O dia de hoje 19 de fevereiro marcou o aniversário de uma personalidade que foi craque fora e dentro de campo. Nesta data, o saudoso Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, o Dr. Sócrates, completaria 60 anos.
Um dos inspiradores da Democracia Corintiana, movimento criado em pleno regime militar e que foi um marco na história do futebol brasileiro, ele também participou da campanha pelas Diretas Já e sempre teve posicionamento político definido, sendo um defensor da luta por um país mais justo.
O craque, imortalizado pelo toque de calcanhar, e que fez parte da lendária seleção brasileira de 1982 morreu em 4 de dezembro de 2011, no mesmo dia que o Corinthians, seu time de coração, sagrou-se campeão brasileiro.
Um apaixonado pelo país, Sócrates sempre defendeu a capacidade do povo brasileiro de virar o jogo contra a exclusão social e nunca escondeu suas preferencias políticas, defendendo o ideário socialistas com veemência e apoiando candidaturas alinhadas às forças progressistas.
Em depoimento sobre o movimento das Diretas Já ele relatou a emoção de ter participado de um momento histórico tão importante para o Brasil e comentou: “Caminhando com dificuldades naquele mar de gente pude, como raras vezes na vida, me sentir muito mais brasileiro. Os rostos eram plenos de esperança e de entusiasmo. A euforia ultrapassava qualquer expectativa que pudesse ter tido.
O grito “Diretas Já” há tanto tempo engasgado em nossas gargantas era a bandeira que representava os que sofreram nas mãos da ditadura e a busca por um caminho mais justo e nosso”, comentou o craque de futebol refinado e que além das quatro linhas somava ao lado dos que desejavam construir um país melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário