sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Conheça Elda Maria, única estudante maranhense a tirar nota 1.000 na redação do Enem 2019

Elda foi a única maranhense a tirar nota máxima na redação; Enem 2019: 60% das redações com nota mil foram escritas por mulheres; região Sudeste e Nordeste têm 83% das notas 1.000.

Elda Maria Alves, estudante maranhense moradora do bairro Cidade Operária em São Luís, de apenas 25 anos, conquistou a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira (17).
Conforme os dados, em todo o país, apenas 53 pessoas alcançaram a nota mais desejada na redação do Enem. Desse total, a maioria (32 candidatas) é do sexo feminino. As idades dos participantes nota 1000 variam entre 16 e 28 anos, e eles são de 15 estados e do Distrito Federal.
Pelo seu perfl no Instagram, Elda fez uma espécie de desabafo após conferir o resultado. “Como eu não fiz cursinho e nem estudei em escola ‘boa’ não tem ninguém pra pagar jornal nenhum pra dizer que eu também tirei a máxima. Apenas um jovem tirou máxima no Maranhão.” Escreveu a estudante.
As redações com nota máxima são de estados do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. O estado com maior número de autores nota 1000 foi Minas Gerais, com 13 pontuações máximas.
Além do Maranhão, também há estudantes nota mil na Bahia; Minas, Ceará; Distrito Federal; Goiás; Alagoas, Mato Grosso do Sul; Paraíba; Pará; Pernambuco; Piauí; Rio Grande do Norte; Rio de Janeiro e São Paulo.
O tema desta edição da redação do Enem foi Democratização do acesso ao cinema no Brasil. O texto deveria ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvido a partir da situação-problema proposta e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores.
Domingos Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário