terça-feira, 2 de outubro de 2018

Mutirão da Catarata realizará centenas de cirurgias essa semana no HGM de Codó !

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, Hospital da Visão e o Ministério da Saúde, estará realizando esta semana, no Hospital Geral Municipal, o Mutirão de Catarata. Na manhã de segunda-feira (1), as equipes do Hospital da Visão, da Secretaria Municipal de Saúde e do HGM aguardavam os pacientes para dar início ao preenchimento do cadastro e as avaliações médicas.
Após a triagem, que identifica se o paciente sofre de catarata, os assistidos já aguardavam para a realização da cirurgia. De acordo com o médico, Dr. Marcos Coitinho, cerca de 300 atendimentos são esperados para os dias de mutirão. “Contamos com médicos especialistas e uma equipe de profissionais do Hospital da Visão de São Luís. Pedimos que as pessoas levem ao hospital a cópia e original da carteira de identidade e do Cartão do SUS. Esperamos ter a cada dia entre 100 e 150 atendimentos. Os pacientes farão o cadastro, irão fazer os exames pré-operatórios”,explicou.
O prefeito Nagib visitou o HGM no primeiro dia de mutirão, assistiu os atendimentos e conversou com pacientes. “Esta doença prejudica a visão de muitas pessoas, não é um tratamento barato e em Codó nos temos uma demanda muito grande. Por isso solicitei junto ao governo do estado para realizarmos esta grande parceria e atender a parcela da população que mais precisa. Com o mutirão vamos levar o diagnóstico e cirurgia para as pessoas, sem que elas tenham que se deslocar até São Luís, recebendo a assistência aqui mesmo em nossa cidade. temos o maior hospital da região e temos que trazer ações aqui”, explicou o prefeito Nagib.
Para o prefeito, o serviço ajuda muito a parcela da população que necessita do atendimento e não teria recursos para realizá-lo. “É um programa de fundamental importância, pois realiza uma assistência a um grande número de pessoas que esperam para a cirurgia. O cidadão enxergando bem consegue ter mobilidade e independência nas suas atividades diárias, o que significa grande ganho para a saúde da população, sobretudo os idosos. Essa ação da prefeitura de Codó, em parceria com o governo do estado, oferece atendimento especializado ao cidadão, que pode ter a sua saúde visual restabelecida e, com isso, melhorar a qualidade de vida”, concluiu.
Ascom – PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário