sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Codó recebe o Curso de Aperfeiçoamento de Educação Popular em Saúde !

Dentre as cidades que compõem a Regional Codó, o município foi o único selecionado pelo Ministério da Saúde com o curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde –EdpopSUS, na modalidade presencial. 
A aula inaugural, destinada a 35 profissionais da Atenção Básica em Saúde aconteceu na quinta-feira (1) no auditório a UEMA, e contou com presença do prefeito Francisco Nagib, do secretário de saúde, Suelson Sales, de representes do Governo Estado e das tutoras enviadas pelo Ministério da Saúde para capacitar as equipes.
O EdpopSUS visa criar em profissionais da saúde a capacidade e qualificação para assistir à públicos específicos, como as comunidades quilombolas. Vão agregar essas informações aos seus conhecimentos específicos de suas áreas e assistir esse público com toda qualidade”, explicou o Secretário Municipal de Saúde, Suelson Sales.
O curso do EdpopSUS terá duração de quatro meses. Segundo as tutoras, durante a este período serão trabalhados seis eixos voltados à promoção, proteção e recuperação da saúde ao processo educativo e prático com consciência crítica e cidadania participativa. “Serão dezessete encontros, com encontro também com nosso público alvo, abordando todos os eixos que contem na programação”, disse a Tutora do EdpopSUS, Maria Alcina
A vice-presidente do sindicato dos agentes comunitários de saúde, Rosilda Pereira, se diz grata pelas 25 vagas destinadas aos ACS no curso. “é uma capacitação que visa melhorar nossos conhecimentos e melhor atender a população. Isso sempre é bom vindo, pois nos prepara para atender melhor e aumenta nosso vínculo com a comunidade”, Declarou.
O prefeito Nagib ressaltou o empenho da gestão pública para vencer o processo seletivo e propiciar aos profissionais da saúde mais conhecimentos, para melhorar atender as populações especificas, a exemplo das que moram em áreas quilombolas, indígenas e moradores de rua. “É com muita alegria e orgulho que recebemos este curso e estamos aqui com trinta a cinco Agentes Comunitários de Saúde, que estão empenhados em absorver mais conhecimento e servir a população. Em 2017 fomos o único da nossa regional contemplados com o EdpopSUS que será de grande valia a nossos profissionais e a população”, concluiu.
Ascom – PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário