domingo, 29 de abril de 2018

Após 30 anos de espera, agricultores familiares recebem título coletivo de terra durante Agritec Cerrado Sul !


Uma espera de décadas terminou na ultima quarta-feira, 25, com muita festa e alegria para os agricultores e agricultoras da Associação dos Moradores do Povoado Mosquito, localizado no município de Pastos Bons, durante a AGRITEC Cerrado Sul, realizada em São Raimundo das Mangabeiras, Cerrado Sul do Maranhão.


Seu Pedro Silva Reis, presidente da associação, é um dos beneficiários e fala deste momento com profunda alegria e admiração ao Governo do Estado pelo rápido atendimento. “Hoje a gente sai desta Feira com o título de posse tão sonhado em nossas mãos. Agora podemos plantar, colher e desenvolver nossa produção em uma terra nossa, disse emocionado o agricultor.

Para o presidente do ITERMA, Raimundo Lídio, contribuir com a regularização fundiária de diversas comunidades da região sul do Maranhão é extremamente gratificante.

"Os agricultores e agricultoras familiares do povoado Mosquito, de Pastos Bons já lutavam há mais de 30 anos e o ITERMA dentro de um mês trabalhando no processo conseguiu dá uma resposta rápida a essa comunidade que sofria há tanto tempo. Hoje, eles saem daqui confiando no governo Flávio Dino e felizes com essa conquista," disse Raimundo Lídio.

A Prefeita de Pastos Bons, Iriane Gonçalo ressaltou a importância do título coletivo de terra, afirmando, “que neste momento muitos agricultores estão realizando um sonho quase impossível. Com o título de posse eles poderão ter acesso às políticas públicas de desenvolvimento de suas produções, fortalecendo a economia local. Participar da entrega deste título é uma honra, disse a prefeita.

Dona Maria Rita, agricultora de 56 anos, fala deste dia, como o mais importante de sua vida. “A pessoa precisa do título para ter melhores condições de trabalho e segurança. O título definitivo é a garantia para conseguir recursos junto ao Governo. É uma satisfação, foram muitos anos esperando este momento”, comemora a agricultora.

Agritec Cerrado Sul A Feira de Agricultura Familiar e Agro tecnologia do Maranhão (Agritec) é uma realização do Governo do Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar (SAF, AGERP e ITERMA), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cocais), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), os Movimentos Sociais (Fetaema, MIQCB, Aconeruq, Fetraf e MST) e a Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras.

A Feira acontece nos dias 24 a 26 de abril objetivando o conhecimento e o acesso às novas tecnologias para o agricultor e agricultora familiar da região. Cursos, oficinas e atividades práticas estão sendo realizados para que os agricultores rurais desenvolvam suas produções, fortalecendo a agricultura familiar do Estado.

Vários serviços estão disponibilizados aos visitantes da Feira, como: a emissão de documentos pessoais (RG e CPF), Cadastro Ambiental Rural (CAR), atendimento de várias secretarias de Estado, dentre outros serviços.


Fonte: ITERMA
Texto e foto: Denise Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário