sábado, 23 de maio de 2020

Idosa com diabetes vence coronavírus em Parnaíba e diz: "estou voltando com saúde"

Idosa deixou hospital com aplausos da equipe médica
Viralizou em grupos de whatsapp da região de Parnaíba vídeo de uma idosa de 67 anos que venceu o coronavírus. Além da idade avançada, Rita de Cássia Lopes tem diabetes e é do grupo de risco para o Sars-CoV-2. 
Ela deixou o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde ontem (22) e agradeceu a equipe de profissionais que a tratou durante o período em que permaneceu internada. "Estou feliz, vim pra cá doente e estou voltando com saúde, muito bem curada", disse.
Dona Rita estava internada desde o último dia 12 de maio.
Casos de Covid-19 em Parnaíba
O município de Parnaíba está situado 335 quilômetros ao Norte de Teresina. Na cidade há 223 infectados e já registrou seis mortes em decorrência do novo coronavírus. 
Ontem (22) o prefeito da cidade, Mão Santa, descumpriu o decreto de isolamento social e de paralisação das atividades comerciais ao participar da inauguração do Mix Atacarejo, inclusive, recepcionando os clientes na entrada do estabelecimento juntamente com o proprietário Ilson Mateus. Pelo local circularam mais de 4 mil parnaibanos somente ontem.
O que é o COVID-19
COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.
Como se proteger do coronavírus
- Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel;
- Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar;
- Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem;
- Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença.
Sintomas do COVID-19
Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta, diarreia, perda do olfato e paladar. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não desenvolvem sintomas e não se sentem mal.
A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que recebe COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar.
As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves.
Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.
Quem é do grupo de risco
Idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros.
Serviço ao leitor
Baixe aplicativo Monitora Covid 19 através do Play Store ou Appe Store, localizando "Monitora Covid 19". Coloque nome, CPF e endereço no cadastro e você poderá falar com médicos de várias especialidades.
Pelo aplicativo Monitora Covid 19, você também poderá fazer consulta e ser atendido de forma virtual ou, se necessário, presencial qualquer dia da semana e qualquer hora, na rede de saúde publica e privada, em qualquer cidade do Piauí. O serviço funciona 24 horas.
Acesse
Para mais informações sobre a Covid-19 e como enfrentar a doença baixe e acesse link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário