foram negligentes quanto a fiscalização do uso de quadriciclos em vias públicas, o que, sem os devidos requisitos, é proibido de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CBT).

Na ação, o MPF/MA solicita à Justiça Federal que o município de Barreirinhas e o Detran/Ma proíbam imediatamente a circulação de veículos tipo quadriciclo em vias urbanas e rurais de Barreirinhas e Santo Amaro, para proteger o Parque Nacional dos Lençóis, que sofre constantemente danos de difícil reparação. Quer também que os agentes públicos divulguem a proibição do uso de quadriciclos em atividades turísticas, vias urbanas e rurais, além de usar o poder de polícia para apreender os veículos encontrados em vias públicas. O descumprimento do pedido acarretará multa diária de acordo com a lei.

Fonte: Neto Ferreira

Blogueiro Vence Flavio Dino no Tribunal! Saiba Porquê ?

quinta-feira, 28 de maio de 2015 0


Luis Cardoso derrotou Flávio Dino na Justiça Eleitoral
Luis Cardoso derrotou Flávio Dino na Justiça Eleitoral
Por decisão da Ministra Luciana Lóssio, o Tribunal Superior Eleitoral derrubou uma ação do PCdoB, de Flávio Dino, acatada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, em que condenava o jornalista e blogueiro Luís Cardoso a pagar uma multa pesada.
A ação dos comunistas pela condenação de Luís Cardoso foi por causa de uma publicação de enquete sobre a eleição para governador em 2014.
O partido de Flávio Dino pediu o TRE condenou o titular do blog.
Os advogados Pedro Leandro Lima Marinho, João da Silva Santiago, Alteredo de Jesus Neri, Luis Eduardo Franco, e Mariana Pereira Nina, recorreram da decisão do TRE no TSE. A ministra Luciana Lóssio não considerou a publicação como pesquisa por não ter caráter cientifico e se mostrar uma tentativa de cerceamemto da liberdade de expressão.
Veja abaixo a decisão da ministra que desfez a condenação do TRE numa ação do PCdoB defendida pelos advogados Ana Celeste Costa Ericeira, Carlos Eduardo Lula, Igor José Ferreira dos Santos, Suzana Lucena Rodrigues:
Ministra do TSE Luciana Lossio
Ministra do TSE Luciana Lossio
DECISÃO
Cuida-se de recurso especial interposto por Luís Assis Cardoso Silva de Almeida (fls. 115-125) contra acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) que deu provimento a recurso para reformar sentença, condenando o recorrente ao pagamento da multa prevista no art. 33, § 3º, da Lei nº 9.504/97, pela divulgação de pesquisa eleitoral sem prévio registro.
Eis a ementa do acórdão regional:
RECURSO ELEITORAL. PROPAGANDA ELEITORAL. IRREGULAR PUBLICAÇÃO DE DADOS DE SUPOSTA PESQUISA ELEITORAL INDEVIDA DA PESQUISA. ART. 33, § 3º, DA LEI 9.504/97 E NO ART. 18, CAPUT, DA RESOLUÇÃO Nº 23.400/13 DO TSE.
PROVIMENTO.
– Conhecimento e provimento do recurso, para a sentença recorrida, condenando o recorrido ao pagamento da multa estabelecida no art. 33, § 3º, da Lei 9.504/97 e no art. 18, caput, da Resolução nº 23.400/13 do TSE, em seu patamar mínimo. (Fl. 82)
Embargos de declaração rejeitados (fls. 110-112).
Em suas razões recursais, Luís Assis Cardoso Silva de Almeida aponta violação aos arts. 33 da Lei das Eleições; 5º, IV, e 220, §§ 1º e 2º, ambos da Constituição Federal. Ademais, aponta a ocorrência de dissídio jurisprudencial.
Sustenta que, na condição de jornalista e no uso do seu direito constitucional de informar, apenas veiculou pesquisa interna do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), a qual não pode ser considerada pesquisa eleitoral, uma vez que a opinião pública não foi invocada como fonte de informações.
Aduz, ainda, que “pela data da edição, isto é, antes do período de propaganda, certamente se tratava mesmo de simples notícia colhida internamente a respeito de pré-candidatos” (fl. 122).
Cita precedente desta Corte, segundo o qual ficou assentado que a mera sondagem interna de dados não constitui pesquisa de opinião pública (fl. 122).
Defende que os princípios da segurança jurídica e da proteção da confiança deveriam ser aplicados à espécie.
Contrarrazões às fls. 132-141.
A Procuradoria-Geral Eleitoral opina pelo não conhecimento do recurso especial (fls. 147-152). 
É o relatório.
Decido.
Na espécie, a Corte de origem reformou sentença, para julgar procedente a representação por divulgação de pesquisa eleitoral sem prévio registro na Justiça Eleitoral, levada a termo pelo ora recorrente. 
Da leitura do acórdão impugnado, constata-se, entretanto, consoante alegado pelo recorrente, não se tratar de pesquisa eleitoral, mas de simples pesquisa interna do PMDB, divulgada em seu blog na internet.
A pesquisa eleitoral, para ser enquadrada como tal, cuja divulgação irregular atrai sanção pecuniária de valor elevado, deve ser analisada, primeiramente, se preenche os requisitos de efetiva pesquisa eleitoral.
Destaco do que pontuado por mim no voto proferido no AgR-AI nº 171-97/MG, quando fiz minhas as palavras da relatora designada do feito no Regional, Juíza Maria Edna Fagundes Veloso. Disse ela: 
Nesse mister, destaco que, para que se possa falar em divulgação de pesquisa eleitoral sem registro é preciso, primeiramente, que estejamos diante de efetiva divulgação de pesquisa eleitoral. E, por isso, torna-se relevante, antes de aferir se existe ou não registro de determinada pesquisa, analisar se o recorrente, de fato, promoveu ato que possa ser qualificado como divulgação de uma pesquisa eleitoral.
As pesquisas eleitorais envolvem intrincado trabalho estatístico e rigor metodológico. É por isso que se tornam confiáveis e que inspiram todo o controle que a legislação erige a seu respeito. O que a lei condena é a obtenção de indevido benefício decorrente da apresentação de dados que, por sua forma, detalhes e tratamento, aparentem ter sido coletados de forma criteriosa e submetida a controle quando, na verdade, encontram-se à margem de qualquer verificação do atendimento de metodologia adequada. Em suma: a grave sanção pecuniária se justifica para coibir a intenção de ludibriar o eleitorado.
Não é por outra razão que o c. TSE afirma que a divulgação de pesquisa eleitoral sem registro somente se consuma quando o ato levar ao conhecimento do público, de forma contundente, resultados estatísticos comparativos:
[…]
Manifestações informais, precárias e genéricas, como as feitas pelo recorrente, sem qualquer indicação de dados de pesquisa específica – como data, instituto e percentuais consistentes – não podem, sequer, ser tomados como “divulgação de pesquisa eleitoral”. Trata-se de mero comentário político, que deve, sim, ser compreendido no contexto da entrevista, no qual o recorrente exaltava a confiança em sua agremiação.
Uma vez que o referido comentário não tangencia, minimamente, a divulgação de resultado de pesquisa, não se fazia necessário acrescer qualquer esclarecimento quanto à inexistência de uma pesquisa atual e registrada. Por todos os elementos reunidos, não tenho dúvidas de que a entrevista concedida abrangeu, apenas, lícito exercício da liberdade de expressão.
Destaco, ainda, que aqui não se discute o lastro real da anunciada intenção de votos, mas seu potencial de impactar como divulgação de pesquisa eleitoral sobre o eleitorado. Não há se subestimar a capacidade crítica dos próprios eleitores, para estabelecer, em caso como o dos autos, o valor que deve ser emprestado às declarações dos entrevistados.
Do exposto, dou provimento ao recurso especial, com base no art. 36, § 7º, do Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral, para julgar improcedente a representação e afastar a multa imposta a Luís Assis Cardoso Silva de Almeida.
Publique-se.
Brasília, 26 de maio de 2015.
Ministra Luciana Lóssio

Câmara aprova em primeiro turno fim da reeleição para cargos executivos

0

O plenário da Câmara aprovou no fim da noite de quarta-feira o fim da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos. A medida não atinge os prefeitos eleitos em 2012 e os governadores eleitos no ano passado. Todos os partidos orientaram a favor do fim da reeleição e a emenda foi aprovada por 452 votos sim e apenas 19 votos não, a mais ampla vantagem até o momento na votação da reforma política.
A emenda foi aprovada em primeiro turno, terá que ser aprovada em segundo turno e passar no Senado, para entrar em vigor. O plenário não votou ainda se será mantido o mandato de quatro anos para os cargos executivos ou se será aprovado mandato de cinco anos. Isso será decidido em votação marcada para esta quinta-feira. Na votação, não houve orientação do governo.
A prática de deixar os vice-governadores e vice-prefeitos assumirem o cargo nos seis meses antes da eleição para que eles pudessem disputar o posto no cargo, também foi vetada. Quem ocupar o cargo nos seis meses antes do pleito estará inelegível. Esse mecanismo é comum e foi usado, por exemplo, na eleição do ano passado pelo governador eleito Luiz Fernando Pezão, que era vice de Sérgio Cabral e assumiu o cargo seis meses antes do pleito. Mas assim como manteve a possibilidade de prefeitos eleitos em 2012 e os governadores eleitos em 2014 tentarem se reeleger, o texto da emenda também abre exceção de disputa para os que os sucederem ou substituírem, nos seis meses antes da eleição.
Ao encaminhar o voto a favor do fim da reeleição, a líder do PC do B, Jandira Feghali (RJ), lembrou as denúncias de que para aprovar a reeleição o governo FHC teria comprado votos de deputados.
— Quando a reeleição foi criada pelo PSDB, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, inclusive com muitas denúncias de compra de votos aqui dentro por R$ 200 mil reais, que nunca foram apuradas, nem CPIs instaladas, votamos contra a reeleição — disse Jandira Feghali.
Mesmo aprovando a reeleição que beneficiou Fernando Henrique, nos últimos anos o PSDB passou a defender o fim da reeleição e este foi um dos pontos defendidos pelo candidato Aécio Neves na última eleição. No partido, dos 46 que votaram, apenas um _ o deputado Fábio Souza (PSDB-GO _ votou contra o fim da reeleição. No plenário, vários tucanos fizeram meia culpa pela aprovação da reeleição.
— A reeleição cumpriu seu papel histórico. temos que caminhar para um novo ciclo — acrescentou o deputado Marcus Pestana (MG).
— Votei em 97 a favor da reeleição e me arrependo amargamente. É um instituto para países desenvolvidos e não países em construção — afirmou o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), mais animado com as duas votações da noite de ontem, embora não tenha votado porque o regimento não permite, apoiou o fim da reeleição.
— Refleti muito sobre isso e agora acho que é o melhor para o Brasil. O problema maior é das prefeituras, o prefeito acaba fazendo o mandato em função da reeleição e, além disso, isso impede a renovação
O partido com maior número de votos contra o fim do instituto foi o DEM, com cinco dos 20 deputados votando pela manutenção da reeleição. Entre eles, o deputado e líder da bancada, Mendonça Filho (PE), autor da emenda constitucional aprovada em 1997 que criou a reeleição. NO PT, e um deputado se absteve e três votaram contra, entre eles a deputada e ex-ministra Maria do Rosário (RS). Três deputados do PMDB, três do PTB também votaram não.
Mais cedo, na votação de outra parte da reforma política e com uma manobra do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a Câmara rejeitou o financiamento exclusivamente público e aprovou a doação de empresas para partidos nas campanhas. A emenda, de autoria do PRB, permite que as empresas doem apenas para os partidos, com a chamada doação oculta, quando os partidos centralizam o recebimento das doações, repassando-as aos candidatos, sem que se saiba que empresa financia a eleição de qual candidato. Pessoas físicas poderão doar aos partidos e aos candidatos. A emenda terá que ser votada ainda em segundo turno.
Na terça-feira, quando começaram as votações da reforma política, os deputados rejeitaram o chamado distritão, sistema pelo qual os partidos perderiam força e seriam eleitos os candidatos a deputado mais votados nos estados. Eram necessários 308 votos para aprovar o distritão, mas a proposta recebeu apenas 210 votos sim; 267 parlamentares votaram contra e cinco se abstiveram. O resultado deixou clara a rejeição da Casa à mudança do sistema eleitoral brasileiro.
Por decisão dos líderes partidários, cada ponto da proposta de emenda à Constituição (PEC) será votado individualmente, com necessidade de 308 votos para a aprovação de cada item. Ao final, todo o teor da proposta será votado em segundo turno. Em caso de aprovação nos dois turnos, a PEC segue para o Senado.
O GLOBO

Crítica dos moradores – “deposite aqui seu IPTU”

0

Moradores da rua Francisco Bernardino, bairro São Sebastião/Codó Novo,  acharam um jeito diferente, sem discursos ou caminhadas,  de protestar contra aquilo que consideram passível de reforma naquela via.
Criaram um placa e lembraram às autoridades por meio dela o quanto o IPTU ainda incomoda.
IMG-20150527-WA0011

Policia - Codó: Traficante é preso com 20 pedras de crack

0

Na tarde da ultima terça-feira  (26) por volta das 16h30 min, uma equipe da Polícia Civil (4ª DRPC), coordenada pelo Delegado GILVAN LUCAS DE SOUSA, em uma casa localizada na Rua Francisco Bernardino, Bairro Codó Novo, efetuou a prisão de ISAAQUIEL DE JESUS SOUZA (27 anos).


















Em poder de ISAAQUIEL DE JESUS SOUZA, foram apreendidos entre outros, os seguintes objetos: 20 (vinte) pedras de crack; R$ 130,00 (cento e trinta) reais em espécie; um aparelho notebook SONY VAIO, que havia sido furtado dias antes; além da motocicleta YAMAHA YBR 125K, cor preta, placa NHH 8215.
Ao conversarmos com o acusado ele disse que as 20 pedras de crack era somente pro seu uso e que o aparelho notebook SONY ele tinha comprado na mão de um amigo por  147 reais, ISAAQUIEL DE JESUS SOUZA foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e receptação e permanecerá preso na UPR de Codó/MA, à disposição da Justiça local.
IMG-20150527-WA0013
Aparelho de notebook SONY,as pedras de crack e a quantia em dinherio

Acidente - Codó: Colisão entre duas motos deixa uma vitima fatal

0














O acidente fatal ocorreu na tarde de ontem(27) por voltas das 18:00,no residencial Santa Rita. 
A vitima fatal, foi Geovane Rodrigues de 16 anos de idade, era estudante e também evangélico da igreja universal, residia na rua pernambuco e morreu logo apos chegar ao hospital.
Segundo informações colhidas  o causador do acidente identificado como como Edmílson que estava conduzindo a sua moto bêbado e em alta velocidade ele reside no residencial santa rita na rua  amazonas.
Geovane conduzia em sua moto uma criança e uma mulher, as duas sofreram apenas ferimentos leves e passam bem.
20150527_194442













Uma colisão entre duas motos que acabou tirando a vida de Geovane de 16 anos, ambos os dois estavam sem o uso do capacete, Geovane levou uma grande pancada na cabeça o que causou a sua morte.

Tecnologia do Blogger.