quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Realizada em Codó 1ª Conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico !

Na ultima quarta-feira (21) foi realizada em Codó a 1ª Conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico, que aconteceu no auditório da Associação Comercial, no bairro São Benedito. Dentre as autoridades presentes estavam o diretor do SAAE, Evimar Barbosa, o Secretário Municipal de Finanças e Meio Ambiente, Ivaldo Silva, o superintendente de Planejamento e coordenador geral da conferência, Ataliba Júnior, o vereador Pastor Max,  dentre outras autoridades.
Com o tema ‘Gestão Integrada do Saneamento Básico’ a conferência contou com a presença de representantes do poder público, de instituições e da sociedade civil organizada. Na ocasião foram discutidos alguns problemas pontuais sobre a situação do saneamento básico no município, a importância de ações da sociedade e do poder público, bem como os debates e sugestões para implementação do Plano Municipal de Saneamento Básico, que deverá ser concluído ainda em 2018.
É um marco para o planejamento de nosso município, justamente para se tratar de um tema tão relevante quanto é o saneamento básico. Sabemos das problemáticas que os municípios encontram nesta área, desde o esgotamento sanitário até a destinação dos resíduos sólidos. Por isso a importante missão desta conferência, que busca, junto à sociedade, soluções para os problemas. Portanto, o prefeito Nagib e todas as equipes das secretarias envolvidas estão de parabéns, pois o Plano Municipal de Saneamento Básico é um grande avanço estrutural para Codó”, declarou o vereador Pastor Max.
A Conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico foi pautada em quatro eixos temáticos como: Drenagem e Manejo de Águas Pluviais; Coleta e Tratamento de Esgoto; Abastecimento de Água Potável e Limpeza Urbana e Tratamento de Resíduos Sólidos. De acordo com o Diretor do SAAE Codó, Evimar Barbosa, a realização do plano cumpriu seu cronograma de dez meses, com audiências públicas na cidade e na zona rural. “Estamos concluindo o Plano Municipal de Saneamento Básico de Codó, em um trabalho conjunto do SAAE e secretarias de governo e com a participação da população. o resultado deste trabalho será de grande importância para a melhoria da qualidade de vida no município”.
“Após as discussões com a comunidade, o PMSB deve ser apreciado pelos vereadores e aprovado pela Câmara Municipal. Aprovado, o PMSB passa a ser a referência de desenvolvimento no município, estabelecido as diretrizes para o saneamento básico e fixando as metas de cobertura e atendimento com os serviços de água; coleta e tratamento do esgoto doméstico, limpeza urbana, coleta e destinação adequada do lixo urbano e drenagem e destino adequado das águas de chuva”, concluiu o coordenador geral da conferência, Ataliba Júnior.
Ascom – PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário