Numa ação nunca antes registrada dentro do município de Codó, o diretor do Procon MA, Duarte Junior, reuniu uma equipe de fiscalização e foi direto para nossas agências bancárias. Nossa reportagem acompanhou o trabalho nas agências do ITAÚ e BRADESCO.
Ao entrar na Afonso Pena, de cara, deparou-se com uma fila enorme do lado de fora debaixo de um sol nada agradável. Imediatamente Duarte desceu da caminhonete, como se estivesse surpreso e estimulado a combater aquilo que presenciava.
Foi direto conversas com as pessoas, ouviu um idoso (seu Lourival Medeiros Borba, de 68 anos, que estava há mais de 30 minutos em pé na fila) e também outros clientes. Entrou e passou alguns minutos ouvindo a gerência do Itaú, a respeito.
CALAMIDADE
Depois disso partiu para a agência Bradesco. Quando entrou a primeira coisa que disse foi ‘isso aqui é desumano’, repetindo isso para funcionários da agência à sua volta. O gerente que se apresentou repeliu a presença da imprensa e pediu para que nada fosse filmado dentro do Bradesco.
Quando Duarte Junior pôde conversar com os repórteres detalhou problemas encontrados nestas agências e tachou a situação vivenciada pelos codoenses de CALAMITOSA.
“Falta de portas giratórias, não há separação do local onde há o atendimento para o local onde há espera, gerando uma maior insegurança ao consumidor e também ao bancário, há também uma falta de condições de higiene, um só banco para atender homens e mulheres, pessoas com deficiência, então de fato a situação aqui é calamitosa”, afirmou com ar de pesar
O QUE SERÁ FEITO?
Perguntei sobre que providência, imediatas, seriam tomadas sobre as agências. Se seriam apenas notificadas? O diretor afirmou que não apenas notificadas, mas penalizadas na forma da lei.
“Nós vamos aplicar já as sanções , nesse momento nós lavramos autos de infrações e as sanções podem variar desde multas até o fechamento da instituição financeira”, concluiu
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