segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Professor Celso é processado por fazer denúncia falsa na Corregedoria de Justiça contra a promotora de Codó








A promotora de Justiça, Linda Luz Matos Carvalho, titular da promotoria de Codó recebeu o blog para esclarecer sobre a motivação que a levou a abertura de inquérito policial contra o professor Antônio Celso Moreira em resposta à publicação feito pelo Correio Codoense dando conta da ação policial impetrada pela promotora contra o professor por denunciação caluniosa. (RELEIA).
Drª. Linda explicou que, na verdade, o professor não está sendo processado por cobrar um posicionamento do Ministério Público na resolução do crime contra o carroceiro Mauro Mariano, morto durante uma ação da polícia militar em 2012. De acordo com a promotora, o professor foi notificado a comparecer na Promotoria para esclarecer algumas afirmações feitas por ele numa manifestação em que liderava em frente ao Ministério Público.
Segundo a promotora, Celso fez uso de carro de som para denegrir em via pública a imagem do Ministério Público. Ele teria afirmado que em Codó não havia promotor de justiça, que os promotores só trabalhavam terça, quarta e quinta e que tinha promotor que nem vinha na cidade. Sabendo disso, a promotora notificou o professor e outro manifestante para comparecer à Promotoria onde foram alertados de que, se voltassem a promover atos difamatórios contra os promotores poderiam sofrer ação punitiva da justiça.
Professor Celso









Professor celso
Inconformado, o professor foi à Corregedoria de Justiça, em São Luís – MA e acusou Linda Luz de tê-lo ameaçado e usado do poder de autoridade para intimidá-lo. Em razão disso, a Corregedoria abriu sindicância para investigar a conduta da promotora durante a conversa com Celso. Concluído o procedimento, a Corregedoria entendeu que a denúncia não tinha consistência e inocentou a promotora.
Mas o Conselho nacional do Ministério Público, em Brasília não deu o caso por encerrado e abriu outra sindicância para apurar a denúncia e enviou para Codó, três conselheiros do MP, do estado do Mato Grosso e feitas as oitivas com servidores do Ministério Público, a promotora e o professor Celso, também concluiu que a denúncia era falsa e arquivou o processo. Linda Luz disse ao Blog que não esperava outro resultado uma vez que estava tranquila por saber que não havia praticado o crime pelo qual estava sendo acusada e investigada.
Ele sabia que eu não cometi crime de abuso de autoridade. Ele sabia que não ameacei ninguém, sabia que não fiz nada disso. Ele que tinha convicção que estava fazendo coisa errada, mesmo assim ele fez, denunciou e eu respondi a dois procedimentos administrativos. Um aqui na Corregedoria do Maranhão e um no CNMP, tudo por nada“, explicou.
Como ficou provado que o professor Celso havia feito denúncia falsa, a promotora resolveu abrir inquérito policial por denunciação caluniosa, baseada no Artigo 339 do Código Penal. Se condenado, o professor poderá pegar de 02 a 08 anos de Reclusão e multado. A promotora também pretende entrar com ação de indenização por danos morais contra o professor Celso. Drª Linda entende que o professor tomou gosto por desafiar as autoridades de Codó e não irá retroceder em relação a todos os procedimentos contra Celso que lhe couberem na Justiça.
O senhor Celso continua brincando com as autoridades, querendo fazer com que as autoridades fiquem denegridas em troca não sei de que. Eu, pessoalmente, não tenho com ele faço meu trabalho“, disse a promotora.
Fonte Correio Codoense

Nenhum comentário:

Postar um comentário