quarta-feira, 29 de outubro de 2014

PT começa a mostrar ‘as unhas’ aos Sarneys

petistas no governo flavio dino
Berenice Gomes (ao centro, com Márcio Jerry): sarnopetistas, petistas dissidentes, pedetistas e comunistas no mesmo barco
O GI Portal vem avisando da misancene que o PT da Dilma Rousseff (e até do Lula) vem fazendo com o grupo Sarney: no blá-blá-blá tem se mostrado amigo e nos atos e nos fatos tem trabalhadodiuturnamente para acabar definitivamente com esse mesmo grupo há pelo menos quatro anos, desde que a presidente reeleita assumiu o mandato.
Sabendo da natimorta candidatura de Edinho Lobão, a direção nacional do partido vetou a participação dos petistas da banda “sarnopetista” na condição de vice. Autorizou no máximo compor na condição de suplente de Senador de Gastão Vieira, escalando inicialmente o ficha suja e quase morador da carceragem da Polícia Federal, Raimundo Monteiro, claramente para tumultuar a eleição de Vieira.
Isso sem falar de outros fatos relacionados à falta de investimentos no Estado (relembre mais aqui).
Agora, os próprios petistas da banda “sarnopetista” estão assumindo a postura verdadeira contra o grupo Sarney do comando nacional ditatorial petista.  Leia abaixo o que revela o blog do Marco D’Eça:
Membros do grupo que apoiou a candidatura do senador Lobão Filho (PMDB) acham que “não devemfazer oposição a Dino” e pregam que o partido “deve aprovar participação no governo” comunista.
A turma do PT ligada ao comando regional, e que coligou com o PMDB para apoiar a candidatura do senador Lobão Filho já ensaia uma aproximação com o governo Flávio Dino (PCdoB).
Este blog teve acesso a conversas entre membros do chamado “sarnopetismo” em que eles mostram-se claramente abertos a uma participação no governo eleito.
- Eu acho que não devemos fazer oposição ao governo Dino. Chega de tratar o PT como banda A banda B – disse, em conversa em um dos grupos, a ex-coordenadora da campanha da presidente Dilma no Maranhão, Berenice Gomes.
O PT se dividiu nas eleições estaduais. Enquanto o grupo mais alinhado ao governo Roseana Sarney (PMDB) manteve-se coligado com Lobão Filho, os grupos dissidentes foram todos para a campanha de Flávio Dino.
O mesmo ocorreu no governo Jackson Lago (2007/2009).
O partido se coligou oficialmente ao PSB nas eleições de 2006, mas vários deles fizeram campanha para o pedetista e ocuparam espaços no governo, mesmo sem a chancela oficial da legenda.
O episódio envolvendo Jackson também foi lembrado por Berenice Gomes, em outra conversa nos grupos petistas. Ela lembrou que, sem o apoio oficial do PT, os petistas acabaram saindo atirando do governo quando os problemas começaram a aparecer.
A ex-coordenadora de Dilma entende que, agora, a relação deva ser institucional.
- Penso que o PT deve aprovar a participação no governo, pois é melhor para petistas que vão e melhor para o partido (…). A relação tem de ser institucional – orienta a coordenadora.
O pensamento de Berenice Gomes tem apoio de vários petistas da alta cúpula maranhense – e de muitos que têm interesse em ocupar espaços nas secretarias – mas ainda não chegou a ser discutido oficialmente.
O debate se dá apenas em grupos fechados, em redes sociais e aplicativos de internet.
Mas está ganhando corpo…

Do g1portal

Nenhum comentário:

Postar um comentário