sábado, 7 de dezembro de 2013

Maranhão 1966, após 47 anos de Oligarquia Sarney, este filme precisa de um final feliz…

Para fechar a semana, deixo trechos da posse do então governador,  José Sarney, pelas lentes do cineasta  Glauber Rocha, “Terra em Transe”, que os maranhenses desejam virar a página.
 
Vale lembrar que, Sarney “tomou” o governo de outro oligarca, Vitorino Freire, que por vários anos manteve o Maranhão sob sua “chibata”…
 

Resumo do filme: 
 
A pedido do então governador eleito e amigo José Sarney (então com 35 anos), Glauber Rocha produziu um documentário sobre a cerimônia da posse do político em ascensão da UDN/ARENA em 1966, dois anos depois do golpe militar de 1964. A posse de Sarney, em 1966, marcava o início da domínio político de sua família no Maranhão, interrompido somente em 1º de janeiro de 2007, com a posse de Jackson Lago no Palácio dos Leões.
 
Ante o discurso de posse de Sarney e a celebração da multidão com o novo governo, o documentário expõe a miséria da população maranhense. Enquanto Sarney, em um exercício retórico, se comprometia solenemente a acabar com as mazelas do estado, o filme mostrava as mesmas: casas miseráveis, hospitais infectos, vítimas da fome ou da tuberculose. (Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário