O secretário de Cultura de Igualdade Racial, Augusto Serra, foi ‘desligado’ do quadro social do Instituto Histórico e Geográfico do Codó, do qual era sócio efetivo há vários anos (já que o IHGC é de 2003) em reunião realizada na noite de 5 de junho de 2015.
Em entrevista à TV Palmeira do Norte, Augusto revelou o que, em seu entendimento, foi o que motivou sua exclusão.
Disse que teria sido por motivos pessoais do atual presidente, o jornalista Ribamar Amorim, reeleito recentemente.
Tudo teria começado na reeleição de Amorim, quando Augusto disse que se retirou da comissão eleitoral, depois a animosidade entre ambos teria se acirrado ainda mais quando do episódio da Panela do Axixá porque Francialdo Oliveira, diretor de um dos departamentos da Secretaria Municipal comandada por Augusto, teria ido à comunidade defender os moradores.
Na noite anterior à sua exclusão, Serra também ‘peitou’ Ribamar no momento em que uma Caravana Cultural de São Luís se apresentava no espaço aberto do Instituto. Um novo desentendimento ocorreu.
SOBRE A PANELA
Após sua expulsão, Augusto disse, pela primeira vez publicamente, o que pensa a respeito da forma como a PANELA DO AXIXÁ foi retirada dos moradores.
“Não estamos aqui entrando no mérito de se o Instituto Geográfico tinha direito ou não em ter a sua panela nas sua instalação, esse caldeirão ou esse tacho como ele diz, mas o que está aqui colocado é que a forma truculenta como foi retirado e eu até então não tinha me manifestado e relação à isso por questão de ética, por ser membro do Instituto Histórico e Geográfico, embora sendo secretário de Cultura do Município de Codó eu achei que eu deveria ter muita ponderação, muito cuidado naquilo que eu fosse falar, mas a partir do momento que fui excluído eu tenho direito aqui de me posicionar – eu sou contrário à forma como foi retirada e sou contrário á forma com que o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Codó vem conduzindo o Instituto, ele está afastando os membros, a maioria absoluta já não vão mais lá porque não suportam estar lá”, afirmou na TV
SÓ 5 VOTOS TIRARAM AUGUSTO
Foi explicado que apenas 5 pessoas votaram a favor da exclusão, os outros 4 sócios presentes na reunião, segundo o excluído convocada por facebook quando o estatuto requer por edital, não puderam votar porque, por regra interna, não estavam quites com a entidade (devendo mensalidades). A exceção desses quatro outros presentes seria o próprio Augusto que estava quite até outubro de 2015, mas também foi impedido de votar.
O excluído, na entrevista exibida no programa comandando pelo apresentador Veridiano Sousa disse que a maioria dos membros está afastada do Instituto por não concordarem com a forma como ele vem sendo presidido.
“Ali está se tornando, na verdade, um espaço de dono, ao contrário do que deveria ser – um espaço público para pesquisa, para estudo, para acolhimento das pessoas em suas instalações, então isso é o que está acontecendo, como eu não comungo com isso, veio aí a proposta de exclusão do meu nome”, afirmou
CONTRA FRANCISCO MACHADO
Augusto Serra também foi duro ao se referir à um de seus ex-confrades, o advogado Francisco Machado, atual presidente da subseção Codó da Ordem do Advogados do Brasil, à quem identificou como sendo o orientador jurídico de Ribamar.
PALAVRAS DO PRESIDENTE RIBAMAR
Nós ouvimos o presidente Ribamar Amorim a respeito. Disse que não tinha conhecimento do teor da entrevista concedida à Palmeira do Norte, mas que, independente disso, não gostaria de responder qualquer coisa à Augusto.
Amorim se reservou em razão de que existe um artigo no Estatuto que proíbe que sócios do Instituto polemizem na imprensa qualquer assunto. Na opinião do presidente, Augusto Serra não deveria ter levado sua exclusão à público de forma a expor a imagem do IHGC.
PALAVRAS DE FRANCISCO MACHADO
Nós também ouvimos o advogado Francisco Machado, sócio efetivo do IHGC, citado por Augusto Serra como orientador de Ribamar.
Na mesma linha do presidente, preferiu não polemizar citando que o assunto, de cunho interno do Instituto, deveria ser sigiloso.
“Pelo fato desse assunto, que era pra ser até um pouco sigiloso, mas ele veio a falar, eu prefiro não me manifestar, entendeu?”, encerrou
Fonte Acélio
Nenhum comentário:
Postar um comentário