Com quatro votos a favor e um contra, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) cassou o mandato do prefeito do município de São Francisco do Brejão, Magnaldo Fernandes ( PSDB), do vice-perfeito e da suplente de vereadora Suzana.
O processo teve como relatora a Desembargadora Alice que foi a única favorável a manutenção do atual prefeito. O desembargador Clodomir se declarou suspeito de ofício.
O destaque foi para o Desembargador Guerreiro Junior, que tinha pedido vistas do processo na última sessão e agora puxou o coro para a cassação do prefeito Magnaldo.
Todo processo foi conduzido pelo jovem advogado Danilo Mohana, que foi inclusive chamado como incompetente por parte do prefeito cassado.
O TRE também autorizou a imediata tomada de posse do segundo colocado no pleito 2012, o mais novo prefeito da cidade, Adão.
Quem teve sorte mais uma vez foi o prefeito do município de Codó, Zito Rolim, que escapou da cassação e vai continuar administrando as despesas da cidade.
O juiz Eulálio Figueiredo que havia pedido vista, depois que dois outros juízes do Tribunal Regional Eleitoral haviam votado pela cassação de Zito e Guilherme Archer, votou na manhã desta quinta-feira (10).
O juiz Eulálio Figueiredo que havia pedido vista, depois que dois outros juízes do Tribunal Regional Eleitoral haviam votado pela cassação de Zito e Guilherme Archer, votou na manhã desta quinta-feira (10).
Figueiredo foi contra a cassação do prefeito e do vice de Codó, alterando o placar para 2 a 1. A votação foi interrompida novamente por causa de outro pedido de vista, em 10 dias o processo deve voltar à pauta novamente.
HOJE OUTRO PREFEITO FOI ABSOLVIDO
O TRE-MA está mostrando que não tá afim de tirar o mandato de ninguém, até agora dos três julgados nenhum foi cassado pelas acusações contidas nos processos. Abaixo, mais um julgado desta quinta-feira (10).
TEXTO ABAIXO É DA ASSCOM TRE-MA:
Julgando recurso interposto em Ação de Investigação Judicial Eleitoral, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão cassou nesta quinta-feira, 10 de julho, por 4 votos contra 1, os diplomas de Magnaldo Fernandes Gonçalves (prefeito), José Osvaldo Farias (vice-prefeito) e Maria Suzana Aderaldo (vereadora) de São Francisco do Brejão por captação ilícita de votos feita através de oferecimento de transporte gratuito a diversos eleitores do município, residentes nas cidades de Brasília (DF), Goiânia (GO) e Anápolis (GO), durante as eleições 2012.
TRE
Nenhum comentário:
Postar um comentário