sábado, 1 de fevereiro de 2020

PF combate fraudes previdenciárias no Amapá



A Polícia Federal iniciou, na última quinta-feira (30/1), a Operação Centimanos* para desarticular organização criminosa especializada em fraudes à Previdência Social, no Estado do Amapá. A ação decorreu de trabalho em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF).

Foram cumpridos um mandado de prisão temporária e um mandado de busca e apreensão em Macapá (AP), em desfavor de pessoa suspeita de arregimentar clientes para organização criminosa.

A operação é um desdobramento da Operação Ex Tunc, iniciada em 2016, que apura a existência de uma organização criminosa composta, inclusive, por servidores públicos, voltada para a realização de diversas fraudes no âmbito da execução penal de custodiados do Instituto de Administração Penitenciaria do Amapá (Iaoen), sobretudo para obtenção de benefícios indevidos de auxílio-reclusão no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

O prejuízo estimado causado ao erário, de acordo com o conjunto das investigações, é de R$ 38 milhões.

Os investigados poderão responder, na medida das suas responsabilidades, pelos crimes de estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa, violação de sigilo funcional, favorecimento real e organização criminosa, e, se condenados, poderão cumprir pena de até 29 anos e três meses de reclusão.

* Centimanos, na mitologia grega, eram gigantes que possuíam cem mãos e cinquenta braços e, no caso, relaciona-se com as diversas pessoas trazidas para a organização por meio do alvo investigado.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário