terça-feira, 3 de abril de 2018

Deputado Cesar Pires critica obrigatoriedade uso de placas do Mercosul em veículos brasileiros !

O deputado César Pires criticou, na tribuna da Assembleia Legislativa, a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que obrigará todos os veículos brasileiros a usarem as placas do Mercosul. O parlamentar apresentará uma moção de repúdio contra a medida, por considera-la abusiva da forma como está sendo adotada.
No mês de março, o Contran aprovou a Resolução 729, que trata da obrigatoriedade do uso das placas do Mercosul. Além do gasto para os proprietários de veículos, César Pires criticou também o fato de que há apenas uma empresa credenciada para produzir essas placas com chips contendo todas as informações dos veículos, o que elevará o custo.
“No Maranhão, 1 milhão e seiscentos mil veículos entre motos e carros deverão cumprir essa determinação, gerando para o Detran uma arrecadação de R$ 18 milhões. Para onde vai todo esses dinheiro? Porque não aguardar que outras empresas se habilitem a prestar esse serviço, barateando o custo?”, indagou César Pires. “Membro do Contran, o maranhense Francisco Soares chegou a pedir vistas do processo, o que foi negado pelo Conselho”, acrescentou o deputado.
Lembrando o que ocorreu com os kits de saúde e os extintores, que geraram gastos e multas desnecessários para os proprietários de veículos, César Pires disse que a obrigatoriedade de uso das placas do Mercosul é extremamente importante por possibilitar maior fiscalização no trânsito, mas não pode ser imposta de forma açodada e com alto custo para a população.
Recentemente o ministro das Cidades revogou o aumento exagerado da taxa de renovação da CNH. Os reclames feitos por inúmeros municípios e estados chegaram à Câmara Federal, porque ali já se estudava a possibilidade de um decreto legislativo para anular a decisão do Contran, que busca arrecadar recursos a todo custo, sacrificando a população brasileira”, exemplificou César Pires.
Ao afirmar que apresentará uma moção de repúdio contra a resolução do Contran, César Pires disse que a Assembleia Legislativa do Maranhão deve se manifestar em defesa da população, a exemplo de outros estados e da Câmara Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário