sábado, 16 de maio de 2015

32 presos beneficiados por liberação da justiça não retornam e estão foragidos

MA - SÃO LUÍS/VIOLÊNCIA - CIDADES - Detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, no     Maranhão, nesta segunda-feira. Uma comitiva de senadores da     Comissão de Direitos Humanos fez, nesta segunda-feira, 13, uma visita     à Penitenciária com o objetivo de verificar a situação do presídio e as     condições dos presos. Os senadores permaneceram três horas no     presídio.     13/01/2014 - Foto: MÁRCIO FERNANDES/ESTADÃO CONTEÚDO
Como já era previsto, a tão contestada liberação de detentos condenados através de indultos do dia das mães, dos 262 internos beneficiados em São Luís, 32 não retornaram as unidades do sistema prisional do Maranhão, segundo informou a Secretaria de Administração Penitenciaria (SEJAP), porém, não foi divulgados os nomes dos foragidos, nem mesmo as cidades onde estão registrados seus endereços.
A saída temporária tem duração de sete dias. O não retorno do interno no prazo definido pela Justiça implica em falta grave e regressão de regime.  O benefício é concedido pela Justiça a presos que cumprem pena no regime semiaberto, apresentam bom comportamento e que já tenham cumprido pelo menos um quarto da pena.
NOTA
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap) informa:
1. Dos 256 apenados que foram beneficiados com a saída temporária do Dia das Mães, 32 não retornaram às unidades prisionais de São Luís e de Paço do Lumiar.
2. O índice de não retorno foi de 12,5%, bem inferior ao das saídas temporárias de Semana Santa e de Fim de Ano. Na primeira, o não retorno foi de 22%; na segunda, de 19%.
3. O índice de não retorno da saída do Dia das Mães é ligeiramente superior ao registrado no ano passado (10,3%), quando dos 213 internos beneficiados, 22 não voltaram aos presídios.
4. A Sejap informa ainda que encaminhou relatório sobre o não retorno da saída temporária do Dia das Mães para as duas Varas de Execução Penal de São Luís.

Parte do texto: g1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário