domingo, 16 de março de 2014

Sistema penitenciário maranhense registra a sétima morte de detento em 2014

olho da água Sistema penitenciário maranhense registra a  sétima morte de detento em 2014


Três dias depois da governadora Roseana Sarney(PMDB)  afirmar em entrevista a Rádio Mirante AM, de que não há motivo para a imprensa nacional dar tanto destaque aos problemas do sistema penitenciário do Estado, mais uma morte de detento é registrada em cadeias maranhenses, a sétima este ano.

Hoje, informações do relatório divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão relatam que o detento como Djalma de Sousa Teles Junior, de 21 anos, foi encontrado morto na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) do bairro do Olho d’Água, em São Luís.

O relatório informa que  Djalma de Sousa Teles Junior morreu eletrocutado. Dois dias antes de Roseana declara em entrevista em Rádio não entender os motivos de tantas notícias com repercussão em todo o mundo sobre  o sistema penitenciário maranhense, Representantes das organizações não governamentais (ONGs) Justiça Global, Conectas e Sociedade Maranhense de Direitos Humanos fizeram um pronunciamento no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU), denunciando os casos de mortes e de outras violações de direitos humanos ocorridos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Na ocasião foi solicitada pelos representantes das ONG´s a visita do relator especial das Nações Unidas sobre a tortura, Juan Méndez, ao Complexo de Pedrinhas. Na entrevista onde criticou o que considera atenção exagerada da imprensa a questão do sistema penitenciário maranhense, ela disse que não existe superlotação, mas dados da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária divulgados no mês de março pela Agência Brasil informam por exemplo que somente em Pedrinhas havia em janeiro de 2014, um total de 2.196 detentos presos em Pedrinhas, cuja capacidade é 1.770 pessoas.

fonte: maranhão da gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário