No fim de semana passado, um grupo de pessoas que mora na localidade Axixá, na zona rural de Codó, foi surpreendido com a retirada de uma panela gigante que havia na comunidade. Depois disso, o grupo foi até a Delegacia Regional de Codó registrar um boletim de ocorrência, pois querem a panela de volta.
ENTENDA A HISTÓRIA.
A panela gigante foi encontrada no ano de 2006 por moradores da comunidade Axixá. Os moradores acreditam que a panela era utilizada para fazer comida para os escravos que trabalharam na região no passado. E depois de terem encontrado a panela gigante, os moradores passaram a ter o objeto como uma relíquia na comunidade. O artefato foi colocado em terreiro de uma das residências da comunidade.
REVOLTA DOS MORADORES
Os moradores da comunidade Axixá não estão nada satisfeitos com a atitude do Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Codó, Ribamar Amorim. Eles alegam que foram desrespeitados pelo Instituto e que não foram avisados sobre a retirada da panela gigante. “Nós queremos nossa panela de volta e é por isso que estamos aqui na delegacia. Nós somos representantes legítimos da comunidade e aquela panela faz parte de nossa história” revelou Luis Alves Ferreira morador do Axixá.
O QUE DISSE O PRESIDENTE DO INSTITUTO RIBAMAR AMORIM
Em conversa com o Blog do de Sá, o presidente disse o seguinte: “Nós não vamos dar entrevista. Vamos deixar acalmar essa história e depois falamos sobre isso. É isso que eles querem que nós façamos, ficamos falando sobre esse assunto. A panela está em oficina para ser restaurada, porque eles quebraram a panela toda” finalizou Ribamar Amorim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário