Ferdinando Rocha
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
Dia 5 de junho, um dia especial para os moradores da rua Pernambuco, bairro São Francisco.
Uma homenagem da Prefeitura de Codó ao dia do Meio Ambiente. Pés de Eucalipto na praça da Igreja de São Francisco.
OUTRO DETALHE IMPORTANTE
Poderíamos hoje estar comemorando, por exemplo, o fim do lixão, visto que, a determinação do Governo Federal tem por base a Lei nº 12.305, sancionada em 2010, pela presidente Dilma Rousseff, que estabelece que as prefeituras deveriam concluir até 2 de agosto de 2014 a destinação para o lixo sem possibilidade de reaproveitamento.
No Maranhão, dos 217 municípios, apenas 20% cumpriram a determinação de extinguir os chamados lixões a céu aberto, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).
Codó não está nesta lista. Pior que não ter acabado é criar vários outros em pontos distintos no centro da cidade.
Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.
O município de Codó é um dos poucos no estado que tem uma secretaria especializada a defender as causas ambientais. Certa vez ouvi uma pessoa influente no governo dizer, “a secretaria de meio ambiente em Codó tem é poder”. Pois falta compromisso!
Temos um rio importantíssimo, o único genuinamente maranhense que sofre agressões diárias aos olhos de todos, degradação de mata ciliar, retirada de areia, despejo de esgoto e promessas enfadonhas:
………………………………………………………………………………………………………..
O secretário do Meio Ambiente, anunciou ontem (21) em entrevista ao repórter Marco Silva (TV Palmeira do Norte) que fará uma desobstrução do leio do rio Itapecuru na área conhecida como suou, banhou…..
Até hoje, véspera do dia do meio ambiente, nada foi feito, nem o tal paliativo, que de nada serviria.
30, JANEIRO, 2015
Na última terça-feira, o secretário de Meio Ambiente de Codó, foi recebido pelo secretário estadual do Meio Ambiente, o também codoense Marcelo Coelho, e por seu adjunto Rosendo Junior (da Receita Estadual).
…………………………………………………………………………………………………………
Agora eu pergunto, ….”E?
É vergonhoso ver Códo com ilustres representantes ter somente DEGRADAÇÃO AMBIENTAL para comemorar no dia 5 de junho.
Códó tem a honra de possuir uma Unidade de Conservação,RPPN Fazenda Pantanal, algo de importância imensurável para o meio ambiente de nossa cidade, que não é aproveitada pra nada pela secretaria de Meio Ambiente, temos uma lagoa urbana, a lagoa da Trizidela que só recebe descaso, esgoto, e até uma ponte concretizada sobre ela.
VOU RESPONDER O QUE CODÓ TEM PARA COMEMORAR NO DIA 5 DE JUNHO:
VERGONHA! VERGONHA EM VER TAMANHO DESCASO COM O MEIO AMBIENTE.
Profª Emannuelle Rocha de Magalhães Moreira
Bióloga/Gestora Ambiental/Téc.Controle Ambiental / Com alteração de texto blog do adalberto miranda
Nenhum comentário:
Postar um comentário