domingo, 7 de janeiro de 2018

Senado: Opção de Flávio Dino pode gerar crise e enfraquecer seu projeto de reeleição !

Blog do Gláucio Ericeira
De férias das suas funções até o próximo dia 09, o governador Flávio Dino (PC do B) escolheu o mês de março para bater o martelo e definir o segundo nome que representará o seu grupo político na disputa pelo Senado.
Ocorre que a demora de Dino em definir a chapa senatorial pode lhe causar uma grande dor de cabeça aliada a uma crise política que pode prejudicar, e muito, o seu projeto de reeleição.
Disputam a indicação para figurar como segundo nome os deputados federais José Reinaldo Tavares (sem partido), Eliziane Gama (PPS) e Waldir Maranhão (Avante).
Correndo por fora, aparece o petista e ex-secretário estadual de Esporte, Márcio Jardim.
O ex-governador e Eliziane são os que aparecem melhor posicionados na maioria das pesquisas de intenção de voto divulgadas até o momento.
No entanto, Zé Reinaldo possui um perfil totalmente diferente dos demais concorrentes.
É nula a chance de Eliziane e Maranhão, caso sejam preteridos, manterem seus projetos de chegar à Câmara Alta por um outro grupo político. Ambos deixam isso claro, uma vez que, até o momento, não deram nenhuma declaração neste sentido.
O mesmo acontece com Jardim que, caso não consiga se viabilizar, não romperá em hipótese alguma com o governador, assim como o seu PT, cuja ala ligada ao presidente estadual, Augusto Lobato, está alojada com cargos na gestão de Dino.
Ontem, durante a posse do deputado Othelino Neto (PC do B) na presidência da Assembleia Legislativa, Zé Reinaldo voltou a confirmar que será candidato ao Senado com ou sem o apoio do governador.
Inclusive, fez questão de agradecer aos acenos dados pelo senador Roberto Rocha e o seu PSDB no sentido de bancarem sua candidatura.
PSDB e DEM, partido ao qual o ex-governador irá se filiar em fevereiro, caminham para um entendimento a nível nacional, situação que deixará o caminho aberto para Zé Reinaldo disputar o pleito pelo grupo de Rocha, que é pré-candidato ao governo e inimigo de Dino.
Sem querer desmerecer o potencial de Eliziane, Waldir e Márcio, mas Zé Reinaldo é, de longe, o que detém o maior lastro político e eleitoral entre os postulantes à vaga.
Além de ser conhecido em todo Maranhão, conta com o apoio massivo do movimento municipalista, formado por prefeitos e prefeitas.
Caso não seja o escolhido de Flávio Dino, Zé Reinaldo será candidato ao Senado.
E tal situação pode enfraquecer o trabalho político que o comunista executa para tentar renovar o mandato; além de gerar uma crise sem precedentes dentro do seu próprio grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário