Cursos de pós-graduação em Nutrologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Pediatria, Endocrinologia, Ultrassonografia, entre outras áreas, ampliam as possibilidades de qualificação médica e o acesso da população a atendimentos especializados, desafogando o sistema público.
De acordo com dados da Demografia Médica de 2025, 46,1% dos médicos do Maranhão são generalistas. Para aumentar as possibilidades de qualificação profissional na saúde, a Afya Educação Médica inaugura sua unidade em São Luís, oferecendo programas de pós-graduação.
As primeiras turmas serão de Nutrologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Pediatria, Endocrinologia, Ultrassonografia, e o início das atividades será na próxima sexta-feira (12). Além dela, estão disponíveis outros cursos de pós-graduação: Cardiologia, Geriatria, Ginecologia Ambulatorial, Neurologia, Neuropediatria, Psiquiatria, Psiquiatria da Infância e da Adolescência, entre outros.
As aulas teóricas acontecerão no prédio do Brisamar Hotel e as práticas serão realizadas na Clínica Jara no Champs Mall. A unidade conta com um corpo docente experiente, permitindo que os médicos em formação tenham vivência real de atendimento ambulatorial.
"A abertura da nova unidade da Afya Educação Médica representa um avanço tanto para a formação médica quanto para a comunidade. Além de estarmos ainda mais próximos dos médicos da região, oferecendo infraestrutura de excelência e a mesma qualidade acadêmica já presente em nossas 25 unidades no país, a iniciativa amplia os atendimentos gratuitos à população.
Somente em 2024, realizamos mais de 50 mil consultas em áreas sensíveis e muitas vezes carentes do sistema público, como neuropediatria. Com as novas unidades, esse impacto social será ainda maior", afirma Denis Del Bianco, Vice-Presidente de Educação Médica Continuada da Afya.
*Atendimentos gratuitos à população*
Nos módulos da pós-graduação, os médicos têm a aulas teóricas e práticas em consultórios próprios, modernos e equipados, projetados para proporcionar uma vivência real de atendimento, aliando conforto, boa estrutura e segurança.
Durante a parte prática, os médicos pós-graduandos, com supervisão de professores experientes, realizam atendimentos com pacientes reais, todos de forma gratuita. As consultas, em áreas de alta demanda ou com baixa de especialistas, ajudam a desafogar o sistema público. As primeiras consultas das turmas de Nutrologia, Dermatologia, Gastroenterologia, ocorrem já no próximo sábado, dia 13. Já os atendimentos de Pediatria, Endocrinologia, Ultrassonografia acontecerão a partir de janeiro.
"Com a maior carga horária prática do mercado, nossa proposta é oferecer um ambiente que favoreça a formação médica humanizada e de excelência. Além das atividades em consultórios, vamos promover ações de atendimento voltadas à comunidade, reforçando nosso compromisso com a saúde local. Na Afya, acreditamos que formar bons profissionais vai além da sala de aula. É também transformar o entorno, fortalecer vínculos e criar experiências que mudam vidas", explica Edilaine Marinho, diretora da Afya Educação Médica São Luís.
O modelo de atendimento começa com o agendamento pelo formulário online Cadastro de pacientes Afya Educação Médica São Luís, mas, nos próximos meses, os pacientes deverão ser encaminhados também pelo Sistema Único de Saúde. Para o atendimento desta semana, a unidade pede apenas que os pacientes confirmarmos levem um quilo de alimento não perecível que será doado para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade.
*Sobre a Afya*
A Afya, maior ecossistema de educação e soluções para a prática médica do Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior, 33 delas com cursos de Medicina e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde em todas as regiões do país. São 3.753 vagas de Medicina aprovadas pelo MEC e 3.643 vagas de Medicina em operação, com mais de 24 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da Medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de Medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo "Valor Inovação" (2023) como a mais inovadora do Brasil e "Valor 1000" (2021, 2023, 2024 e 2025) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio "Executivo de Valor" (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa "Liderança com ImPacto", do Pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Mais informações em: www.afya.com.br e ir.afya.com.br.

Nenhum comentário:
Postar um comentário