sábado, 14 de abril de 2018

Prefeitura de Codó e Embrapa realizam curso de treinamento para manejo da cultura do arroz !

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca, em parceria com a Embrapa está realizando o curso ‘Treinamento em Manejo da Cultura do Arroz, que será realizado no dias 13, 14 e 15 de abril, no Centro de Artes e Esportes Unificado CEU, no bairro São Francisco.
O curso tem por objetivo Capacitar técnicos que atuam na extensão rural e na assistência técnica aos produtores rurais na área de manejo da cultura do arroz de terras altas no Maranhão. As palestras dos cursos são ministradas pelos Adriano Nascente, Mabio Lacerda, José Alexandre Barrigossi e Cristina de Filippi, todos da Embrapa Arroz e Feijão, e ainda pelo analista da Embrapa Cocais Carlos Santiago.
Programação
No primeiro dia do evento, (13/04), o curso foi aberto pelo secretário municipal de agricultura, Araújo Neto. O pesquisador e líder do projeto, Adriano Nascente, ministrou palestra para apresentar as ações previstas no âmbito da parceria com a Nova Zelândia para os técnicos de Codó, que serão multiplicadores do treinamento para os produtores da agricultura familiar.
Essa ação faz parte do projeto Validação e divulgação de tecnologias sustentáveis para o desenvolvimento do arroz de terras altas em comunidades familiares no Maranhão, financiado pela Embaixada da Nova Zelândia, cujo objetivo é proporcionar aumento da produtividade de grãos e melhorar a qualidade do arroz produzido pelos agricultores familiares no estado por meio da divulgação e validação de tecnologias sustentáveis de cultivo”, explicou o secretário Araújo Neto.
Em seguida, foi ministrada palestra sobre “Características do arroz no Brasil e no Mundo” pelo pesquisador Mabio Lacerda, e, depois, nova palestra por Nascente sobre “Fisiologia e ecofisiologia do arroz”, seguida pela da pesquisadora Cristina de Filippi sobre “Doenças da cultura do arroz”. Os trabalhos do dia foram encerrados pelo pesquisador Jose Alexandre, que falou sobre as “Pragas da cultura”.
No sábado (14/04), serão ministradas as palestras “Manejo de plantas daninhas”, por Mabio Lacerda, “Manejo da adubação”, por Nascente, e “Transferência de tecnologia e cultivares de arroz”, por Carlos Santiago. No domingo, dia 15, os especialistas da Embrapa visitam a Unidade Demonstrativa de Arroz para realização de aula prática a técnicos participantes do curso e produtores convidados.
Ascom – PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário