domingo, 3 de setembro de 2017

Em nenhum país do mundo Temer teria permanecido no cargo, diz Joaquim Barbosa !

O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa afirmou que o país foi “sequestrado por um bando de políticos inescrupulosos” e que “nenhum país do mundo” Temer teria permanecido no cargo após ter sido acusado de praticar crimes graves.
“Nosso país foi sequestrado por um bando de políticos inescrupulosos que reduziram nossas instituições a frangalhos. Em nenhum país do mundo um chefe de governo permaneceria um dia sequer no cargo depois de acusações tão graves quanto aquelas que foram feitas contra Temer. O Brasil entrou numa fase de instabilidade crônica, da qual talvez só saia em 2018 [com as eleições]”, afirmou em entrevista ao jornal “Valor Econômico”, publicada nesta sexta-feira (1º).
As declarações foram dadas no momento de forte expectativa quanto uma possível nova denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) contra Temer. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, havia denunciado Temer por corrupção passiva, mas a Câmara dos Deputados rejeitou no começo de agosto que uma investigação fosse aberta contra ele durante o exercício do cargo. Foi a primeira vez que um presidente brasileiro em pleno exercício do poder foi acusado formalmente de ter cometido crimes de tipo penal.
Na entrevista, Joaquim Barbosa voltou a criticar o impeachment que tirou a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) do poder, e que essa semana completou um ano. Segundo ele, o processo foi “controverso e patético”.
“Eles instauraram no Brasil a ordem jurídica deles, e não a das nossas instituições. O Brasil teve um processo de impeachment controverso e patético e o mundo inteiro assistiu. A sequência daquele impeachment é o que estamos vendo hoje. Não há parâmetro de comparação entre a gravidade dos fatos. Michel Temer deveria ter tido a honradez de deixar a Presidência”, criticou.
Joaquim Barbosa disse ainda que essa “balbúrdia institucional que se instalou no Brasil” manchou a imagem do país internacionalmente e é a razão de o país ter sido ignorado por líderes que recentemente passaram pela América do Sul. como os primeiros-ministros alemão, canadense e israelense, Angela Merkel, Justin Trudeau e Benjamin Netanyahu.
“O Brasil passa por um retrocesso institucional que se reflete em sua imagem externa. É um país incontornável, mas que está impedido de exercer seu papel internacional por força da conjuntura triste pela qual passamos”, disse.
Por Redação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário