quarta-feira, 1 de outubro de 2014

VALEU apena o debate na corrida para o governo do estado do ma

Durante uma hora e 10 minutos os maranhenses puderam ver e ouvir o advogado Luís Pedrosa, o ex-juiz federal Flávio Dino e o empresário Lobão Filho num debate que pouco, a meu ver, contribuiu para indecisos tomarem um rumo ou mesmo tenha adicionado algo aos já decididos.
Jornalista Fábio Wiliam - o mediador
Jornalista Fábio Wiliam – o mediador
Foram, como bem destacou o jornalista Fábio William (TV Globo/Brasília), o mediador, muito comportados.
Isso é bom? depende do ponto de vista de quem analisa.
Lobão Filho
Lobão Filho
Para mim, por exemplo, faltou a briga de propostas (qual  a melhor), o choque de ideais. Tudo ficou em cima da ligação de Lobão Filho com o atual Governo do Estado e com a distância dele por parte de Dino.
Luís Pedrosa
Luís Pedrosa
O único momento interessante girou em torno do tema CORRUPÇÃO. Óbvio que também não nos acrescentou absolutamente nada, mas, ao menos, acordou os mais de 4 milhões de telespectadores da TV Mirante que assistiam já cambaleando de sono a troca de perguntas doces e afáveis, em sua maioria, com respostas evasivas.
QUEM VENCEU?
Se eu tivesse que escolher um vencedor deste debate, e já o estou fazendo, escolheria o Pedrosa, e justifico.
O fato de não ter ligações com qualquer dos dois grandes  grupos lhe dá uma liberdade que agrega credibilidade à sua fala. O mesmo não se pode dizer de Lobão e Dino.
Flávio Dino
Flávio Dino
Os dois maiores falam de coisas que iludem eleitores desavisados, mas que, na prática, nenhum sequer sabe se, realmente, são possíveis de serem transformadas em realidade.
Dino quer dobrar o número de policiais sem conhecer, pelo que ficou evidente, o impacto orçamentário que isso trará as contas do Estado, Lobão Filho quer implodir Pedrinhas e erguer um centro de treinamento educacional no local sem dizer para onde vai aquele bando de ladrão, estupradores e assaltantes num Estado onde falta penitenciária pra bandidos.
Pelo visto, o máximo que ambos devem conhecer do que prometem ou sonham são bases estatísticas  preparadas para subsidiar  retóricas populistas, daquelas que nos fazem abrir a boca e dizer – poxa, é isso mesmo, esse é  o cara.
Difícil dizer se Pedrosa conseguiria, realmente, por em prática seus projetos, pois sofre do mesmo mal acima citado contra os representantes do PCdoB e do PMDB, mas que tem mais poder para prometer, isso ele tem.
FALTA DOS DEMAIS
SENTI FALTA dos demais candidatos. Saulo Arcangeli, por exemplo, é sempre bem-vindo nestes debates.
Fala com alma de gente que conhece o que é nascer no meu Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário