sábado, 5 de maio de 2018

Em Codó, moradores de Santo Antônio dos Pretos são atendidos durante Caravana Maranhão Quilombola !

O Governo do Estado levou, nesta quinta-feira (3), atendimentos em saúde ao quilombo de Santo Antônio dos Pretos, em Codó. A ação é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria de Estado de Igualdade Racial (SEIR).
Os moradores quilombo de Santo Antônio dos Pretos e adjacências foram avaliados por equipes médicas e de enfermagem, além da realização de exames, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite, educação em saúde bucal, imunização e entrega de medicação com a equipe da Farmácia Viva. A população aproveitou ainda para tirar dúvidas com as equipes técnicas da SES sobre as doenças prevalentes e falciformes na população negra.
Deusimar da Silva, de 52 anos, saiu do povoado Pau Vermelho, em Codó, para aproveitar os serviços de saúde e levar os netos para consultar. “Gostei muito. Aqui consegui os atendimentos que eu estava precisando para os meus netos. Eles ainda ganharam kits de higiene bucal também. Foi muito bom”, afirmou.
Emília Moreira, de 56 anos, que é engajada na luta pelos direitos das comunidades quilombolas daquela região, aproveitou para incentivar e também realizar uma avaliação de saúde. “A parte da saúde também foi muito satisfatória, porque a gente pode consultar com bons médicos, fazer os exames, todo mundo está gostando”, disse.
A chefe do departamento de Educação em Saúde da SES, Claudiana Cordeiro, destaca a importância da ação. “A Caravana Maranhão Quilombola leva um conjunto de ações para o interior dos municípios, de forma que estas atividades possibilitam o desenvolvimento dos quilombos, ampliando o acesso a serviços básicos de saúde para melhorar o IDH e a qualidade de vida do povo maranhense”, disse Claudiana Cordeiro.
Para o secretário de Estado de Igualdade Racial (SEIR), Gerson Pinheiro, a parceria com a SES possibilita uma atenção especial na prevenção e cuidado das doenças mais prevalentes entre a população negra. “Em um estado em que a maioria da população é negra e especialmente aqui, onde mais de 90% da população de Santo Antônio dos Pretos é de quilombo, é de extrema importância e necessidade que sejam desenvolvidas ações que pensem a saúde integral dessas pessoas, possibilitando que elas tenham mais qualidade de vida e acesso à saúde”,explicou.
Programa Maranhão Quilombola
O Programa Maranhão Quilombola tem suas ações pautadas na implementação de estratégias e ações que garantam melhores condições de vida à população quilombola. Suas ações são executadas através de parcerias entre a SEIR e as secretarias e órgão do governo estadual, com os demais entes federados e/ou a iniciativa privada.
O programa realiza ações em municípios com comunidades quilombolas e se organiza a partir dos quatro eixos norteadores da Agenda Social Quilombola: acesso à terra; infraestrutura e qualidade de vida; desenvolvimento local e inclusão produtiva; direito e cidadania, realizando ações em municípios com comunidades quilombolas.
Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário